terça-feira, 21 de maio de 2019

Partilha 200 - Apenas Deus. (Ex 22:20)


         
     Adorar alguma coisa é dar-lhe tanta importância que o colocamos em primeiro lugar. Adorar a Deus é colocá-lo em primeiro lugar e dar-lhe a primazia da nossa vida. Quando verdadeiramente adoramos a Deus percebemos que nada e nem ninguém merece tal coisa, uma vez que adorar a Deus, desencadeia para a nossa vida tamanha paz e libertação que nenhuma outra atitude dá. Quando adoramos a Deus, estamos a cumprir o propósito para o qual fomos criadas, para adorar o nosso Criador. 
     Deus alertou o povo que a adoração deveria ser dada unicamente a Ele:

"O que sacrificar aos deuses, e não só ao Senhor, será morto." Êxodo 22:20


       Em primeiro é importante perceber o que é sacrifício ou sacrificar: 
       "O sacrifício ou sacrificar,  é o ato essencial do culto exterior. É uma oração em ação, é uma ação simbólica que torna eficazes os sentimentos interiores do ofertante e a resposta que Deus dá. É algo comparável às ações simbólicas dos profetas. 
        Pelos ritos sacrificiais, o dom para Deus é aceito, a união com Deus é mágica: é essencial que a ação exterior exprima os sentimentos verdadeiros do ofertante e encontre as disposições benevolentes de Deus. Na falta disto, o sacrifício não é mais um ato de religião (tentar unir-se com Deus)"1.
        No contexto cultural destes estatutos divinos, os sacrifícios aos deuses dos outros povos eram macabros, perversos e sem limites. Desde auto- flagelação, urgias, queimar os seus filhos, etc. O Deus de Israel nunca pediu tais sacrifícios aos seus filhos, até porque considerava-os ofensivos à Sua divindade e à Sua Santidade. 
        Por tudo isto, Deus condena adorar ou sacrificar aos outros deuses,  porque seriam sacrifícios sem resultado, seriam apenas de sofrimento ao adorador, porque o adorado nada podia fazer em favor do homem. Por toda a Escritura vemos Deus condenar o sacrificar a outros deuses, porque o interesse de Deus é ver o Homem colher o bem, e sacrificar a outros deuses não traria nada de bom. 
        Por outro lado, sacrificar a Deus, ou seja, fazer ofertas de animais e de alimentos, consoante o tipo de sacrifício, era o plano que Deus tinha para que o povo pudesse simbolicamente reconhecer os seus pecados, e poder ser purificado deles e we manifestar gratidão a Deus. Eram gestos simbólicos sem dor ou sofrimento para o homem, preparando o povo para a vinda de Jesus Cristo, que se entregaria Ele mesmo em favor da Humanidade, pagando os pecados e dando liberdade a todo o que crê. Sem dor para o Homem, apenas recebendo a libertação pelo arrependimento dos seus pecados e pela fé em Jesus. 
       O princípio  divino por detrás deste estatuto é o amor divino, porque não queria ver o povo enganado a cometer atos até absurdos, diante de deuses falsos que nada podem fazer...perdendo o privilégio de receber a recompensa do Deus verdadeiro. 
       Hoje o sacrificio que entregamos a Deus é a nossa própria vida, quando com a razão e com o coração entramos na Sua presença e  O adoramos, dando-lhe louvor, obediência e reverência. Por sua vez, Ele nos enche e satisfaz nos fazendo experimentar a Sua boa, perfeita e agradável vontade. (Romanos 12:1,2) 
       Apenas a Deus a nossa vida, porque mais nada nem ninguém vale a pena tal entrega! Porque apenas Deus recompensa aos Seus filhos! Porque apenas Ele nos amou primeiro e apenas Ele foi o nosso Criador. 
      Ser MaisMulher é adorar apenas a Deus, dando-lhe o primeiro lugar, porque ela é completa unicamente quando assim o faz.

















1 -VAUX, Roland. Instituições de Israel no Antigo Testamento. São Paulo: Teológica, 2003.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário