segunda-feira, 13 de maio de 2019

Partilha 196 - Não Roubar (Ex 22)

Imagem retirada de https://www.bibliatodo.com

          Os dez mandamentos estão agora a ser esmiuçados...Deus está a tratar cada um deles com exemplos para que o povo soubesse bem praticar a Lei de Deus. Hoje estaremos a ler acerca do mandamento "Não roubar".
     
"Se alguém furtar boi ou ovelha, e o degolar ou vender, por um boi pagará cinco bois, e pela ovelha quatro ovelhas. Se o ladrão for achado roubando, e for ferido, e morrer, o que o feriu não será culpado do sangue. Se o sol houver saído sobre ele, o agressor será culpado do sangue; o ladrão fará restituição total; e se não tiver com que pagar, será vendido por seu furto. Se o furto for achado vivo na sua mão, seja boi, ou jumento, ou ovelha, pagará o dobro. Se alguém fizer pastar o seu animal num campo ou numa vinha, e largá-lo para comer no campo de outro, o melhor do seu próprio campo e o melhor da sua própria vinha restituirá. Se irromper um fogo, e pegar nos espinhos, e queimar a meda de trigo, ou a seara, ou o campo, aquele que acendeu o fogo totalmente pagará o queimado. Se alguém der ao seu próximo dinheiro, ou bens, a guardar, e isso for furtado da casa daquele homem, o ladrão, se for achado, pagará o dobro. Se o ladrão não for achado, então o dono da casa será levado diante dos juízes, a ver se não pôs a sua mão nos bens do seu próximo.
Sobre todo o negócio fraudulento, sobre boi, sobre jumento, sobre gado miúdo, sobre roupa, sobre toda a coisa perdida, de que alguém disser que é sua, a causa de ambos será levada perante os juízes; aquele a quem condenarem os juízes pagará em dobro ao seu próximo. Se alguém der a seu próximo a guardar um jumento, ou boi, ou ovelha, ou outro animal, e este morrer, ou for dilacerado, ou arrebatado, ninguém o vendo, Então haverá juramento do Senhor entre ambos, de que não pôs a sua mão nos bens do seu próximo; e seu dono o aceitará, e o outro não o restituirá. Mas, se de fato lhe tiver sido furtado, pagá-lo-á ao seu dono. Porém se lhe for dilacerado, trá-lo-á em testemunho disso, e não pagará o dilacerado. E se alguém pedir emprestado a seu próximo algum animal, e for danificado ou morto, não estando presente o seu dono, certamente o pagará. Se o seu dono estava presente, não o pagará; se foi alugado, será pelo seu aluguel." Êxodo 22:1-15

           Moisés e o povo recebem agora os estatutos acerca de quem rouba e de quem é roubado. Faz uma diferença entre quem rouba e quem perde alguma coisa de outro sem intenção. Mas o grande principio que fica deste texto é claro para o povo e para nós hoje, que é que quem rouba tem de restituir tudo e em certos casos até tem de restituir em dobro, mas nunca é perdoado o roubo a quem o faz consciente do seu pecado.
          Conseguimos compreender o coração de Deus, em relação a este tema, de uma maneira muito clara. Deus não quer que roubem, nem que seja o espaço no campo de outro. Roubar não faz parte do plano de Deus em nenhum momento,  e nenhuma circunstancia! Porque é que Deus iria permitir o roubo a seus filhos? Jamais seria possível que o dono de todas as coisas permitiria tal pecado. Porque quem tem Deus na sua vida, quem pertence a Ele, não precisa de roubar nada a ninguém, mas confiar que Deus lhe dá tudo o que ele necessita a cada dia.
         Por detrás do roubo, estão sentimentos contrários aos de Deus, como invejar o que o outro tem, ou querer ter sem esforço! Isto são motivações que não veem de Deus, por isso Deus condena o roubo. Não somente pelo roubo em si, mas por causa do que motiva ao roubo! Quando alguém rouba alguma coisa revela que o seu coração está cheio de sentimentos e emoções contrárias a Deus.
         Quem rouba manifesta a sua falta de temor e perde mais um pouco da essência de Deus.
         Gostaria de ir um pouco mais além acerca deste principio, e pensar em roubos que não são materiais... roubos que não podem ser restituídos! Muitas vezes ouço expressões como: "Roubou-me a liberdade...", ou "Roubou-me a paz"... ou "Roubou os meus sonhos". São roubos que afetam a alma humana e que podem acontecer por diversos motivos e diferentes pessoas, mas as motivações são sempre as mesmas, inveja, egoísmo, preguiça... Em todo o caso, ainda que o ladrão que comete este tipo de roubos não pode restituir esta coisas, Deus pode restituir a cada uma de nós tudo o que foi roubado de dentro da nossa alma. Deus supre e satisfaz todas as nossas perdas e restitui o necessário para nos tornarmos de novo completas e sem falta de nada. Deus ajuda-nos a superar cada perca e a ter maturidade para receber a restituição de Deus.
         Ser MaisMulher é planear as suas atitudes sem sequer pensar em roubar algo...porque ela sabe que Deus lhe dá tudo o que necessita e ela tem o seu coração guardado de motivações contrárias a Deus.


Sem comentários:

Enviar um comentário