terça-feira, 29 de setembro de 2015

Partilha 118 - Quando dizemos: "Desisto!" Deus diz:"Mas Eu não, filha!" Jonas III Parte


        " Esta é a tua última oportunidade de poderes fazer as coisas corretamente, depois de tudo o que já fizeste!" - Diz a mãe para o filho.
        "Só mais esta vez, e para a próxima eu desisto do nosso casamento" - Desabafa a mulher para o marido.
        "Vou dar-lhe mais uma oportunidade, para a próxima despeço-a" - Diz o patrão para a empregada.
         O mundo em que vivemos, não é feito de muitas oportunidades, não temos muitas "vidas para gastar" ou muitos momentos em que podemos errar sem grandes consequências para a nossa vida, a maioria dos momentos cruciais não se repetem, por isso devemos valorizar cada vez mais as segundas oportunidades que nos são concedidas!
        Quando percebemos que estamos diante de uma segunda oportunidade, deve soar o alarme dentro de nós, e vir de imediato à nossa mente, agora tenho de acertar! O que acontece também, é que quando alguém nos oferece uma segunda oportunidade, lembra-nos todo o nosso percurso e faz questão de relembrara todos os erros do passado, e isso pode causar em nós um medo de avançar, porque afinal já erramos uma vez e não queremos errar de novo. 
        Quero com isto continuar a partilhar a história de Jonas, mas agora depois de ele ter saído da barriga do grande peixe:
 "A palavra do Senhor veio a Jonas pela segunda vez com esta ordem:
"Vá à grande cidade de Nínive e pregue contra ela a mensagem que eu vou dar a você".
E Jonas obedeceu à palavra do Senhor e foi para Nínive. Era uma cidade muito grande; demorava-se três dias para percorrê-la. Jonas entrou na cidade e a percorreu durante um dia, proclamando: "Daqui a quarenta dias Nínive será destruída". Os ninivitas creram em Deus. Proclamaram jejum, e todos eles, do maior ao menor, vestiram-se de pano de saco.
Quando as notícias chegaram ao rei de Nínive, ele se levantou do trono, tirou o manto real, vestiu-se de pano de saco e sentou-se sobre cinza. Então fez uma proclamação em Nínive: "Por decreto do rei e de seus nobres: Não é permitido a nenhum homem ou animal, bois ou ovelhas provar coisa alguma; não comam nem bebam! Cubram-se de pano de saco, homens e animais. E todos clamem a Deus com todas as suas forças. Deixem os maus caminhos e a violência. 
Talvez Deus se arrependa e abandone a sua ira, e não sejamos destruídos". Deus viu o que eles fizeram e como abandonaram os seus maus caminhos. Então Deus se arrependeu e não os destruiu como tinha ameaçado." Jonas 3:1-10
         Esta foi a segunda oportunidade de Jonas para obedecer a Deus. Não sei se repararam, mas este capitulo não começa por lembrar Jonas tudo o que ele tinha feito de errado, da maneira que ele tinha sido egoísta, e como ele não queria ouvir a voz de Deus, mas começa Deus a dar-lhe a ordem de novo para ir a Nínive. Deus não precisava lembrar os erros de Jonas, porque ele sabia muito bem tudo o que tinha passado, e para Deus o que tinha passado não era o foco, o importante era o que é que Jonas ia fazer agora com a ordem d'Ele. 
         Quando Deus te dá a segunda, terceira ou quarta oportunidade, Ele não quer envergonhar-te com os erros do passado, para Deus é sempre "o primeiro dia do resto da tua vida", a isto chama-se amor perfeito. Deus quer que ergas a tua cabeça e que olhes para trás como quem olha para uma cicatriz de uma cirurgia. 
         Quando eu era criança fui submetida a uma operação ao meu joelho direito, e fiquei com uma cicatriz muito grande e feia, e como foi um momento marcante da minha infância, a minha memória guardou muitos momentos daqueles dias que eu passei no hospital. Lembro-me que tive muitas dores, lembro-me de pensar que nunca mais ia andar, lembro-me que a comida cheirava mal...etc. Hoje, passados mais de 20 anos, quando olho  para a minha cicatriz, relembro tudo que passei, mas não me dói nada! 
        Assim é quando Deus está a dar-nos novas oportunidades, Ele sabe que lembramos as cicatrizes, mas agora devemos recomeçar a caminhada, a única diferença é que agora já temos umas marcas em nós para lembrar-nos os cominhos por onde passamos! Por outras palavras estamos mais maduras, mas Deus não está mais cansado de nós e dos nossos erros, Ele está a motivar-nos como desde o primeiro dia que O conhecemos. 
        Quando Jonas foi a Nínive o incrível aconteceu, aquela cidade corrupta, pecaminosa e sem quaisquer princípios morais, arrependeu-se e pediu misericórdia a Deus, para que Deus não os destruísse, mas lhes desse mais uma oportunidade. Ninive foi poupada por Deus e durante mais de 200 anos aquela cidade continuou a crescer e fazer parte da historia (porque depois disso esta cidade quando já era a capital do império Assirio foi invadida pelos persas e pelos Caldeus e foi destruída), mas com o apelo de Jonas estas cidade viu-se arrependida e decidida a pedir perdão a Deus e Deus a poupou! Porque as novas oportunidades de Deus são para todos, ninguém é merecedora o suficiente mas também ninguém é pecadora demais para que Deus não se lembre dela. 
        Nós nunca sabemos o resultado que teem as nossas ações e muito menos o poder que existe nos planos de Deus, assim não podemos parar de obedecer para podermos ver e viver coisas grandes que apenas Deus faz. 
        Ser Mais Mulher é viver intensamente e com verdade as oportunidades que Deus nos concede, e estar ciente de que Deus sempre vai estar connosco como no primeiro dia. Eunice Pocinho

         

Sem comentários:

Enviar um comentário