terça-feira, 1 de setembro de 2015

Partilha 114 - Tesouros são para serem protegidos e preservados!


        A nossa vida e tudo o que a compõe, ou seja, tudo o que construímos até aqui, constitui o nosso tesouro. Muitas são as lágrimas, as gotas de suor, o esforço, a luta....para sermos quem somos, para termos o que temos e estarmos onde estamos...não me refiro apenas a bens materiais, mas a coisas muito mais importantes do que isso, refiro-me à nossa família, aquilo que já conseguimos fazer pelo nosso coração, às coisas que já conseguimos eliminar, às lições que aprendemos e que servem proteção ao nosso futuro... são o que somos, são os nossos tesouros. 
        Infelizmente, às vezes, colocamos tudo a perder, apenas por falta de cuidado ou de sabedoria...
        Antes demais quero ler convosco uma passagem da Bíblia, que conta um episódio infeliz de um rei chamado Ezequias:
"Por aquela altura, o rei da Babilónia, Merodac-Baladan, filho de Baladan, ao ouvir dizer que Ezequias tinha estado doente, enviou-lhe embaixadores com uma carta e presentes. Ezequias deu as boas-vindas aos mensageiros e mostrou-lhes o palácio em que guardava os objetos de valor: a prata e o ouro, os perfumes e os unguentos. Mostrou-lhes ainda o local em que estava o arsenal de guerra e tudo o que havia nos seus depósitos. Não havia nada de valor que Ezequias não lhes mostrasse, tanto no seu palácio como em todos os seus domínios. Então o profeta Isaías foi ter com o rei Ezequias e perguntou-lhe: «De onde é que vieram esses homens e que é que te disseram?» Ezequias respondeu: «Vieram de muito longe, da Babilónia!» Isaías perguntou-lhe ainda: «O que é que eles viram no teu palácio?» Ezequias respondeu: «Viram todo o meu palácio. Mostrei-lhes tudo o que havia nos meus tesouros.» Então Isaías disse a Ezequias: «Escuta com atenção a sentença do Senhor“Um dia virá em que tudo o que tens no teu palácio e quanto os teus predecessores entesouraram, será levado para a Babilónia. Não ficará aqui, diz o SenhorInclusivamente, hão de levar alguns dos teus próprios descendentes, para os fazer eunucos ao serviço do rei no palácio da Babilónia.”» Ezequias respondeu a Isaías: «É uma boa notícia que me dás da parte do Senhor.» É que ele pensava para consigo: «Assim enquanto eu viver, haverá paz e segurança.» O resto da história de Ezequias, os seus feitos e as suas façanhas, a construção do reservatório e do aqueduto, com o qual levou água a toda a cidade de Jerusalém, está tudo escrito no livro das Crónicas dos Reis de JudáQuando Ezequias morreu, sucedeu-lhe no trono o seu filho Manassés.
II Reis 20.12-21 (BPT)

