terça-feira, 28 de maio de 2019

Partilha 202 - Respeito pelos que necessitam.(Ex 22: 25-27)



      Muitas vezes percebemos que os mais fracos vivem na dependência da boa vontade dos poderosos e mais ricos! Aqueles que têm o poder, podem de uma maneira rude e autoritária usar-se da necessidade dos outros. Neste mundo vemos claramente isso em várias áreas da sociedade! Poderíamos mencionar os sistemas que governam este mundo para dar muitos exemplos disso, mas cada uma de nós já consegue lembrar-se de muitos deles!!! 
      Mas no reino de Deus não é assim. O pensamento de Deus é contrário a isso, os mais fortes e ricos devem pensar no bem daqueles que não podem e nem têm. 

"Se emprestares dinheiro ao meu povo, ao pobre que está contigo, não te haverás com ele como um usurário; não lhe imporeis usura (imposto). Se tomares em penhor a roupa do teu próximo, lho restituirás antes do pôr do sol. Porque aquela é a sua cobertura, e o vestido da sua pele; em que se deitaria? Será pois que, quando clamar a mim, eu o ouvirei, porque sou misericordioso.Êxodo 22:25-27
      
     Num comentário resumido, este estatuto queria dizer que "Deus teve uma preocupação especial com os pobres de Israel. Estes não deveriam ficar sujeitos às práticas abusivas dos agiotas e tampouco ter as posses de que necessitavam  para sobreviver confiscados como garantia."
      Mais uma vez Deus garante, que aquele que necessita ao clamar a Deus, será ouvido e atendido o seu pedido. 
      Este estatuto colocaria a todos num mesmo nível de respeito, não invalida que uns tenham mais do que outros, ou que as dívidas tenham de ser pagas! Mas leva-nos a entender que a condição financeira de uma pessoa não lhe dá autoridade para desprezar ou abusar dos que têm menos! 
      Um outro aspecto interessante é que Deus não permite que o essencial para viver seja tirado ao outro, mesmo que ele seja devedor! Apesar do seu débito, tem o direito ao essencial para uma vida com dignidade. Como seria incrível se estes princípios regessem todas as sociedades deste mundo!!!
      Mas para nós hoje, este estatuto alerta-nos a ser mulheres misericordiosas, que não se exaltam por aquilo que têm e nem oprimem outros por causa do que eles lhes devem. Por outro lado, se estamos no lado do devedor e estamos a ser oprimidas por causa das dívidas...Deus dá-nos uma palavra de conforto, dizendo que Ele será misericordioso e nos ouvirá. 
      Ser MaisMulher é dentro da injustiça e da crueldade, querer manifestar Deus e destacar-se, na sua compaixão e justiça! 


      
        

Sem comentários:

Enviar um comentário