quarta-feira, 10 de abril de 2019

Partilha 187 - Outros observam. (Ex 18)

   


              Bem sabemos que a nossa vida é observada por alguém. Tudo o que fazemos ou dizemos está a ser observado pelas nossas amigas, pela nossa família e até por aqueles que estão longe! Quando alguma coisa acontece na nossa vida, seja boa ou má, está a servir de ilustração para alguém...assim como nós também aprendemos com o exemplo de outros...cada vida é um exemplo para o outro!
              Quando Moisés saiu de Midiã para ir libertar o povo do Egipto, ele conversou com o seu sogro e contou-lhe tudo o que Deus lhe tinha dito. Jetro percebeu a motivação de Moisés, mas não quer dizer que ele tenha ficado convencido de que Moisés iria conseguir tirar o povo do Egipto, porque seria extremamente difícil! Mas depois da libertação, e de tudo o que o povo tinha experimentado com Deus, Jetro vai ter com Moisés e com o povo par levar-lhe Zipora e seus filhos.

"Ora Jetro, sacerdote de Midiã, sogro de Moisés, ouviu todas as coisas que Deus tinha feito a Moisés e a Israel seu povo, como o SENHOR tinha tirado a Israel do Egito. E Jetro, sogro de Moisés, tomou a Zípora, a mulher de Moisés, depois que ele lha enviara,  Com seus dois filhos, dos quais um se chamava Gérson; porque disse: Eu fui peregrino em terra estranha; E o outro se chamava Eliézer; porque disse: O Deus de meu pai foi por minha ajuda, e me livrou da espada de Faraó. Vindo, pois, Jetro, o sogro de Moisés, com seus filhos e com sua mulher, a Moisés no deserto, ao monte de Deus, onde se tinha acampado, Disse a Moisés: Eu, teu sogro Jetro, venho a ti, com tua mulher e seus dois filhos com ela. Então saiu Moisés ao encontro de seu sogro, e inclinou-se, e beijou-o, e perguntaram um ao outro como estavam, e entraram na tenda. E Moisés contou a seu sogro todas as coisas que o Senhor tinha feito a Faraó e aos egípcios por amor de Israel, e todo o trabalho que passaram no caminho, e como o Senhor os livrara. E alegrou-se Jetro de todo o bem que o Senhor tinha feito a Israel, livrando-o da mão dos egípcios. E Jetro disse: Bendito seja o Senhor, que vos livrou das mãos dos egípcios e da mão de Faraó; que livrou a este povo de debaixo da mão dos egípcios.
Agora sei que o Senhor é maior que todos os deuses; porque na coisa em que se ensoberbeceram, os sobrepujou. Então Jetro, o sogro de Moisés, tomou holocausto e sacrifícios para Deus; e veio Arão, e todos os anciãos de Israel, para comerem pão com o sogro de Moisés diante de Deus."
Êxodo 18:1-12

                Quando Jetro chegou perto do povo, glorificou a Deus e reconheceu que Deus era poderoso e verdadeiro. O que fez Jetro reconhecer quem era Deus, foi tudo o que Ele fez na vida de Moisés e do povo! Todos os milagres que Deus tinha operado até ali, não deixavam duvidas a Jetro de que não havia outro Deus igual.
                Assim tudo o que acontece na nossa vida e amaneira como Deus se manifesta nela, deve servir para outros honrarem a Deus. Por isso, devemos ter muito cuidado com cada palavra, cada atitude...tudo o que fazemos está diante de Deus, mas também diante dos homens. E é nosso dever como mulheres, desejar que Deus seja glorificado na nossa vida. Quando infelizmente não conseguirmos, porque pode acontecer, devemos de imediato arrepender-nos e pedir a Deus que nos ajude e nos dê o seu perdão e sabedoria para continuar. Ainda devemos clamar para que coisas grandes e milagres aconteçam na nossa vida, para que não somente nós mas também quem nos conhece, veja o poder de Deus e glorifique a Ele.
              Ser MaisMulher é pedir a Deus que se manifeste na sua vida, para que quem a conhece glorifique a Deus.

             

Sem comentários:

Enviar um comentário