quinta-feira, 5 de setembro de 2019

Partilha 218 - Deus também se revela na comunhão. (Ex 27 fim)

   


     Desde que começamos o nosso Êxodo, repetidamente percebemos o desejo de Deus em ter um relacionamento íntimo connosco. O quanto Ele quer estar no centro da nossa vida e das nossas escolhas. Por isso é necessário olharmos para Ele como o nosso Tudo, como o nosso Pai amado que nos sustenta, guarda e orienta. Se fizermos de Deus o nosso refugio e da Sua presença o nosso porto seguro, percebemos que afinal as circunstancias deste mundo são apenas passageiras. Mas viver com Deus também ensina-nos a viver com os outros, a aprender com os outros e a perceber a necessidade que temos em relacionarmo-nos.
     O Tabernáculo era o lugar preparado por Deus para revelar-se ao povo, era um refugio, um lugar de encontro com a Sua vontade, por isso estava delineado cuidadosamente, marcado meticulosamente, para que o povo soubesse bem onde ele começava e terminava. Ali juntos desfrutariam da presença de Deus.  


"Farás também o pátio do tabernáculo, ao lado meridional que dá para o sul; o pátio terá cortinas de linho fino torcido; o comprimento de cada lado será de cem côvados. Também as suas vinte colunas e as suas vinte bases serão de cobre; os colchetes das colunas e as suas faixas serão de prata.
Assim também para o lado norte as cortinas, no comprimento, serão de cem côvados; e as suas vinte colunas e as suas vinte bases serão de cobre; os colchetes das colunas e as suas faixas serão de prata, E na largura do pátio para o lado do ocidente haverá cortinas de cinqüenta côvados; as suas colunas dez, e as suas bases dez. Semelhantemente a largura do pátio do lado oriental para o levante será de cinqüenta côvados. De maneira que haja quinze côvados de cortinas de um lado; suas colunas três, e as suas bases três. E quinze côvados das cortinas do outro lado; as suas colunas três, e as suas bases três. E à porta do pátio haverá uma cortina de vinte côvados, de azul, e púrpura, e carmesim, e de linho fino torcido, de obra de bordador; as suas colunas quatro, e as suas bases quatro. Todas as colunas do pátio ao redor serão cingidas de faixas de prata; os seus colchetes serão de prata, mas as suas bases de cobre. O comprimento do pátio será de cem côvados, e a largura de cada lado de cinqüenta, e a altura de cinco côvados, as cortinas serão de linho fino torcido; mas as suas bases serão de cobre. No tocante a todos os vasos do tabernáculo em todo o seu serviço, até todos os seus pregos, e todos os pregos do pátio, serão de cobre. Tu pois ordenarás aos filhos de Israel que te tragam azeite puro de oliveiras, batido, para o candeeiro, para fazer arder as lâmpadas continuamente. 
Na tenda da congregação, fora do véu que está diante do testemunho, Arão e seus filhos as porão em ordem, desde a tarde até a manhã, perante o Senhor; isto será um estatuto perpétuo para os filhos de Israel, pelas suas gerações." ÊXODO 27:9-21

       Ao redor da tenda onde estava o Lugar Santo e o Lugar santíssimo, Deus mandou delinear com cortinas de linho um Átrio aberto a todos os Israelitas (Levítico 1.3). Este Átrio era um grande rectângulo de 23 por 46 metros. A entrada tinha pouco mais de 9 metros e ficava virada para o nascer do sol. O Átrio delimitava o lugar do Tabernáculo, então a partir da entrada era considerado a habitação de Deus, santa e pura. Poderíamos falar muito dos tecidos, das cores e dos materiais escolhidos para estas cortinas e varais, porque não foram escolhidos por acaso, porque significavam muito para Israel, e tinham o propósito de lembrar o povo acerca da divindade, santidade e justiça de Deus. A posição do Tabernáculo também não era ao acaso, tinha de ser virado para o nascer do Sol, porque os Egípcios adoravam ao Sol como um deus, e assim quando  povo entrasse no Tabernáculo estaria de costas voltadas para o Sol, simbolizando que Deus era o único a ser adorado.
       Mas quero lembrar este Átrio como o encontro do povo com um só propósito, adorar e servir a Deus. Viver na presença de Deus requer estar com outras pessoas que amam o mesmo Deus e o servem. O Tabernáculo e principalmente o Átrio servia para reunir num mesmo lugar o povo de Deus. Assim também nós precisamos estar com outras pessoas que adoram o mesmo Deus, servir em conjunto com pessoas que têm a mesma fé, a mesma salvação. Deus poderia muito bem ter apenas mandado construir a pequena tenda onde os Sacerdotes iam adorar e o Sumo Sacerdote interceder pelo povo, mas Deus queria chamar todo o povo a um só lugar e estarem perto uns dos outros. A presença de Deus servia para reunir, para comunhão, para unidade.
      Se queremos experimentar da presença de Deus na nossa vida precisamos de comunhão com os outros que servem o mesmo Deus, na verdade o que temos hoje é a Igreja. Que é o lugar onde somos  convocadas a deixar nossos afazeres diários e a separar um tempo para juntamente com outros que foram salvos por Deus podermos aprender, adorar e partilhar. Frequentar e ter um compromisso com uma Igreja é um elemento importante da nossa vivência com Deus, por isso é necessário que seja uma Igreja onde a Palavra de Deus seja pregada e onde tudo o que acontece seja centrado em Deus. Entramos na Igreja de costas voltadas para o que o mundo nos oferece e olhamos para Deus como o centro da nossa vida, tal como os Israelitas no Tabernáculo, onde tudo estava centrado em Deus. Ali Deus através da comunhão, da unidade e da diversidade, vai ajudando-nos a ser moldadas e trabalhadas por Deus para podermos viver no Tabernáculo (na presença) de Deus. É na comunhão com os outros que praticamos o Salmo 15 (ver imagem).
      Muitas de nós podem estar impedidas de frequentar uma Igreja porque não têm nenhuma perto, ou porque vivem em circunstancias que proíbem, e nesses casos Deus sabe e está atento ao desejo de cada coração. Mas se podemos ir a uma Igreja e não estamos a ir, porque achamos desnecessário, ou por desilusões, ou até por orgulho...neste Êxodo Deus alerta-nos para a importância que Ele mesmo dá à comunhão e aproximação dos seus filhos uns com os outros. Desde o principio que Deus usa também a comunhão para revelar quem Ele é. Deus é o Deus de relacionamentos e através deles Ele fortalece, ensina, edifica e aproxima o Seu povo.
      Ser MaisMulher é ter um compromisso com uma Igreja que ensine a Palavra de Deus e seja centrada em Deus. Toda a MaisMulher que pode, deve ir a um Igreja.


Sem comentários:

Enviar um comentário