segunda-feira, 16 de setembro de 2019

Partilha 219 - Mantém continuamente a chama acesa. (Ex 27 fim)



         A maioria dos relacionamentos que acabam ou "adoecem", sofrem de falta de comunicação ou de intimidade para expressarem o que realmente sentem. Assim como para criar intimidade é necessário tempo, para perder essa intimidade, também é um processo... O relacionamento vai esfriando, um dia uma mágoa, no outro um dia mais frio, até que algum tempo depois percebemos o quão distantes estamos do nosso marido, filhos ou até amigos. Porque é necessário em cada relacionamento saudável, verdade e comunicação. No nosso relacionamento com Deus é ainda mais indispensável a comunicação com Ele. Estar continuamente ligadas a Deus é falar com Ele, pensar n'Ele, agradar-se do que Ele faz e estarmos atentas a não perder este interesse, para que o relacionamento não se torne frio e enfermo.
         Deus ordenou a Moisés que o candeeiro de ouro, com design de galhos de amendoeira, do Lugar Santo estivesse continuamente aceso.

"Tu pois ordenarás aos filhos de Israel que te tragam azeite puro de oliveiras, batido, para o candeeiro, para fazer arder as lâmpadas continuamente. Na tenda da congregação, fora do véu que está diante do testemunho, Arão e seus filhos as porão em ordem, desde a tarde até a manhã, perante o Senhor; isto será um estatuto perpétuo para os filhos de Israel, pelas suas gerações." Êxodo 27:20,21

          Como temos vindo a dizer ao longo destas partilhas, nada no Tabernáculo era por acaso, cada material e cada objeto tinham uma razão de ser, quer fosse como simbolismo, quer por causa da sua utilidade na prática. As culturas do Médio Oriente são ricas em simbolismos e por isso Deus teria de comunicar-se com o povo dentro da sua linguagem para que a mensagem divina fosse compreendida. A construção do Tabernáculo é o principio de algumas peças do grande puzzle, chamado plano de Salvação da humanidade. Este Tabernáculo apontava para Jesus Cristo, o futuro Salvador de Israel e todo o Mundo. Por isso, temos de entrar na cultura hebraica e na sua forma de ver as coisas, para entendermos muitas coisas dadas por Deus àquele povo.
          Deus escolheu a semelhança entre o candelabro e os galhos de amêndoa por um motivo. A amendoeira floresce muito cedo no Oriente Médio, no final de janeiro ou fevereiro. A raiz da palavra hebraica, significa "acelerar". Dizendo aos israelitas que Deus é rápido em cumprir suas promessas. Como todos os outros móveis do tabernáculo, o candelabro de ouro era um prenúncio de Jesus Cristo, o futuro Messias. Jesus disse ao povo:
        "Eu sou a luz do mundo. Quem me segue nunca andará nas trevas, mas terá a luz da vida."(João 8:12)
         Jesus comparou seus seguidores à luz também:
         "Vocês são a luz do Mundo. Uma cidade construída no cimo de uma colina não pode ser escondida. As pessoas também não acendem uma lâmpada e a colocam debaixo de uma tigela. Em vez disso, colocam-no em seu suporte e dá luz a todos na casa. Do mesmo modo, brilhe a vossa luz diante dos homens, para que eles vejam as vossas boas ações e louvem ao Pai que está no céu. "(Mateus 5: 14-16)
          Por outro lado, o azeite de oliveira, tinha um simbolismo muito grande para os hebreus e ainda hoje desempenha um papel importante na vida judaica. As oliveiras podem levar algum tempo para amadurecer e ficar prontas para dar frutos, mas elas produzem e vivem por centenas de anos. Por causa de sua vida útil, o óleo da oliveira simboliza prosperidade, estabilidade, alegria e saúde. O azeite teria de ser refinado, para produzir mais luz e menos fumaça.
         Com tudo isto, fica mais fácil perceber o porquê de Deus mandar que a luz não se apagasse no candeeiro. Hoje podemos dizer que estava a indicar ao povo que Deus iria enviar um Salvador, e que seria Salvador Eterno, que mudaria totalmente a vida do povo. Para eles naquele tempo, significava que não iria a prosperidade e fidelidade de Deus, que de continuo tinham de manter luz no lugar onde serviam a Deus.
         Para nós, é incrível perceber que também na nossa comunhão com Deus, este "candeeiro" também tem de estar continuamente aceso. Jesus é a luz da nossa vida e foi Ele quem retirou toda a escuridão do nosso viver, por isso, é necessário que continuamente esteja em nossa memória a fidelidade de Deus para connosco e as bênçãos que Ele nos concede em Jesus Cristo. Com Jesus somos como arvores fortes, com crescimento saudável que frutificam, temos estabilidade e segurança.  Lembrar disto é manter a luz acesa, é manter relacionamento com Deus. Porque apenas através de Jesus podemos ter intimidade com o Pai.
       Ser MaisMulher é manter a  chama acesa, para que a luz de Jesus ilumine a cada área da sua vida. Porque ela sabe, que seu relacionamento com Deus depende disso.


Sem comentários:

Enviar um comentário