quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Partilha 116 - Jonas e nós! Cuidadas para cuidar! II parte.

        
       
Quando nos focamos demasiados nos outros esquecemo-nos de nós mesmas, mas por outro lado, se ficamos centradas em nós mesmas, menosprezamos os outros! Para a resolução deste dilema são necessários o equilíbrio e sensibilidade ao que que Deus quer para nós. Sem querer dar muito a minha opinião acerca do que está a acontecer a nível politico/social na Europa, em relação aos refugiados, durante muito tempo criamos auto-defesas contra alguns países, com muita dificuldade é que cidadãos não europeus conseguiam residir na Europa, de repente, um peso na consciência, oriundo não sabemos de onde, faz com que os governos mais fechados abram as portas a centenas de cidadãos não europeus...uma falta de equilíbrio e de sensibilidade ao que realmente seria necessário fazer!
        Quanto a nós, mulheres do dia a dia, temos de aprender a manter o equilíbrio nesta situação, é impossível ser-se feliz sem cuidar de si mesma, mas por outro lado, ninguém se sente realizado se não der de si aos outros.
        Na Bíblia, quando encontramos Deus a escolher uma nação para dela vir o Salvador do mundo, Jesus Cristo, podemos perceber que o desejo de Deus para Israel era que ele cuidassem de si com muito cuidado, em todas as áreas, deu-lhes leis que os protegiam a nível da saúde, em relação à moralidade, em relação à sua proteção física e em realçado à vida espiritual. (Livro de Levítico). Mas, por outro lado, vimos Deus a ensinar este povo a pensar nos outros, não somente na forma como receberiam os estrangeiros, mas também conforme vamos avançando na revelação divina, percebemos claramente que Deus queria que o povo fosse a todas as nações e levasse o todos os possíveis a grande mensagem da Salvação. No Novo Testamento compreendemos bem este equilíbrio no propósito de Deus entre cuidar de si e não deixar de cuidar dos outros. Mas, no Antigo Testamento, esta também é uma verdade, percebemos isso num livro muito conhecido e ao mesmo tempo muito polémico, entre os estudiosos da Bíblia, que é o Livro de Jonas.
        Provavelmente Jonas foi um profeta que viveu em Israel no reinado de um rei chamado Jeroboão II, em que apesar de o povo começar a fugir do plano de Deus, havia prosperidade material naquele reino, e o povo nem pensava que a Assíria viesse um dia a domina-los, mas uma cidade estava a engrandecer-se Nínive, capital da Assíria. Era um povo perverso, violento cheio de deuses falsos e que não olhava a meios para conquistar os seus fins! O Livro de Jonas relata um episódio da vida do profeta Jonas, e que ensina-nos muito acerca do cuidado que devemos ter conosco, o cuidado que devemos ter pelos outros e principalmente o equilíbrio que Deus nos ensina nesta matéria. sim como Jonas aprendeu, também Deus quer ensinar-nos a sermos mulheres cuidadas e cuidadosas...

 "A palavra do Senhor veio a Jonas, filho de Amitai com esta ordem: "Vá depressa à grande cidade de Nínive e pregue contra ela, porque a sua maldade subiu até a minha presença".
Mas Jonas fugiu da presença do Senhor, dirigindo-se para Társis. Desceu à cidade de Jope, onde encontrou um navio que se destinava aquele porto. Depois de pagar a passagem, embarcou para Társis, para fugir do Senhor. O Senhor, porém, fez soprar um forte vento sobre o mar, e caiu uma tempestade tão violenta que o barco ameaçava arrebentar-se. Todos os marinheiros ficaram com medo e cada um clamava ao seu próprio deus. E atiraram as cargas ao mar para tornar mais leve o navio. Enquanto isso, Jonas, que tinha descido para o porão e se deitado, dormia profundamente. O capitão dirigiu-se a ele e disse: "Como você pode ficar aí dormindo? Levante-se e clame ao seu deus! Talvez ele tenha piedade de nós e não morramos". Então os marinheiros combinaram entre si: "Vamos tirar sortes para descobrir quem é o responsável por esta desgraça que se abateu sobre nós". Tiraram sortes, e a sorte caiu sobre Jonas. Por isso lhe perguntaram: "Diga-nos, quem é o responsável por esta calamidade? Qual é a sua profissão? De onde você vem? Qual é a sua terra? A que povo você pertence? " Ele respondeu: "Eu sou hebreu, adorador do Senhor, o Deus dos céus, que fez o mar e a terra". Com isso eles ficaram apavorados e perguntaram: "O que foi que você fez? ", pois sabiam que Jonas estava fugindo do Senhor, porque ele já lhes tinha dito. Visto que o mar estava cada vez mais agitado, eles lhe perguntaram: "O que devemos fazer com você, para que o mar se acalme? " Respondeu ele: "Peguem-me e joguem-me ao mar, e ele se acalmará. Pois eu sei que é por minha causa que esta violenta tempestade caiu sobre vocês". Ao invés disso, os homens se esforçaram ao máximo para remar de volta à terra. Mas não conseguiram, porque o mar tinha ficado ainda mais violento. Então eles clamaram ao Senhor: "Senhor, nós suplicamos, não nos deixes morrer por tirarmos a vida deste homem. Não caia sobre nós a culpa de matar um inocente, porque tu, ó Senhor, fizeste o que desejavas". Então, pegaram Jonas e o lançaram ao mar enfurecido, e este se aquietou. Ao verem isso, os homens adoraram ao Senhor com temor, oferecendo-lhe sacrifício e fazendo-lhe votos. Preparou, pois, o Senhor um grande peixe, para que tragasse a Jonas; e esteve Jonas três dias e três noites nas entranhas do peixe."
 Jonas 1.1-17