          O Rei Ezequias tinha acabado de receber um grande milagre na sua vida, no meio de uma enfermidade, Deus o curou e lhe deu a oportunidade de viver mais um tempo. O seu grande conselheiro era o profeta Isaias, que estava sempre do seu lado a tentar que ele permanecesse na direção de Deus, às vezes conseguia outras não! Naquele tempo, o império Assírio era a grande potência mundial mas a Babilónia começava a dar os seus primeiros paços estratégicos para crescer. Quando o rei babilônico soube que o rei Ezequias estava doente enviou-lhe presentes e cartas, uma maneira subtil de ter acesso ao palácio. Quando Ezequias os recebeu, ficou ingenuamente comovido...recebeu aqueles homens de tal maneira que lhes mostrou tudo quanto havia no palácio, nada deixou de mostrar, as riquezas, as salas, as forças defensivas e mais ainda, sem segredos! Não sabemos se era para orgulhar-se ou para exibir-se, ou simplesmente para ser acolhedor, uma coisa temos a certeza, não houve nada que ele não lhes mostrasse. Quando Isaias viu aqueles homens sair do palácio  perguntou ao Rei quem eram e o que tinha acontecido, Ezequias contou-lhe e no mesmo momento Deus revela a Ezequias através da palavra de Isaias que aqueles homens que tinham acabado de ver tudo no palácio seriam os grandes inimigos da nação e iriam ser eles a levar, destruir e usufruir de tudo quanto tinham visto.É verdade que tudo isso aconteceu anos depois de Ezequias, já ele tinha morrido, mas o que ele fez deve levar-nos a refletir.
         Temos de ser sábias na escolha das nossas amizades, temos de perceber que nem todas as pessoas devem ter acesso à nossa intimidade, que os nossos tesouros devem ser guardados e preservados...abrir a "pestana" ao facto de que a nossa casa, a nossa família, o nosso coração, são os maiores bem que temos e por isso não são para que toda agente opine ou entre de maneira tal, a arrombar a nossa intimidade. Às vezes, nós apenas queremos ser simpáticas, mas acabamos por perder o controle da situação, e quando vimos já mostramos todos os tesouros da nossa vida, tudo o que faz parte de nós e todas as nossas proteções de maneira a que ficamos desprotegidas e vulneráveis à vontade alheia...não sei se me faço entender! Ouço muitas vezes dizer: "Ela é assim mas quando eu precisei foi ela que me ajudou e agora não posso afastar-me" Como Ezequias, que ficou tão sensibilizado com a visita daquelas pessoas que lhes mostrou tudo. Gratidão não implica falta de sabedoria! Estamos a ser inocentes ou imprudentes? Quando a pessoa é verdadeira e sincera no apoio que nos dá, ela não quer que fiquemos com o sentimento de divida, nem controlar o que não lhe pertence. Devemos ser sinceras com as pessoas e conseguir dizer: "Hoje não podes vir cá casa, estou com a minha família" ou dizer "Se é para falar de outras pessoas ou de assuntos menos edificantes, não adianta conversarmos, porque eu estou a esforçar-me por ser diferente" ou ainda "Eu sou tua amiga, e se precisares estou aqui, mas não posso permitir que digas isso" ou talvez "Isso é entre mim e o meu marido e estamos a resolver os dois com Deus". Não há nada que valha a pena a destruição das nossas muralhas, porque para derrubar basta apenas pouco tempo, mas depois para reconstruir é doloroso e pode levar muito tempo. Devemos pedir a Deus boas amizades, não termos medo de ficar sozinhas e por isso aceitarmos que qualquer uma entre na nossa vida, porque se pedirmos boas amizades, Deus vai enviar, não duvidem, pessoas sinceras, sem esquemas e sem segundas intenções. Não se esqueçam que à pessoas que se alimentam da vida dos outros, porque a delas, elas mesmas tiraram-lhes o sabor.  
          Por outro lado, nao são só pessoas físicas que estão a entrar e a roubar os nossos tesouros, a invadir as nossas fortalezas...mas a televisão, a internet, ou seja estamos a abrir as portas da nossa intimidade a coisas que estão a destruí-la...Telefones que destroem o dialogo na família, televisões que obstruem a imaginação dos nossos filhos, modas que nos impedem de ser quem somos, estes são os nossos inimigos invisíveis mas que estão a entrar sorrateiramente sem notarmos! Da nossa parte, temos de lhes colocar limites também, porque ainda somos nós as donas do nosso palácio, e os nossos tesouros, a nossa artilharia são apenas para quem nós deixamos. 
          Em relação a isto teria muito mais para partilhar, mas mulheres inteligentes como somos, já percebemos que este é um assunto grave demais para ficarmos inertes. Mas não posso de deixar de falar da comparação que Jesus fez com o Reino de Deus:
 "Também o reino dos céus é semelhante a um tesouro escondido num campo, que um homem achou e escondeu; e, pelo gozo dele, vai, vende tudo quanto tem, e compra aquele campo. " Mateus 13.44
            Apesar de que Jesus estava a falar que a Salvação é o maior tesouro que temos e tudo o resto perde a importância diante disso, por isso devemos fazer de tudo para permanecermos nela, Jesus também está a ensinarmos o principio da preservação, que como mulheres sábias devemos saber preservar o que realmente é importante. 
           Ser Mais Mulher é saber escolher com sabedoria quem tem acesso à sua intimidade, porque ela sabe ser a guardiã dos seus tesouros e está atenta às armadilhas astutas. Eunice Pocinho




       

Sem comentários:

Enviar um comentário