quinta-feira, 26 de setembro de 2019

Partilha 222 - Orar. (Ex 30:1-10)


        Falar, conversar, desabafar, ouvir, entregar*...estes e muitos outros verbos fazem parte da definição de oração a Deus. Jesus orava muito, porque a comunhão com o Pai era o mais importante na Sua missão. Nós precisamos valorizar este privilégio que temos em orar a Deus. Falar com Deus é essencial para desfrutar da Sua presença em nossa vida. Ninguém pode manter um relacionamento saudável com Deus sem falar com Ele. Não podemos esquecer que nós não oramos por causa de Deus, porque Ele não precisa das nossas orações...Nós oramos por causa de nós mesmas, porque precisamos que a nossa alma seja cada vez mais guiada por Ele e que se submeta à Sua vontade. 
       Não sabemos porquê, mas agora o autor do livro do Êxodo, volta a falar de móveis do Tabernáculo, e fala de um móvel muito especial que Deus mandou Moisés construir, o Altar do incenso. 

"Farás também um altar para queimares nele o incenso; de madeira de acácia o farás.
Terá um côvado de comprimento, e um de largura (será quadrado), e dois de altura; os chifres formarão uma só peça com ele. De ouro puro o cobrirás, a parte superior, as paredes ao redor e os chifres; e lhe farás uma bordadura de ouro ao redor. Também lhe farás duas argolas de ouro debaixo da bordadura; de ambos os lados as farás; nelas, se meterão os varais para se levar o altar.
De madeira de acácia farás os varais e os cobrirás de ouro. Porás o altar defronte do véu que está diante da arca do Testemunho, diante do propiciatório que está sobre o Testemunho, onde me avistarei contigo. Arão queimará sobre ele o incenso aromático; cada manhã, quando preparar as lâmpadas, o queimará. Quando, ao crepúsculo da tarde, acender as lâmpadas, o queimará; será incenso contínuo perante o Senhor, pelas vossas gerações. Não oferecereis sobre ele incenso estranho, nem holocausto, nem ofertas de manjares; nem tampouco derramareis libações sobre ele.
Uma vez no ano, Arão fará expiação sobre os chifres do altar com o sangue da oferta pelo pecado; uma vez no ano, fará expiação sobre ele, pelas vossas gerações; santíssimo é ao Senhor." Êxodo 30:1-10

        Este pequeno Altar ficaria colocado na tenda antes do véu que separava o Lugar Santissimo, do Lugar Santo. Teria de estar constantemente a queimar incenso, sem parar e nada mais do que incenso puro poderia ser queimado nele. Deus diz a Moisés que este Altar teria de ficar o mais próximo possível dos Lugar Santíssimo, o lugar onde Deus visitaria o Sacerdote.
        Poderíamos entender este Altar como uma forma de adoração a Deus, de louvor e de reverencia, porque era para isso que era usado o incenso nos cultos daquela época. Mas o que muda a nossa análise e compreensão acerca deste Altar e do seu significado para nós hoje, é o Novo Testamento, Apocalipse capítulos 5 e 8. Ali, na visão de João das coisas futuras, Deus faz questão de mostrar a João o porquê do altar do incenso no Tabernáculo. Porque na presença de Deus, na Sua glória, também existe um incenso agradável a Deus, que sobe diante d'Ele e que através dele, Deus cumpre o Seu propósito na vida das pessoas e das nações.
 "...e, quando tomou o livro, os quatro seres viventes e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro, tendo cada um deles uma harpa e taças de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos,..."Apocalipse 5:8; "Veio outro anjo e ficou de pé junto ao altar, com um incensário de ouro, e foi-lhe dado muito incenso para oferecê-lo com as orações de todos os santos sobre o altar de ouro que se acha diante do trono; e da mão do anjo subiu à presença de Deus a fumaça do incenso, com as orações dos santos. E o anjo tomou o incensário, encheu-o do fogo do altar e o atirou à terra. E houve trovões, vozes, relâmpagos e terremoto." Apocalipse 8:3-5
        incenso é a oração dos santos. Incrível perceber que tudo o que conversamos com Deus, está em depósito, guardado diante d'Ele. Para estarmos na presença de Deus e desfrutarmos dela, precisamos conversar com Ele, ter o hábito de falar com Ele, de ouvir o que ele nos diz. Agora vamos ver o que David diz a Deus no Salmo número 141: 
 " Senhor, a ti clamo, dá-te pressa em me acudir; inclina os ouvidos à minha voz, quando te invoco.
Suba à tua presença a minha oração, como incenso, e seja o erguer de minhas mãos como oferenda vespertina. Põe guarda, Senhor, à minha boca; vigia a porta dos meus lábios. Não permitas que meu coração se incline para o mal, para a prática da perversidade na companhia de homens que são malfeitores; e não coma eu das suas iguarias. Fira-me o justo, será isso mercê; repreenda-me, será como óleo sobre a minha cabeça, a qual não há de rejeitá-lo. Continuarei a orar enquanto os perversos praticam maldade. Os seus juízes serão precipitados penha abaixo, mas ouvirão as minhas palavras, que são agradáveis, ainda que sejam espalhados os meus ossos à boca da sepultura, quando se lavra e sulca a terra. Pois em ti, Senhor Deus, estão fitos os meus olhos: em ti confio; não desampares a minha alma. Guarda-me dos laços que me armaram e das armadilhas dos que praticam iniquidade. Caiam os ímpios nas suas próprias redes, enquanto eu, nesse meio tempo, me salvo incólume."Salmos 141
       David pede a Deus para receber a sua oração como incenso puro diante da Sua presença. Pede para Deus purificar as suas palavras, as suas atitudes e ainda pede para que seja ajudado por pessoas que venham da parte de Deus, a ser ensinado e orientado. Por fim, David rende-se à realidade de que pessoas más sempre vão existir, mas que ele quer permanecer na vontade de Deus. Mas o que é que estes pedidos têm haver com o incenso? Vimos que Deus proíbiu que o altar fosse usado para queimar incenso estranho, ou por outras palavras, que este altar não fosse contaminado ou sujo com mais nada a não ser o incenso purificado. David entendeu que para que as suas orações  fossem ouvidas diante de Deus e subissem diante d'Ele, teriam de ser como o incenso puro, sem contaminação ou algo estranho que Deus não deseja. 
      Cada vez que oramos é importante olharmos para nós mesmas, perceber se estamos a ser honestas com Deus, se realmente a nossa vida está a ser ensinada por Ele, se estamos a ter atitudes e palavras que agradam a Deus no nosso viver diário...porque senão as nossas orações serão apenas  palavras como incenso estranho. Para que sejam as nossas orações como incenso puro e para que fiquem em depósito e tenham efeito poderoso, elas têm de ser acompanhadas com uma vida que agrada a Deus, cujo Deus é o Senhor e agrada a Ele. 
     Ser MaisMulher é ter o hábito diário de conversar com Deus, vivendo de forma agradável a Deus, para que as suas orações subam diante de Deus como incenso. 
*Nota: Neste Blogue tenho dez partilhas apenas sobre a oração, que encontram exatamente no tema oração, na pagina principal deste Blogue. Se este é um assunto sobre o qual gostarias de ler mais, vai lá ver essas partilhas. 

Sem comentários:

Enviar um comentário