       O problema começou quando uma grande tempestade levantou-se durante aquela viagem e os tripulantes começaram a desesperar, e com medo, cada uma clamava ao seu deus, mas nada os ajudava. Estranhamente vão dar com Jonas a dormir...Não podemos pensar que sair do plano que Deus tem para nós, não vai trazer-nos consequências, porque se pensarmos isso, estamos muito enganadas, não somente traz consequências sobre nós, como para todos aqueles que nos rodeiam...É interessante perceber que cada um clamava ao seu deus e Jonas que servia ao Deus verdadeiro, que era o único que podia acalmar aquela tempestade, em nenhum momento clamou a Deus, mesmo depois de ter sido acordado e de lhe ter sido pedido para fazê-lo. 

       Um parênteses, naquele tempo, a existência de um Deus superior a tudo e todos, nunca era posta em causa, mesmo aqueles que não eram Israelitas, sabiam que nada acontecia por acaso, que se estavam numa tempestade tinham de pedir para que a tempestade acalmasse...hoje as pessoas preferem fingir que Deus não existe e encontrar outras respostas mais complicadas para o que está a acontecer, mas a boa noticia é que não é porque muitos não queiram aceitar a existência de Deus, que Ele deixa de existir, Ele é real e nada muda isso. Este episódio da história, também torna-se muito atual, quando percebemos que cada um clamava ao seu deus para ver qual era o que fazia alguma coisa...é como hoje, que existe uma ideia errada de que o importante é ter fé, seja no que for, ou que o importante é confessar, que as coisas acontecem...isto é mentira, o importante não é ter fé, mas em quem temos colocada a nossa fé. Se ela está num objeto, num homem, num santo(a), no dinheiro, em nós mesmas…ela é inutil, porque a nossa fé só produz efeito quando ela está no único que tem poder para acalmar a tempestade, para mudar situaçoes, em Jesus Cristo, o Deus Connosco. 
       Jonas era o único naquele barco que podia mudar a situação  e ajudar-se a si mesmo e ao outros, mas Jonas não estava bem consigo mesmo, nem estava totalmente voltado para Deus, por isso ele ficou incapaz de ajudar os outros, por isso pediu que o mandassem para o mar. 
      Quanto mais obedientes somos mais maturidade temos para enfrentar as tempestades da vida e podermos ajudar os outros, mas, se ficarmos inertes aos desafios de Deus, quando chegar a altura em que os outros contam connosco, não vamos conseguir, porque nós mesmas precisamos de restauração.
      Quando Jonas caiu no mar, todos pensavam que era o fim, acho que até o próprio Jonas pensava, mas a surpresa é o grande peixe que Deus envia para engolir Jonas e manter-lo vivo dentro dele três dias e três noites. Aquele peixe foi a prova viva da misericórdia de Deus, e mais, do Seu amor incondicional. Mais uma vez, digo, Deus não desiste de quem ama. 
     Ser Mais Mulher é estar no caminho certo, bem consigo mesma para poder ajudar os que a rodeiam, ela é cuidada para cuidar. Eunice Pocinho
          

Sem comentários:

Enviar um comentário