sexta-feira, 19 de abril de 2019

Partilha 191 - O relacionamento com Deus. (Ex 20)


           Lembro-me a primeira vez que coloquei a minha filha mais velha num pequeno carrossel, foi uma sensação terrível e única! Quando a sentei num lindo cavalinho, ela sorria e eu senti que estava a ser uma óptima mãe em proporcionar uma nova experiência a ela. Quando o carrossel começou a rodar, comecei a sentir-me ansiosa e um filme passou diante dos meus olhos...eu comecei a imaginar que o eixo central poderia partir-se e eu nunca mais me perdoaria se acontecesse alguma coisa com a minha bebé! Fiquei tão preocupada que dei comigo a andar ao lado dela ao mesmo tempo que o carrossel rodava...até que fiquei tonta e o meu esposo perceber que alguma coisa estava errada comigo e dizer-me: "Não vai acontecer nada!". Porque é que estou a contar esta experiência? Porque a nossa vida é como um carrossel, alguns mais altos outros mais velozes, mas sempre em movimento. Para que o carrossel seja seguro, o mais importante não é onde vamos sentadas mas o eixo central que segura toda a estrutura e faz com que tudo funcione. Deus é o eixo central da nossa vida e tudo está ligado a Ele.
            Na aliança de Deus com o povo, Deus entrega agora a Moisés o eixo do relacionamento deles com Deus, e deles uns com ou outros. Os dez mandamentos, seriam a base para uma serie de ordenanças que o povo ia receber para poder viver como o povo de Deus. Vamos ver em relação a Deus, como deveriam comportar-se:

"Então falou Deus todas estas palavras, dizendo: Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão. Não terás outros deuses diante de mim. Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam. E faço misericórdia a milhares dos que me amam e aos que guardam os meus mandamentos. Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão. Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas. Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o Senhor o dia do sábado, e o santificou." Êxodo 20:1-11
 
           Nestes quatro primeiros mandamentos Deus se revela como o centro da vida do povo. Ele teria de ser o único Deus sobre eles. Deus seria soberano sobre as suas vidas, seria o único a ser adorado, desejado e elevado. Deus estava a ensinar o povo como eles se destacariam das nações vizinhas, servindo apenas a um Deus, sem imagem visível, sem formato construído pelos homens, mas como Deus inigualável e incomparável. O trono pertenceria a Deus unicamente e Ele seria o centro da nação, o eixo de todo o povo. Inclusive o sétimo dia, seria o dia consagrado a Deus, para que nunca se esquecessem que Ele era o criador de todas as coisas e que Ele era também o seu descanso. Deus não somente deveria ser o centro do povo mas de cada família, uma vez que quem rejeitava Deus não teria boas heranças para os seus filhos, mas quem servisse fielmente a Deus, estava a semear herança para milhares de gerações. O nome de Deus seria poderoso e por isso apenas para ser usado com reverencia e gratidão.
        Hoje também o eixo da nossa vida deve ser Deus. Tudo o que fazemos e somos deve estar ligado a Ele. É Ele que faz girar a nossa vida e é seguras a Ele que não descarrilamos. Estes quatro mandamentos são atuais e fundamentais no nosso relacionamento com Deus. Servir somente a Ele, adorar a Ele em exclusivo, consagrar a vida familiar e laboral a Ele, lembrar o Seu nome como poderoso e sublime, que merece toda a honra e toda a glória. Tudo o que fazemos deve ser em honra a Ele, até o dia descanso deve ser em lembrança de que Deus é o nosso descanso seguro. Nada nem ninguém deve tirar o lugar de Deus, as coisas desta vida não devem estar no centro do nosso pensar ou agir, mas Deus.
        Muito temos perdido porque negligenciamos a base do relacionamento com Deus, temos perdido temor e a reverencia, como se servíssemos a uma divindade qualquer...mas Deus quer que voltemos às bases, ao principio, Deus no centro e tudo o resto em honra a Ele. Desde o mínimo pormenor da nossa vida até ao dia mais importante...Deus no centro.
       Ser MaisMulher é ter Deus no centro de toda a sua vida. Atitudes, momentos, dores, alegrias estão enraizadas em Deus. 


Sem comentários:

Enviar um comentário