quarta-feira, 3 de abril de 2019

Partilha 183 - Murmurar de quem? (Ex 16)


        Facilmente reclamamos, murmuramos, caímos no erro de darmos mais importância ao que não temos do que ao que temos! Mas poucas vezes somos corajosas pra olhar para o céu e reclamar a Deus de como as coisas estão, por isso encontramos alguém para ser vitima dos nossos desesperos.
        O povo depois de passar por Elim, rapidamente esqueceu o cuidado de Deus e começou a murmurar porque tinham fome! 

"E partindo de Elim, toda a congregação dos filhos de Israel veio ao deserto de Sim, que está entre Elim e Sinai, aos quinze dias do mês segundo, depois de sua saída da terra do Egito.
E toda a congregação dos filhos de Israel murmurou contra Moisés e contra Arão no deserto.
E os filhos de Israel disseram-lhes: Quem dera tivéssemos morrido por mão do Senhor na terra do Egito, quando estávamos sentados junto às panelas de carne, quando comíamos pão até fartar! Porque nos tendes trazido a este deserto, para matardes de fome a toda esta multidão.
Então disse o Senhor a Moisés: Eis que vos farei chover pão dos céus, e o povo sairá, e colherá diariamente a porção para cada dia, para que eu o prove se anda em minha lei ou não.
E acontecerá, no sexto dia, que prepararão o que colherem; e será o dobro do que colhem cada dia.
Então disseram Moisés e Arão a todos os filhos de Israel: À tarde sabereis que o Senhor vos tirou da terra do Egito, E amanhã vereis a glória do Senhor, porquanto ouviu as vossas murmurações contra o Senhor. E quem somos nós, para que murmureis contra nós? 
Disse mais Moisés: Isso será quando o Senhor à tarde vos der carne para comer, e pela manhã pão a fartar, porquanto o Senhor ouviu as vossas murmurações, com que murmurais contra ele. E quem somos nós? As vossas murmurações não são contra nós, mas sim contra o Senhor." Êxodo 16:1-8

            Deus tinha prometido que estaria com o povo, mas eles facilmente se esqueceram da promessa. Então como não tinham coragem de murmurar contra Deus, colocaram as culpas em Moisés e a Arão, que eram os lideres, pela falta de alimento. Mas Moisés, percebeu que tudo o que eles reclamavam não era contra eles mas contra Deus. Moisés era apenas aquele que eles viam, por isso, tornou-se o alvo. Mas Moisés sabia que estava a ser obediente a Deus, por isso, ele lembrou o povo de que todas aquelas reclamações não era para eles mas para Deus!! Responsabilizando o povo de estar a reclamar do plano de Deus.
             Deus é quem nos dá todas as coisas e quem sabe tudo o que precisamos. Ele auxilia-nos a cada dia sem esquecer de nenhuma das nossas necessidades, por isso cada vez que reclamamos da vida, estamos por outras palavras a ser ingratas para com Deus e dizer-lhe que o cuidado d'Ele não está a ser suficiente para nós, que Ele está a falhar! Podemos direccionar as nossas queixas aos outros, mas no fundo o nosso problema é falta de confiança em Deus.
            Por outro lado, quando estamos a fazer o que é certo diante de Deus e a obedecer-lhe, podem levantar-se queixas e murmurações contra nós, porque é Deus quem vai resolver, porque é Ele que as recebe, vai ouvir e saber como agir.
            Ser MaisMulher é lembrar que reclamar da vida é reclamar do Deus que nos dá a vida e é estar consciente de que se ela viver segundo a vontade de Deus, toda a palavra proferida contra ela, ficará ao cuidado de Deus.

Sem comentários:

Enviar um comentário