quarta-feira, 4 de setembro de 2019

Partilha 217 - Sem Altar não há presença de Deus. (Ex 27)


      Abdicar, renunciar, escolher, perder/ganhar ...são verbos que incomodam o nosso ouvido, mas sem os quais não conseguimos crescer. Se o bebé quer ser mais independente, ele vai ter de abdicar do colo quentinho da sua mãe e com as suas próprias pernas caminhar, perde o calor do corpo da sua mãe, mas ganha as descobertas incríveis que faz do mundo onde vive. E por aí a fora, de exemplos, mais exemplo que poderíamos dar acerca este tema.
      Na nossa vida com Deus, não poderia ser diferente, a presença de Deus em nós requer renunciar, escolher, abdicar, perder/ganhar... e é maravilhoso perceber a forma extraordinária como Deus nos ajuda a superar todos este desafios.
      Agora Deus vai falar a Moisés de como seria o grande Altar de madeira ou o Altar do Holocausto, que ficaria no átrio exterior do Tabernáculo, logo na entrada. Este era o primeiro objeto que se via quando entrassem no Tabernáculo.

"Farás também o altar de madeira de acácia; cinco côvados será o comprimento, e cinco côvados a largura (será quadrado o altar), e três côvados a sua altura. E farás as suas pontas nos seus quatro cantos; as suas pontas serão do mesmo, e o cobrirás de cobre. Far-lhe-ás também os seus recipientes, para recolher a sua cinza, e as suas pás, e as suas bacias, e os seus garfos e os seus braseiros; todos os seus utensílios farás de cobre. Far-lhe-ás também um crivo de cobre em forma de rede, e farás a esta rede quatro argolas de metal nos seus quatro cantos. E as porás dentro da borda do altar para baixo, de maneira que a rede chegue até ao meio do altar. Farás também varais para o altar, varais de madeira de acácia, e os cobrirás de cobre. E os varais serão postos nas argolas, de maneira que os varais estejam de ambos os lados do altar, quando for levado. Oco e de tábuas o farás; como se te mostrou no monte, assim o farão." Êxodo 27:1-8

        Os altares eram indispensáveis nos cultos dos povos antigos, e por isso o Tabernáculo ter um Altar não era nada de novo,  mas este Altar era especial, pois ao contrário da maioria nos outros povos, aqui não seriam queimadas pessoas ou objetos...mas animais que representavam os pecados das pessoas. Os sacerdotes queimariam os animais escolhidos pelo povo para simbolizar os seus pecados. Era mais ou menos assim, cada pai de família, escolhia o melhor animal (dentro do que Deus tinha definido) para poder entregar ao sacerdote como prova da sua necessidade de arrependimento e perdão. Cada vez que um animal era queimado naquele Altar, seguindo todas as normas que Deus deu, estava a ser dito que o povo era pecador e precisava de perdão.
       O significado deste Altar é de grande importância para a nossa vida com Deus hoje. Porque agora não temos mais de entregar animais pelos nossos pecados, porque Jesus morreu na cruz de uma vez por todas para nos dar o perdão. Ele foi o cordeiro sem mancha  e sem defeito entregue em holocausto pelo pecado (Hebreus 9:14). Mas ainda existe alguma coisa que cabe a nós fazer, que é arrepender-nos e receber o perdão de Deus, através de Jesus Cristo. Por isso, este Altar estava na entrada do Tabernáculo, porque sem perdão, sem arrependimento, não poderiam avançar. Antes de tudo era necessário arrependerem-se e serem perdoados! Como a mensagem de João Batista antes da vinda de Jesus :"Apareceu João batizando no deserto, e pregando o batismo de arrependimento, para remissão dos pecados." Marcos 1:4
        Assim é inútil acharmos que seremos MaisMulheres com a presença de Deus sem passarmos pelo Altar do Holocausto, sem nos arrependermos e sem recebermos Jesus Cristo como quem morreu por nós e limpou os nossos pecados. Apenas depois, estaremos prontas para entrar no Tabernáculo e em profunda comunhão com Deus. A morte de Jesus na cruz, foi o que nos deu o perdão dos pecados, o acesso a Deus e um novo recomeço de vida.
       deus estava a dizer com aquele Altar ao povo, que a primeira coisa para entrar na presença de deus e desfrutar de todas as suas bênçãos e privilégios, era resolverem o problema dos seu pecados. Hoje, Deus resolveu para a eternidade o nosso problema do pecado, através de Jesus Cristo, por isso precisamos passar pelo Altar, crer que Jesus pagou os nossos pecados e avançar para o propósito de Deus para a nossa vida. Sem essa passagem, podemos ouvir falar de Deus, podemos até acreditar na sua bondade e no Seu poder, mas não poderemos experimentar. Para vivermos a presença de Deus precisamos do Altar onde recebemos o perdão dos nossos pecados e onde nos arrependemos deles. 
      Ser MaisMulher é arrepender-se dos seus pecados, crer pela fé que a morte de Jesus Cristo na cruz foi o pagamento pelos pecados dela e aceitar a nova vida de comunhão com Deus que Jesus lhe deu. 


Sem comentários:

Enviar um comentário