segunda-feira, 4 de novembro de 2019

Partilha 225 - Deus capacita. (Ex 31)

     

     Quando casei, não sabia cozinhar! Enquanto solteira nem tinha pensado da necessidade de aprender a cozinhar para poder casar...apenas percebi essa necessidade quando o meu esposo saiu pela primeira vez, para o trabalho pela manhã, e disse: "Chego para jantar." Foi nesse momento que realizei que não fazia ideia do que apresentar ao meu amado na mesa... desde aquele momento cada refeição era um desafio, principalmente para o meu esposo, pois teve que comer cada comida... que nem eu comia! Apesar da enorme paciência do meu esposo, era uma situação que me incomodava, e provocava em mim um sentimento de incapacidade. Até que comecei a inserir nas minhas longas conversas com Deus, o pedido de sabedoria para cozinhar, para ter bom paladar e conhecer os alimentos que conjugavam bem...foi nesse tempo que Deus ensinou-me que está interessado em todas as áreas da minha vida. 
     Porque é que estou a contar isto? Minha linda MaisMulher, Deus te capacita a cumprir o Seu propósito. Para isso, Deus quer conduzir-te com o Seu Espírito, para cumprir mesmo as coisas mais simples e corriqueiras do dia-a-dia, como ir às compras, educar os filhos, conduzir, cuidar do marido, cumprir com as tarefas do trabalho..etc.  
     Depois de Deus dar a Moisés o projeto do Tabernáculo, dos móveis e dos utensílios necessários, diz-lhe também que daria as pessoas certas para cumprirem tudo como Ele queria.

"Depois falou o SENHOR a Moisés, dizendo: 
Eis que eu tenho chamado por nome a Bezalel, o filho de Uri, filho de Hur, da tribo de Judá,
E o enchi do Espírito de Deus, de sabedoria, e de entendimento, e de ciência, em todo o lavor,
Para elaborar projetos, e trabalhar em ouro, em prata, e em cobre,
E em lapidar pedras para engastar, e em entalhes de madeira, para trabalhar em todo o lavor.
E eis que eu tenho posto com ele a Aoliabe, o filho de Aisamaque, da tribo de Dã, e tenho dado sabedoria ao coração de todos aqueles que são hábeis, para que façam tudo o que te tenho ordenado.
A saber: a tenda da congregação, e a arca do testemunho, e o propiciatório que estará sobre ela, e todos os pertences da tenda; E a mesa com os seus utensílios, e o candelabro de ouro puro com todos os seus pertences, e o altar do incenso; E o altar do holocausto com todos os seus utensílios, e a pia com a sua base; E as vestes do ministério, e as vestes sagradas de Arão o sacerdote, e as vestes de seus filhos, para administrarem o sacerdócio; 
E o azeite da unção, e o incenso aromático para o santuário; farão conforme a tudo que te tenho mandado." Êxodo 31:1-11

      Para cumprir o plano de Deus, teriam de ser artífices cheios do Espirito Santo, ou seja orientados, submissos e sensíveis à voz de Deus. Deus escolheu precisamente cada um que Ele capacitaria para a obra.
      Em primeiro lugar entendemos que quando Deus quer que alguma coisa seja feita, Ele mesmo escolhe quem deve fazer. Deus não escolhe os bons, os dotados ou os excelentes!! Deus escolhe quem está disposto a abdicar da sua própria sabedoria e das suas próprias opiniões, para deixar que seja o Espirito de Deus a dar-lhe sabedoria, entendimento e orientação. Em segundo, no plano de Deus, nunca está apenas uma pessoa a fazer tudo, ou um iluminado que se destaca sobre todos...mas Deus sempre prepara equipas, formando-as com pessoas diferentes, de diferentes áreas para que a perfeição esteja na unidade e não no individual... Deus desenhou o Plano, Moisés recebeu a visão e uma vasta equipa de homens e mulheres deram os materiais, outros fabricaram cada elemento e por fim, ainda outros utilizariam os utensílios. Em terceiro lugar, poderia ser que o construtor da Arca, por exemplo, dissesse: "Acho que a Arca ficava melhor de fosse de cobre, ou de ferro... e tentasse convencer Moisés de o importante era concluir o plano e de que poderiam mudar um pormenor ou outro... mas de imediato o Espírito Santo, entrava em ação, e convencia de que o que estava em "jogo" não era o ponto de vista do artífice, ou do líder, mas a visão e o plano dados por Deus. E assim, tudo seria feito tal e qual o projeto de Deus, por pessoas diferentes, mas que tinham o mesmo Espirito. O plano de Deus apenas é cumprido como Ele quer, quando todos os envolvidos têm o mesmo Espírito Santo. Por último, ficamos com a certeza de que nos planos de Deus, tudo é importante...desde o carpinteiro, ao fabricante do azeite...todos são importantes e considerados pelo Deus Soberano.
       Deus cuida de cada pormenor do plano que Ele tem para ti... e vai capacitar-te com o Seu Espírito Santo, para que o cumpras. Pensar que não és capaz, que não é para ti, que és fraca ou pequena demais para ... não são pensamentos de Deus, porque se tens entregado a tua vida a Deus, se pedes que os sonhos d'Ele sejam os teus, então sem duvida Ele mesmo vai capacitar-te a conseguires. Deus vai levar-te a fazer e a ser o que tu nunca pensaste que conseguirias ou que serias... porque é plano d'Ele e os Seus planos não podem ser frustrados. Se olharmos para a nossa força, para quem somos ou para o que temos, podemos desistir e desfalecer, mas mantendo os olhos no nosso Pai que está nos céus, vamos perceber que não é na nossa força mas na Sua força e no Seu poder.
       Abdica das tuas ideias e opiniões, aceita a diferença dos outros e considera isso uma riqueza, fica rodeada de pessoas que também têm o Espirito Santo, não duvides de que naquilo que Deus quer de ti, Ele vai capacitar-te e alegra-te porque vais cumprir o plano à risca. Quando duvidas de que podes cumprir o plano de Deus, estás a pôr em causa, a ação de Deus na tua vida...Não existe nenhuma área da tua vida que Deus não possa transformar...pensa nisso.
       Ser MaisMulher é receber o plano de Deus, entregar-se ao domínio do Espirito Santo e deixa-lo guiar e capacitar em todos os pormenores.
     
        

Sem comentários:

Enviar um comentário