segunda-feira, 30 de setembro de 2019

Partilha 224 - Mais do Espírito Santo. (Ex 30 final)

        
    
      Deus mora dentro de nós através do Espírito Santo. Desde o dia em que acreditamos em Jesus, reconhecemos os nossos pecados e pedimos perdão, desejando uma nova vida, Deus colocou dentro de cada uma de nós o Seu Espírito. Ê extraordinário o cuidado de Deus na nossa vida, Nos criando, salvando e nos orientando até ao final, no dia em que estaremos com Ele para sempre. É o Espírito Santo que nos lembra quem nós somos, o que devemos ser e para onde vamos.  

"Disse mais o Senhor a Moisés:
Farás também uma bacia de bronze com o seu suporte de bronze, para lavar. Pô-la-ás entre a tenda da congregação e o altar e deitarás água nela.
Nela, Arão e seus filhos lavarão as mãos e os pés.
Quando entrarem na tenda da congregação, lavar-se-ão com água, para que não morram; ou quando se chegarem ao altar para ministrar, para acender a oferta queimada ao Senhor.
Lavarão, pois, as mãos e os pés, para que não morram; e isto lhes será por estatuto perpétuo, a ele e à sua posteridade, através de suas gerações.
Disse mais o Senhor a Moisés:
Tu, pois, toma das mais excelentes especiarias: de mirra fluida quinhentos siclos, de cinamomo odoroso a metade, a saber, duzentos e cinquenta siclos, e de cálamo aromático duzentos e cinquenta siclos, e de cássia quinhentos siclos, segundo o siclo do santuário, e de azeite de oliveira um him.
Disto farás o óleo sagrado para a unção, o perfume composto segundo a arte do perfumista; este será o óleo sagrado da unção.
Com ele ungirás a tenda da congregação, e a arca do Testemunho,
e a mesa com todos os seus utensílios, e o candelabro com os seus utensílios, e o altar do incenso,
e o altar do holocausto com todos os utensílios, e a bacia com o seu suporte.
Assim consagrarás estas coisas, para que sejam santíssimas; tudo o que tocar nelas será santo.
Também ungirás Arão e seus filhos e os consagrarás para que me oficiem como sacerdotes.
Dirás aos filhos de Israel: Este me será o óleo sagrado da unção nas vossas gerações.
Não se ungirá com ele o corpo do homem que não seja sacerdote, nem fareis outro semelhante, da mesma composição; é santo e será santo para vós outros.
Qualquer que compuser óleo igual a este ou dele puser sobre um estranho será eliminado do seu povo.
Disse mais o Senhor a Moisés: Toma substâncias odoríferas, estoraque, ônica e gálbano; estes arômatas com incenso puro, cada um de igual peso;
e disto farás incenso, perfume segundo a arte do perfumista, temperado com sal, puro e santo.
Uma parte dele reduzirás a pó e o porás diante do Testemunho na tenda da congregação, onde me avistarei contigo; será para vós outros santíssimo.
Porém o incenso que fareis, segundo a composição deste, não o fareis para vós mesmos; santo será para o Senhor.
Quem fizer tal como este para o cheirar será eliminado do seu povo." Êxodo 30:17-38

    No final deste capitulo Deus fala de lavar, ungir e consagrar. Moisés teria de construir uma bacia de bronze para que os sacerdotes se lavassem e nada dizem sem passar por aquela bacia. Também deveriam ser ungidos com óleo e o incenso usado deveria ser exclusivo ou consagrado ao Tabernáculo. A maioria (não todas) das referencias do Antigo Testamento a água, entendemos hoje como simbolizando a ação purificadora do Espirito Santo. Porque o trabalho purificador de Deus na nossa alma é feito através da pessoa do Espirito Santo.
     Quando falamos de unção e de consagração, sabemos também que são ações do Espirito Santo na nossa vida, porque é Ele quem nos prepara, ajuda, guia a sermos apenas de Deus. Como lemos em Tito 3.5:
"Pois nós também, outrora, éramos néscios, desobedientes, desgarrados, escravos de toda sorte de paixões e prazeres, vivendo em malícia e inveja, odiosos e odiando-nos uns aos outros.
Quando, porém, se manifestou a benignidade de Deus, nosso Salvador, e o seu amor para com todos,
não por obras de justiça praticadas por nós, mas segundo sua misericórdia, ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo, que ele derramou sobre nós ricamente, por meio de Jesus Cristo, nosso Salvador, 
a fim de que, justificados por graça, nos tornemos seus herdeiros, segundo a esperança da vida eterna."
       Assim sendo, não podemos experimentar a presença de Deus sem o Espírito Santo, por outras palavras,  vivemos a presença de Deus porque o Espírito Santo habita dentro de nós. Por isso precisamos a cada dia mais estar sensíveis à voz do Espírito . E como fazemos isso? Falando com Deus, lendo a Sua Palavra e obedecendo no caminhar da nossa vida. Vamos treinando e aprendendo o som da voz do Espírito e ela vai ficando cada vez mais familiar. Não existem formulas mágicas, precisamos de relacionamento com o Espírito de Deus para lhe darmos liberdade de agir em todo o nosso ser.
      Ser MaisMulher e viver debaixo da unção do Espírito Santo,  pedindo-lhe direção para ser mais mãe, mais filha, mais esposa, mais amiga, mais mulher. 


Sem comentários:

Enviar um comentário