quarta-feira, 25 de setembro de 2019

Partilha 221 - De dentro para fora. (Ex 29)


App: Top Imagens
         Quando compramos fruta, olhamos para o aspecto dela porque não temos como ver o seu interior...mas por vezes, somos surpreendidas, ao abrir a fruta e perceber que o aspecto não tinha nada haver com o seu interior e até sabor. Alguém disse: "Não podemos avaliar o livro pela capa." Na nossa vida com Deus, este é um principio que tem de estar presente, de que Deus está interessado em tudo na nossa vida, naquilo que é visível e naquilo que é invisível aos olhos. 
         Deus já tinha ordenado a Moisés todos os detalhes da roupa sacerdotal (Capitulo 28), mas apenas uma roupa consagrada e bonita não chegava. Era necessário que a vida de Arao e dos seus filhos fosse também consagrada a Deus. 

"Isto é o que lhes farás, para os consagrar, a fim de que me oficiem como sacerdotes: toma um novilho, e dois carneiros sem defeito,
e pães asmos, e bolos asmos, amassados com azeite, e obreias asmas untadas com azeite; de flor de farinha de trigo os farás,
e os porás num cesto, e no cesto os trarás; trarás também o novilho e os dois carneiros.
Então, farás que Arão e seus filhos se cheguem à porta da tenda da congregação e os lavarás com água;
depois, tomarás as vestes, e vestirás Arão da túnica, da sobrepeliz, da estola sacerdotal e do peitoral, e o cingirás com o cinto de obra esmerada da estola sacerdotal;
pôr-lhe-ás a mitra na cabeça e sobre a mitra, a coroa sagrada.
Então, tomarás o óleo da unção e lho derramarás sobre a cabeça; assim o ungirás.
Farás, depois, que se cheguem os filhos de Arão, e os vestirás de túnicas,
e os cingirás com o cinto, Arão e seus filhos, e lhes atarás as tiaras, para que tenham o sacerdócio por estatuto perpétuo, e consagrarás Arão e seus filhos.
Farás chegar o novilho diante da tenda da congregação, e Arão e seus filhos porão as mãos sobre a cabeça dele.
Imolarás o novilho perante o Senhor, à porta da tenda da congregação.
Depois, tomarás do sangue do novilho e o porás com o teu dedo sobre os chifres do altar; o restante do sangue derramá-lo-ás à base do altar.
Também tomarás toda a gordura que cobre as entranhas, o redenho do fígado, os dois rins e a gordura que está neles e queimá-los-ás sobre o altar;
mas a carne do novilho, a pele e os excrementos, queimá-los-ás fora do arraial; é sacrifício pelo pecado.
Depois, tomarás um carneiro, e Arão e seus filhos porão as mãos sobre a cabeça dele.
Imolarás o carneiro, e tomarás o seu sangue, e o jogarás sobre o altar ao redor;
partirás o carneiro em seus pedaços e, lavadas as entranhas e as pernas, pô-las-ás sobre os pedaços e sobre a cabeça.
Assim, queimarás todo o carneiro sobre o altar; é holocausto para o Senhor, de aroma agradável, oferta queimada ao Senhor.
Depois, tomarás o outro carneiro, e Arão e seus filhos porão as mãos sobre a cabeça dele.
Imolarás o carneiro, e tomarás do seu sangue, e o porás sobre a ponta da orelha direita de Arão e sobre a ponta da orelha direita de seus filhos, como também sobre o polegar da sua mão direita e sobre o polegar do seu pé direito; o restante do sangue jogarás sobre o altar ao redor.
Tomarás, então, do sangue sobre o altar e do óleo da unção e os aspergirás sobre Arão e suas vestes e sobre seus filhos e as vestes de seus filhos com ele; para que ele seja santificado, e as suas vestes, e também seus filhos e as vestes de seus filhos com ele.
Depois, tomarás do carneiro a gordura, a cauda gorda, a gordura que cobre as entranhas, o redenho do fígado, os dois rins, a gordura que está neles e a coxa direita, porque é carneiro da consagração;
e também um pão, um bolo de pão azeitado e uma obreia do cesto dos pães asmos que estão diante do Senhor.
Todas estas coisas porás nas mãos de Arão e nas de seus filhos e, movendo-as de um lado para outro, as oferecerás como ofertas movidas perante o Senhor.
Depois, as tomarás das suas mãos e as queimarás sobre o altar; é holocausto para o Senhor, de agradável aroma, oferta queimada ao Senhor.
Tomarás o peito do carneiro da consagração, que é de Arão, e, movendo-o de um lado para outro, o oferecerás como oferta movida perante o Senhor; e isto será a tua porção.
Consagrarás o peito da oferta movida e a coxa da porção que foi movida, a qual se tirou do carneiro da consagração, que é de Arão e de seus filhos.
Isto será a obrigação perpétua dos filhos de Israel, devida a Arão e seus filhos, por ser a porção do sacerdote, oferecida, da parte dos filhos de Israel, dos sacrifícios pacíficos; é a sua oferta ao Senhor.
As vestes santas de Arão passarão a seus filhos depois dele, para serem ungidos nelas e consagrados nelas.
Sete dias as vestirá o filho que for sacerdote em seu lugar, quando entrar na tenda da congregação para ministrar no santuário.
Tomarás o carneiro da consagração e cozerás a sua carne no lugar santo;
e Arão e seus filhos comerão a carne deste carneiro e o pão que está no cesto à porta da tenda da congregação
e comerão das coisas com que for feita a expiação, para consagrá-los e para santificá-los; o estranho não comerá delas, porque são santas.
Se sobrar alguma coisa da carne das consagrações ou do pão, até pela manhã, queimarás o que restar; não se comerá, porque é santo.
Assim, pois, farás a Arão e a seus filhos, conforme tudo o que te hei ordenado; por sete dias, os consagrarás.
Também cada dia prepararás um novilho como oferta pelo pecado para as expiações; e purificarás o altar, fazendo expiação por ele mediante oferta pelo pecado; e o ungirás para consagrá-lo.
Sete dias farás expiação pelo altar e o consagrarás; e o altar será santíssimo; tudo o que o tocar será santo.
Isto é o que oferecerás sobre o altar: dois cordeiros de um ano, cada dia, continuamente.
Um cordeiro oferecerás pela manhã e o outro, ao pôr do sol.
Com um cordeiro, a décima parte de um efa de flor de farinha, amassada com a quarta parte de um him de azeite batido; e, para libação, a quarta parte de um him de vinho;
o outro cordeiro oferecerás ao pôr do sol, como oferta de manjares, e a libação como de manhã, de aroma agradável, oferta queimada ao Senhor.
Este será o holocausto contínuo por vossas gerações, à porta da tenda da congregação, perante o Senhor, onde vos encontrarei, para falar contigo ali.
Ali, virei aos filhos de Israel, para que, por minha glória, sejam santificados,
e consagrarei a tenda da congregação e o altar; também santificarei Arão e seus filhos, para que me oficiem como sacerdotes.
E habitarei no meio dos filhos de Israel e serei o seu Deus.
E saberão que eu sou o Senhor, seu Deus, que os tirou da terra do Egito, para habitar no meio deles; eu sou o Senhor, seu Deus." Êxodo 29

