quinta-feira, 25 de abril de 2019

Partilha 192 - Agora com os outros. (Ex 20

      

       O nosso relacionamento com Deus é a base para nos relacionarmos com os outros. Para aceitarmos ou não comportamentos, para resistirmos ou entregarmo-nos a situações...
       Na segunda parte do Decálogo do monte Sinai, Deus fala agora da conduta necessária para se ter uns com os outros...

"Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá. Não matarás. Não adulterarás. Não furtarás. Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo." Êxodo 20:12-17

       Deus começa por dar primazia à família, ensina o povo que quem nos coloca no mundo, a sua ascendência é de suma importância e é necessário honra-la sempre! Depois o povo é resumidamente ensinado a um comportamento correto em sociedade! Não matar, não adulterar, não mentir e não ter inveja.
       Jesus, no seu Sermão do Monte, aprofunda de uma maneira incrível estes mandamentos...(ver partilha sobre Sermão do Monte), mas o mais importante aqui neste texto são duas coisas:
       Em primeiro lugar, Deus ensina o povo a coloca-lo em primeiro lugar e no centro da sua vida, para depois poderem construir um relacionamento saudável e santo com os outros. Sem aplicar os primeiros quatro mandamentos (partilha 191) à sua vida é impossível cumprir os seis últimos, porque estes são uma consequência da vida com Deus. 
       Em segundo lugar, estes seis últimos mandamentos tratam mais do que de ordens ou tarefas a cumprir, trata-se de caracter moldado! E caracter moldado por Deus não se manipula, não se fabrica...pode durar um tempo que se consiga parecer que se é alguma coisa que não é...mas cedo ou tarde tudo se revela! Deus não queria um povo de mau caracter a servi-lo, que apenas seguia regras religiosas, ou um povo de aparências...mas queria que o Seu povo fosse transformado no seu caracter e moldado por Deus de maneira que aceitasse o que Deus aceita e rejeitasse o que Deus rejeita!
      Deus quer mulheres que se entregam ao ponto de querer agradar a Deus ainda que lhe custe perder coisas, pessoas, ou até a ela mesma...Porque por nós mesmas, bem sabemos que estes mandamentos não estão dentro de nós...a nossa carne deseja fazer todas estas coisas ...mas Deus nos ajuda a cumpri-las moldando-nos e encorajando-nos a ver que mais é o que se ganha do que o que se perde quando se obedece a Deus.
      Ser MaisMulher é aceitar o desafio de ser moldada por Deus, por mais duro que seja...Ela aproxima-se de Deus a ponto de que o palpitar do seu coração tem o mesmo ritmo do coração de Deus! 

2 comentários:

  1. Sem Deus eu nada sou, nada farei e só Nele que eu espero misericórdia e perdão, para poder alcançar a vida eterna.

    ResponderEliminar
  2. Grande verdade, minha querida. Que Deus a possa abençoar muito.

    ResponderEliminar