sexta-feira, 26 de abril de 2019

Partilha 193 - A presença de Deus. (Ex 20 Fim)


      Quando o povo estava diante do monte e viu todo aquele "jogo de luzes" misturado com sons e fumo estonteantes, ficaram com medo e não quiseram aproximar-se mais: 

"Vendo-se o povo diante dos trovões e dos relâmpagos, e do som da trombeta e do monte fumegando, todos tremeram assustados. Ficaram à distância e disseram a Moisés: "Fala tu mesmo conosco, e ouviremos. Mas que Deus não fale conosco, para que não morramos". Moisés disse ao povo: "Não tenham medo! Deus veio prová-los, para que o temor de Deus esteja em vocês e os livre de pecar".
Mas o povo permaneceu à distância, ao passo que Moisés aproximou-se da nuvem escura em que Deus se encontrava. O Senhor disse a Moisés: "Diga o seguinte aos israelitas: Vocês viram por si mesmos que do céu lhes falei: não façam ídolos de prata nem de ouro para me representarem.
"Façam-me um altar de terra e nele sacrifiquem-me os seus holocaustos e as suas ofertas de comunhão, as suas ovelhas e os seus bois. Onde quer que eu faça celebrar o meu nome, virei a vocês e os abençoarei. Se me fizerem um altar de pedras, não o façam com pedras lavradas, porque o uso de ferramentas o profanaria. 
Não subam por degraus ao meu altar, para que nele não seja exposta a sua nudez". Êxodo 20:18-26

     Até aqui Deus fala com Moisés e este transmite ao povo... poderia ser que para eles estar na presença de Deus se torna-se alguma coisa banal! Mas aqui Deus manifesta-se com sons e luzes da natureza e causa medo ao povo. Os Israelitas perceberam a grandeza e o poder de Deus ao mesmo tempo também perceberam a sua pequenez... Moisés lembra o povo que não era para terem medo de Deus mas sim temor!
    Aproximar-se de Deus é realmente isto, reconhecer cada vez mais o Seu poder e ao mesmo tempo a nossa limitação. Quando Deus se revela na nossa vida percebemos o quão pequenas somos, o quão frágeis somos e ao mesmo tempo o grande poder, a grande autoridade de Deus! É majestoso...
    Foi também aqui que o povo percebeu que precisava de um mediador para poder aproximar-se de Deus, neste caso Moisés! Eles sentiram-se indignos e por isso entregaram toda a responsabilidade a Moisés! Nós também não somos dignas de entrar na presença de Deus, mas o nosso mediador é Jesus Cristo, que ao morrer por nós nos deu acesso em Seu nome à presença de Deus. Quando Deus olha para nós, vê Jesus e por isso podemos entrar na presença de Deus. Sem Jesus não teremos jamais acesso a Deus!
    Depois de Deus lembrar que nada que eles façam é parecido com Ele, por isso não deveriam fazer quaisquer imagens para eles adorarem, Deus lhes dá orientação para o primeiro altar onde deveriam prestar-lhe culto. Deus quer que seja um altar simples, sem grande aparato, para que o povo não adorasse mais ao altar do que a Deus. Deus queria que enquanto o povo sacrificava, pensasse apenas em Deus e não se perdesse com a beleza do altar ou a luxuria do lugar, mas que toda a Sua atenção estivesse na beleza da presença de Deus! Não poderiam haver degraus para o grande altar, para que houvesse distinção entre aquele altar a os altares dos deuses das outra nações cheios de escadaria e onde a nudez se tornava ato de adoração! Mas Deus queria que estivessem na Sua presença com temor e pudor...
    Este  principio mantém-se hoje na nossa adoração a Deus, tudo o que importa é a Sua presença, o lugar, as coisas, os ornamentos são apenas isso...coisas...o mais importante é a Sua presença! A presença de Deus preenche qualquer coração, traz beleza a qualquer lugar e ilumina qualquer espaço. É majestoso! Quando adoramos a Deus e entramos através de Jesus na sua presença, deve haver em nossos corações temor, pudor e reverencia, porque Ele é Deus Grande e Soberano e nós somos dependentes dele!
     Ser MaisMulher é reconhecer a soberania de Deus, viver a vida com Jesus Cristo para poder aceder à presença do Pai e adora-lo com reverencia e espanto...de maneira tal que não haja outro lugar que queira estar a não ser na Sua presença.
   

Sem comentários:

Enviar um comentário