       Esta longa exposição da consagração dos Sacerdotes tinha os seus respectivos significados, funções e tipos, como a eliminação do pecado, revestimento de autoridade, santidade e virtudes espirituais e a colocação nas mãos dos sacerdotes oferendas de gratidão.  Desde o primeiro instante, os sacerdotes tinham de ser purificados, dedicados e consagrados ao oficio, para que Deus pudesse receber as sua ofertas pelo povo. Eles seriam mediadores, mas isso não anulava que a sua própria vida estivesse consagrada a Deus, pelo contrário, segundo a grande autoridade que Deus estava a conceder-lhes, maior era a necessidade de que estivesse consagrados a Deus.
       Durante o ritual era entregues três animais a Deus. O primeiro animal sacrificado era o novilho, que representava uma oferta pelo pecado. O segundo animal era o primeiro carneiro, que era uma oferta de louvor e adoração, mas também de enchimento de autoridade, de graça e de dons necessários ao oficio sacerdotal. O terceiro animal sanificado era o segundo carneiro que era o sacrifício de consagração do sacerdote.
       Mas para nós, quais são os princípios que retiramos? Como vimos na Partilha anterior (220), nós através de Cristo somos também sacerdotes, porque temos acesso a Deus. Por isso é importante perceber que esse acesso a Deus por Jesus Cristo, não se trata apenas daquilo que aparentamos ser, ou aquilo que fazemos os outros verem...As veste sacerdotais do capitulo 28 eram importantes e consagradas, mas o sacerdote para exercer a sua função precisava mias do que vestir uma roupa nova, era necessário entregar a sua vida em consagração a Deus. Assim também nós, precisamos mais do que manter uma aparência de consagração, mais do que de uma imagem ou de palavreado que pareçam que somos mulheres consagradas a Deus. O que precisamos primeiramente é sermos purificadas no nosso interior dos nossos pecados, vermos em louvor e adoração a Deus e sermos cheias de autoridade, graça e dons divinos. Esse é um trabalho divino em nós que é invisível, que apenas nós e Deus sabemos..mas que é fundamental para cumprirmos o que Deus tem nós.
      Se a nossa transformação não for de dentro para fora, corremos o risco, de estarmos a enganar os outros e até a nós mesmas, podemos estar a perder tempo com aquilo que menos importa para Deus na nossa vida.
      Ser MaisMulher é ser consagrada a Deus de dentro para fora. 


Sem comentários:

Enviar um comentário