quarta-feira, 1 de maio de 2019

Partilha 195 - Os estatutos levam-nos a querer estudar mais! (Ex 21 fim)


        Muitas vezes tenho ouvido de cristãos que quando chegam à leitura de leis e estatutos na Bíblia, parece que veem um Deus mau ou que é cruel! Por isso entendo o quão importante é esta parte do Êxodo para conhecermos um pouco melhor o nosso Deus e os Seus princípios.
       Para quem está a acompanhar as partilhas do Êxodo, sabe que estamos mesmo a ver os estatutos que Deus deu ao povo para que enquanto nação respeitassem. Porque nenhum povo que quer viver ordeiro, pode ignorar a necessidade de ter juízes e punições adequadas aos crimes. 
Hoje veremos as leis acerca dos homicídios voluntários e involuntários. 

"Quem ferir alguém, de modo que este morra, certamente será morto. Porém se lhe não armou cilada, mas Deus lho entregou nas mãos, ordenar-te-ei um lugar para onde fugirá. Mas se alguém agir premeditadamente contra o seu próximo, matando-o à traição, tirá-lo-ás do meu altar, para que morra. O que ferir a seu pai, ou a sua mãe, certamente será morto. E quem raptar um homem, e o vender, ou for achado na sua mão, certamente será morto. E quem amaldiçoar a seu pai ou a sua mãe, certamente será morto. E se dois homens pelejarem, ferindo-se um ao outro com pedra ou com o punho, e este não morrer, mas cair na cama, Se ele tornar a levantar-se e andar fora, sobre o seu bordão, então aquele que o feriu será absolvido; somente lhe pagará o tempo que perdera e o fará curar totalmente. Se alguém ferir a seu servo, ou a sua serva, com pau, e morrer debaixo da sua mão, certamente será castigado; Porém se sobreviver por um ou dois dias, não será castigado, porque é dinheiro seu. Se alguns homens pelejarem, e um ferir uma mulher grávida, e for causa de que aborte, porém não havendo outro dano, certamente será multado, conforme o que lhe impuser o marido da mulher, e julgarem os juízes. Mas se houver morte, então darás vida por vida, Olho por olho, dente por dente, mão por mão, pé por pé, Queimadura por queimadura, ferida por ferida, golpe por golpe. E quando alguém ferir o olho do seu servo, ou o olho da sua serva, e o danificar, o deixará ir livre pelo seu olho. E se tirar o dente do seu servo, ou o dente da sua serva, o deixará ir livre pelo seu dente. E se algum boi escornear homem ou mulher, que morra, o boi será apedrejado certamente, e a sua carne não se comerá; mas o dono do boi será absolvido. Mas se o boi dantes era escorneador, e o seu dono foi conhecedor disso, e não o guardou, matando homem ou mulher, o boi será apedrejado, e também o seu dono morrerá. Se lhe for imposto resgate, então dará por resgate da sua vida tudo quanto lhe for imposto, Quer tenha escorneado um filho, quer tenha escorneado uma filha; conforme a este estatuto lhe será feito. Se o boi escornear um servo, ou uma serva, dar-se-á trinta siclos de prata ao seu senhor, e o boi será apedrejado. Se alguém abrir uma cova, ou se alguém cavar uma cova, e não a cobrir, e nela cair um boi ou um jumento, O dono da cova o pagará; pagará em dinheiro ao seu dono, mas o animal morto será seu. Se o boi de alguém ferir o boi do seu próximo, e morrer, então se venderá o boi vivo, e o dinheiro dele se repartirá igualmente, e também repartirão entre si o boi morto. Mas se foi notório que aquele boi antes era escorneador, e seu dono não o guardou, certamente pagará boi por boi; porém o morto será seu." Êxodo 21:12-36

     Quando lemos estes estatutos podem parecer-nos sempre violentos e extremos, mas digo parecem-nos porque eles só devem ser analisados colocando os óculos do contexto cultural da época. 
     VEJAMOS, estas leis são com frequência indicadas como as mais sangrentas e impiedosas do Antigo Testamento, principalmente porque de toda a leitura, o que mais fica na memória é "olho por olho, dente por dente...". Mas este estatuto trata-se da Lei de Talião (Lex Talionis), que aparece no Código de Hamurabi, que é o código mais antigo que se conhece ( 2285 a 2242 a.C império Babilónico). Muitos estudiosos chamam a esta lei de lei da retribuição direta, pretende ser uma lei de misericórdia ao contrário do que é muitas vezes entendido. Quer isto dizer que a pena não deve ser maior do que a agressão causou. Isto no contexto cultural é revolucionário, porque as outras culturas não mediam assim as situações, mas de uma maneira até "macabra" e sem qualquer tipo de piedade com penalizações que eram dadas. Além disso, esta era uma lei dada aos juízes para poderem aplicar diante de um método publico. Não eram estatutos para relacionamentos privados, nem para resolver dissensões entre particulares, eram regras para serem seguidas pelos juízes, por isso nunca dá a indivíduo particular o direito de se vingar ou de retaliar. 
     Por incrível que pareça, o grande objetivo desta lei era diminuir a violência no meio do povo.  Também é verdade que não aconteceu exatamente isso, mas quando Jesus fala sobre esta lei, Ele leva o povo a superar tudo com o perdão e com a misericórdia. Em Mateus 5:38-41, Jesus diz: 
"Ouvistes que foi dito: Olho por olho, e dente por dente. Eu, porém, vos digo que não resistais ao mau; mas, se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra; E, ao que quiser pleitear contigo, e tirar-te a túnica, larga-lhe também a capa; E, se qualquer te obrigar a caminhar uma milha, vai com ele duas."
    Jesus nao está a contradizer as escrituras, Ele está a interpretar o principio que é a misericórdia e o amor. 
    Sobre isto,  Passo a citar William Barclay sobre este assunto: "É verdade que esta lei era uma lei misericordiosa; é verdade que devia ser aplicada pelo juiz e não ficava entregue ao arbítrio do indivíduo como particular; é verdade que nunca foi aplicada de modo literal; é verdade que ao mesmo tempo ia acompanhada por expressões de uma autêntica misericórdia. Mas Jesus falou daquela lei, porque a vingança, por mais controlada e restringida que seja, não tem lugar na vida cristã."1
    Jesus acentuou o que o Antigo Testamento também ensina em outras partes, tais como:

 "Não digas: vingar-me-ei." Não digas: Como ele me fez a mim, assim lhe farei a ele".          "Quando cair o teu inimigo, não te alegres". "Se o que este aborrece tiver fome, dá-lhe ao para comer; e se tiver sede, dá-lhe água para beber" (Provérbios 20:22;24:29,17;25:21,22)    "Não te vingarás nem guardarás ira contra os filhos do teu povo; mas amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o Senhor."(Levítico 19:18)
Dê a sua face ao que o fere; farte-se de afronta. (Lamentações 3:30)

   Para nós, nesta partilha, o que temos de retirar, são os princípios que regem estes estatutos, que são a justiça e a misericórdia. Justiça porque tinha de haver punição, mas todo ser humano deve ser tratado com misericórdia. 
    Percebemos que para entender a Palavra de Deus por vezes temos de compara-la com outros textos dela mesma, perceber o contexto em que foi escrita e qual os objectivos de Deus no texto.
    Ser MaisMulher é investigar, dedicar-se à leitura e estudo da Bíblia para poder compreende-la dentro do seu contexto. Assim poder aprender mais de Deus. 
     






1 William Barclay, Comentário de Mateus, p.178.

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