sexta-feira, 12 de abril de 2019

Partilha 189 - Nova identidade. (Ex 19)


            Estava a deslizar o dedo pelo feed noticias do Facebook e chamou-me a atenção a quantidade de jogos ou questionários que aparecem, com perguntas do gênero, "Qual a sua maior qualidade?", "Com qual famoso tu és parecida?", "O que os astros dizem de ti?"... e por aí fora, um conjunto de questões, que na verdade estão relacionadas com a identidade da pessoa. Isto para não falar das publicações em geral, que na maioria são apenas pedidos de atenção e de aceitação... e como se ouvíssemos gritar: Por favor ouçam-me e gostem de mim! Não posso tornar isto uma critica, porque é reflexo dos tempos que vivemos, muitos conhecidos, acesso a todo o mundo, opinião acerca de tudo e cada vez mais solidão, ignorância e desequilíbrio! Perca de identidade, não saber mais quem somos...é um dos sintomas deste século.
           Quando o povo chegou ao Sinai, houve um recomeço na história. Eles tinham saído do Egipto à três meses, já tinham visto muitas coisas acontecerem e Deus já tinha manifestado a Sua presença com eles. Mas agora era tempo de dar-lhes uma identidade! Deus queria que o povo soubesse quem eram e porque existiam. Não eram mais escravos, eram o povo de Deus.

"Ao terceiro mês da saída dos filhos de Israel da terra do Egito, no mesmo dia chegaram ao deserto de Sinai, Porque partiram de Refidim e entraram no deserto de Sinai, onde se acamparam. Israel, pois, ali se acampou em frente ao monte. E subiu Moisés a Deus, e o Senhor o chamou do monte, dizendo: Assim falarás à casa de Jacó, e anunciarás aos filhos de Israel: Vós tendes visto o que fiz aos egípcios, como vos levei sobre asas de águias, e vos trouxe a mim; Agora, pois, se (1) diligentemente ouvirdes a minha voz e  (2) guardardes a minha aliança, então sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos, porque toda a terra é minha. E vós me sereis um reino sacerdotal e o povo santo. Estas são as palavras que falarás aos filhos de Israel." Êxodo 19:1-6

            Deus começa por dizer a Moisés que para que o povo tivesse uma nova identidade era necessário ouvir a voz de Deus e guardar a Sua aliança.  Por outras palavras, eles deveriam ter intimidade com Deus de tal maneira que reconheceriam a Sua voz e dariam-lhe atenção.  E não somente ouviam, mas guardavam (no sentido de respeitar, praticar) o pacto que Deus tinha com eles. Eles teriam de ouvir e praticar o que Deus mandasse.
            Faz todo o sentido que para sermos de Deus, tenhamos que praticar o que Ele diz, senão deixaremos de ser d'Ele e passaremos ser de nós mesmas. 
            Quando Deus pede ao povo para ouvir e praticar os Seus mandamentos, está a indicar-lhes um caminho novo de identidade, dizendo: "Para serem meus, têm de mostrar quem eu sou e para isso têm de fazer o que eu faço e desejo". 
            Este é um convite e não uma obrigação, nem para o povo nem para nós! Deus está a dar uma condição ao povo para serem d'Ele, e o povo poderia aceitar ou não essa condição.
             Assim como nós, podemos aceitar sermos d'Ele ou não, mas a condição continua a ser a mesma...ouvir e praticar o que Deus diz.
           Se o povo aceitasse a condição passariam a ter então uma nova identidade, seriam propriedade exclusiva de Deus, reino sacerdotal e povo santo! Que descrição incrível destes ex-escravos! Deus transformaria aquela multidão que estivera 400 anos escravos, no povo mais especial da terra! Seriam apenas de Deus, ou seja, não mais nenhum governo, rei ou autoridade mandaria neles, apenas Deus seria o seu Rei. Seriam um reino sacerdotal, querendo dizer que seriam quem prestaria culto a Deus, que entrariam na presença de Deus e seriam intercessores ativos e ouvidos por Deus. Por fim, se chamariam povo santo, porquê? Não por causa deles mesmos, mas porque Deus Santo e perfeito seria o seu Deus e habitaria com eles, dando-lhes um desejo de santidade.
         Cumprindo os mandamentos de Deus, a santidade de Deus passaria a ser regra de vida para eles. Incrível e inspirador! Quem não queria ter uma promessa assim? Todas nós! 
          Pois quero nesta partilha, e neste momento do nosso Êxodo dizer-te que esta promessa é para ti e para mim também. Que Deus quer dar-te uma nova identidade, não quer apenas que vejas os milagres de Deus, não quer apenas que saibas que Deus está contigo e que te libertou, mas Ele quer que tu saibas quem és e porque é que existes. Se ouvirmos e praticarmos os mandamento de Deus, também seremos propriedade exclusiva de Deus, Sacerdotes reais e povo santo.
         O povo de Israel falhou na sua missão, falhou na condição que Deus tinha dado, como vemos em Hebreus 8: "...como não permaneceram naquela minha aliança, eu para eles não atentei, diz o Senhor". Mas com a morte e ressurreição de Jesus Cristo, Deus abriu o caminho desta aliança a todas as pessoas da terra que ouçam e pratiquem os mandamentos de Deus. Como vemos em I Pedro 2:9,10: "Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; Vós, que em outro tempo não éreis povo, mas agora sois povo de Deus; que não tínheis alcançado misericórdia, mas agora alcançastes misericórdia."
          Então esta é a nossa identidade, propriedade exclusiva de Deus, onde apenas Deus reina, e as nossas regras de vida devem estar submetidas às de Deus. 
          Mulheres que tem acesso à presença de Deus, intimidade para interceder a Deus; e mulheres que têm desejo de viver a santidade de Deus, que nos protege do mundo e de todas as coisas que destroem a nossa vida! Esta nova identidade, dá-nos segurança suficiente para enfrentar o dia-a-dia. Sabemos quem somos e para o que existimos. Somos de Deus, estamos em busca de O agradar e de vivermos a Sua vida. Tudo o que passa disso, não é o nosso foco. Deus está connosco porque somos d'Ele e acima de tudo porque nos sujeitamos a Ele. É libertador viver com Deus! As carências são supridas e quando pensamos que estamos fracas, então percebemos que somos fortes e o amor de Deus nos sustenta. Assim anunciaremos a luz de Jesus na nossa vida. A nossa luz não depende de nada mais que não seja, da aliança que temos com Deus.
         Ser MaisMulher é ter uma nova identidade, sair da escravidão para ser exclusiva de Deus, ter acesso à presença de Deus e desfrutar da Sua santidade.

      

Sem comentários:

Enviar um comentário