quinta-feira, 11 de abril de 2019

Partilha 188 - Delegar é saúde! (Ex 18 fim)


        

       A partilha de hoje repete um pouco a ideia de algumas partilhas atrás. Muitas vezes andamos ocupadas em demasia, com o trabalho, com a casa, com a família. Andamos num rodopio para a frente e para traz, a querer chegar a todo o lado. Pode ser que realmente não tenhamos mais ninguém para ajudar...mas o que mais acontece é querermos nós mesmas fazer, para ser mais rápido ou porque não confiamos que outros possam conseguir! Temos de aprender a partilhar tarefas, a delegar e a permitir que quem está à nossa volta ajude.
        Moisés era como um conselheiro e juiz do povo, Jetro quando viu isso, usou da sua maturidade e sabedoria para aconselhar o seu genro:

"E aconteceu que, no outro dia, Moisés assentou-se para julgar o povo; e o povo estava em pé diante de Moisés desde a manhã até à tarde. Vendo, pois, o sogro de Moisés tudo o que ele fazia ao povo, disse: Que é isto, que tu fazes ao povo? Por que te assentas só, e todo o povo está em pé diante de ti, desde a manhã até à tarde? Então disse Moisés a seu sogro: É porque este povo vem a mim, para consultar a Deus; Quando tem algum negócio vem a mim, para que eu julgue entre um e outro e lhes declare os estatutos de Deus e as suas leis. O sogro de Moisés, porém, lhe disse: Não é bom o que fazes. Totalmente desfalecerás, assim tu como este povo que está contigo; porque este negócio é mui difícil para ti; tu só não o podes fazer. Ouve agora minha voz, eu te aconselharei, e Deus será contigo. Sê tu pelo povo diante de Deus, e leva tu as causas a Deus; E declara-lhes os estatutos e as leis, e faze-lhes saber o caminho em que devem andar, e a obra que devem fazer. E tu dentre todo o povo procura homens capazes, tementes a Deus, homens de verdade, que odeiem a avareza; e põe-nos sobre eles por maiorais de mil, maiorais de cem, maiorais de cinqüenta, e maiorais de dez; Para que julguem este povo em todo o tempo; e seja que todo o negócio grave tragam a ti, mas todo o negócio pequeno eles o julguem; assim a ti mesmo te aliviarás da carga, e eles a levarão contigo. Se isto fizeres, e Deus to mandar, poderás então subsistir; assim também todo este povo em paz irá ao seu lugar. E Moisés deu ouvidos à voz de seu sogro, e fez tudo quanto tinha dito; E escolheu Moisés homens capazes, de todo o Israel, e os pôs por cabeças sobre o povo; maiorais de mil, maiorais de cem, maiorais de cinqüenta e maiorais de dez. E eles julgaram o povo em todo o tempo; o negócio árduo trouxeram a Moisés, e todo o negócio pequeno julgaram eles. Então despediu Moisés o seu sogro, o qual se foi à sua terra." Êxodo 18:13-27

         Jetro aconselha Moisés a delegar autoridade a outros homens, para que liderassem e aconselhassem pequenos grupos, e Moisés apenas trataria os casos mais complicados. 
         Este é um conselho sábio para MaisMulheres. Temos de confiar nos outros para tarefas. Por exemplo os nossos filhos podem desde tenra idade ajudar com tarefas apropriadas para as suas idades! Os nossos maridos devem sentir-se valorizados quando fazem alguma coisa para colaborar com o funcionamento da casa e não serem bombardeados com a nossa maneira de fazer...
         Antigamente quando eu mandava os meus filhos irem fazer as suas camas, a minha Sara de 5 anos era a primeira a fazer a sua cama. Como é a mais pequenina, eu deixava ela sair do quarto e ia atrás para refazer a cama, porque eu achava que não estava bonito! Depois comecei a pensar que isso não estava correto... tinha de deixar como ela tinha feito, para ela perceber que o que ela faz tem valor. Quando aconselhamos casais, muitas vezes ouvimos a esposa queixar-se que o marido não faz nada! Depois vamos ouvir o esposo, e ele diz, que ela reclame sempre da maneira que ele faz...então ele prefere deixar ela fazer!
          Vamos aprender com Jetro, a delegar, a permitir que nos ajudem, e quem sabe, dar valor às qualidades dos outros também.
          Ser MaisMulher é partilhar tarefas, se poupar acreditando que todos podem colaborar!

       



Sem comentários:

Enviar um comentário