terça-feira, 15 de setembro de 2015

Partilha 115 - Jonas e nós

     


      Jonas, o profeta que foi desafiado por Deus e fez tudo para ignorar isso. Quantas de nós somos desafiadas a certas coisas, mas não queremos aceitar por que é doloroso, ou porque mexe com as nossas vontades, por isso quero partilhar convosco nos próximos dias, o Livro de Jonas, e tudo o que este livro tem falado comigo.
      Vamos ler o Capitulo 1:
"A palavra do Senhor veio a Jonas, filho de Amitai com esta ordem: "Vá depressa à grande cidade de Nínive e pregue contra ela, porque a sua maldade subiu até a minha presença".
Mas Jonas fugiu da presença do Senhor, dirigindo-se para Társis. Desceu à cidade de Jope, onde encontrou um navio que se destinava aquele porto. Depois de pagar a passagem, embarcou para Társis, para fugir do Senhor. O Senhor, porém, fez soprar um forte vento sobre o mar, e caiu uma tempestade tão violenta que o barco ameaçava arrebentar-se. Todos os marinheiros ficaram com medo e cada um clamava ao seu próprio deus. E atiraram as cargas ao mar para tornar mais leve o navio. Enquanto isso, Jonas, que tinha descido para o porão e se deitado, dormia profundamente. O capitão dirigiu-se a ele e disse: "Como você pode ficar aí dormindo? Levante-se e clame ao seu deus! Talvez ele tenha piedade de nós e não morramos". Então os marinheiros combinaram entre si: "Vamos tirar sortes para descobrir quem é o responsável por esta desgraça que se abateu sobre nós". Tiraram sortes, e a sorte caiu sobre Jonas. Por isso lhe perguntaram: "Diga-nos, quem é o responsável por esta calamidade? Qual é a sua profissão? De onde você vem? Qual é a sua terra? A que povo você pertence? " Ele respondeu: "Eu sou hebreu, adorador do Senhor, o Deus dos céus, que fez o mar e a terra". Com isso eles ficaram apavorados e perguntaram: "O que foi que você fez? ", pois sabiam que Jonas estava fugindo do Senhor, porque ele já lhes tinha dito. Visto que o mar estava cada vez mais agitado, eles lhe perguntaram: "O que devemos fazer com você, para que o mar se acalme? " Respondeu ele: "Peguem-me e joguem-me ao mar, e ele se acalmará. Pois eu sei que é por minha causa que esta violenta tempestade caiu sobre vocês". Ao invés disso, os homens se esforçaram ao máximo para remar de volta à terra. Mas não conseguiram, porque o mar tinha ficado ainda mais violento. Então eles clamaram ao Senhor: "Senhor, nós suplicamos, não nos deixes morrer por tirarmos a vida deste homem. Não caia sobre nós a culpa de matar um inocente, porque tu, ó Senhor, fizeste o que desejavas". Então, pegaram Jonas e o lançaram ao mar enfurecido, e este se aquietou. Ao verem isso, os homens adoraram ao Senhor com temor, oferecendo-lhe sacrifício e fazendo-lhe votos." Jonas 1.1-16

        Deus deu uma ordem a Jonas, para ir a Nínive e pregar-lhes que se arrependessem, porque o caminho que eles estavam a seguir era insuportável aos olhos de Deus. Deus não queria ver aquele povo a auto-destruir-se daquela maneira, por isso mandou o profeta Jonas ir. Jonas não teve medo de ir a um povo tão cruel, mas o que ele não queria era ver esse povo cruel ser abençoado com a mesma benção que Deus dava ao povo de Israel. Quando ele fugiu e foi apanhar o barco, ele sabia muito bem que Deus estava a vê-lo e que jamais ele conseguiria esconder-se, pois como profeta ele sabia muito bem que Deus sabe todas as coisas. Mas, o que Jonas fez, foi através da sua atitude mostrar a Deus que não queria ir a Nínive, e indo para outro lugar, quem sabe Deus acabava por desistir de mandar Jonas.
        Talvez, Deus nunca nos mandou ir falar d'Ele a outro povo, mas existem outras coisas que Deus nos manda fazer e que nós resistimos sempre em fazer, como perdoar alguém, voltar para Ele, ou deixar de fazer alguma coisa...não sermos orgulhosas, cuidarmos mais da nossa casa, dos nossos filhos, não sei, mas seja o que for, a forma que temos de reagir é seguirmos na direção que escolhemos e dentro de nós, ficamos na expectativa que Deus se esqueça do assunto e não volte a desafiar-nos a isso. Nesses momentos fazemos como Jonas, escolhemos o barco que queremos apanhar, e ficamos como que a dormir, não queremos mais sequer pensar no assunto, mantemos uma aparência de que está tudo tranquilo e somos as mulheres "mais felizes do mundo", mas o nosso coração está abatido porque sabe muito bem que estamos a fazer tudo errado...
       O problema começou quando uma grande tempestade levantou-se durante aquela viagem e os tripulantes começaram a desesperar, e com medo, cada uma clamava ao seu deus, mas nada os ajudava. Estranhamente vão dar com Jonas a dormir...Não podemos pensar que sair do plano que Deus tem para nós, não vai trazer-nos consequências, porque se pensarmos isso, estamos muito enganadas, não somente traz consequências sobre nós, como para todos aqueles que nos rodeiam...É interessante perceber que cada um clamava ao seu deus e Jonas que servia ao Deus verdadeiro, que era o único que podia acalmar aquela tempestade, em nenhum momento clamou a Deus, mesmo depois de ter sido acordado e de lhe ter sido pedido para fazê-lo. Jonas sabia que Deus tinha poder para livrá-los, mas Jonas estava a evitar falar com Deus, porque ele sabia, que no momento em que ele falasse com Deus, Deus voltaria a lembrá-lo de que ele tinha de ir a Nínive, e esse era um assunto que Jonas não queria mais ouvir. 
       Assim como Jonas, nós queremos esquecer os assuntos que me mexem com a nossa estrutura e vontade, não queremos entrar mais na igreja, quando oramos, que seja sem grande intensidade, procuramos muitas coisas que nos ocupem a mente e nos proporcionem momentos de alegria, nem que seja passageira, tudo o que for possível para não ouvirmos a voz da nossa consciência! E se nos perguntarem como estamos, ainda colocamos aquele sorriso e dizemos: Bem, graças a Deus! 
      Jonas preferiu que o atirassem ao mar, do que falar com Deus, estaremos nós a preferir que a tempestade alongue, só para não termos de enfrentar a verdade e falarmos com Deus de uma maneira sincera? Podemos fingir, ignorar, tentar esquecer, mas Deus jamais vai desistir de nós, vai sempre dar-nos a liberdade de escolha, mas desistir ou esquecer-nos, NUNCA. 
       E nos momentos de silêncio, nas noites mais solitárias, quando a euforia acalma ou quando ficamos mais conscientes, lá vem a lembrança de que devemos arrepiar caminho e ouvir a voz de Deus! 
      Ser Mais Mulher é aceitar os desafios de Deus! Eunice Pocinho
        
       

Sem comentários:

Enviar um comentário