quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Partilha 113 – Livro de Ageu 2, “a partir de agora vos abençoarei”

         

          Quando o povo decidiu ouvir a Ageu e dentro do s seus corações redefiniram as prioridades certas, Deus lhes trouxe palavra de animo, grandes promessas de bênçãos, tanto a nível material como espiritual.
           “No dia de Outubro do mesmo ano, o Senhor enviou novamente a sua palavra através de Ageu: Pergunta ao governador e ao sumo sacerdote e a todos os que ficaram na terra:
Quem de entre vocês se lembra de como era o templo antigamente? Como era glorioso em comparação com isto agora! Mas esforça-te, Zorobabel, e tu também, Josué, assim como todos os outros. Coragem, e mãos à obra! Porque eu estou convosco, diz o Senhor dos exércitos celestes. Quando vocês deixaram o Egipto, prometi que o meu Espírito habitaria no vosso meio. Portanto, nada receiem. Diz o Senhor dos exércitos do céu: Dentro em pouco abalarei os céus e a Terra - tanto os oceanos como os continentes. Farei tremer todos os povos O desejado de todas as nações virá a este templo e encherei este lugar com a minha glória, diz o Senhor dos exércitos celestiais, a prata é minha, e o ouro é meu, diz o Senhor todo-poderoso. O futuro esplendor deste templo será maior do que a sua glória no passado, diz o Senhor todo-poderoso. E neste lugar trarei paz. Eu, o Senhor todo-poderoso falei!
No dia 18 de Dezembro , no segundo ano do reinado de Dário, veio esta mensagem da parte do Senhor, pela boca do profeta Ageu: Pergunta assim aos sacerdotes acerca da lei:
Se algum de vocês carregar com um sacrifício sagrado de carnes, segurando-o dentro das abas da sua vestimenta, e acontecer embater contra pão, ou vinho, azeite ou um guisado qualquer de carne, ficarão estes últimos também santificados? Não, responderam os sacerdotes. A santidade não passa dessa maneira para outras coisas. Então Ageu perguntou: Mas se algum de vocês tocar num corpo morto, ficando dessa forma ritualmente impuro, e seguidamente embater contra outra coisa qualquer, será que esta coisa se tornará nessa altura contaminada? Os sacerdotes responderam: Sim. Ageu então esclareceu: Assim é este povo, diz o Senhor, que contamina os seus sacrifícios, vivendo de forma egoísta e com corações impuros - e não apenas os seus sacrifícios, mas tudo aquilo que fazem como serviço para mim. Dessa forma tudo o que têm feito tem sido errado. Mas agora as coisas serão diferentes - começaram a reconstruir o templo. Antes, esperavam uma colheita de 700 litros e colhiam apenas 350. Quando contavam com 225 litros de azeite no lagar, havia apenas 90.
Feri-vos, compensando o vosso trabalho com o pulgão, com míldio, com saraiva. Mesmo assim, recusaram converter-se a mim, diz o Senhor. Mas agora notem bem o seguinte: A partir de hoje, dia dezoito de Dezembro, dia em que foram concluídos os alicerces do templo, e daqui em diante, vos abençoarei. Reparem que vos dou esta promessa agora, antes que comecem a refazer as estruturas do templo; antes de fazer a colheita das searas, e antes que as vinhas, as figueiras, as romãzeiras e as oliveiras deem novos frutos: a partir de agora, vos abençoarei. Outra mensagem veio a Ageu, da parte do Senhor, nesse mesmo dia, Diz a Zorobabel, governador de Judá: Vou fazer tremer os céus e a Terra, derrubarei tronos e destruirei a força dos estados e dos povos. Destruirei a sua força militar - os soldados matar-se-ão uns aos outros. Mas enquanto isso acontecer tomar-te-ei, ó Zorobabel, meu servo, e dar-te-ei a dignidade de um anel de selar, porque te escolhi de forma especial, diz o Senhor dos exércitos celestiais. »  (O Livro, Ageu 2.1-23)
            Os sacerdotes, naquele tempo, tinham de seguir um grande ritual de purificação para poderem exercer o seu oficio no templo, e tinham de se resguardar de algumas coisas que eram tidas como impuras, tais como os mortos, mas se uma coisa impura tocasse numa coisa pura nãos ficava santificada, porque o que contaminava era o que estava mal...O que Ageu estava a querer ensinar, era de que não adiantava fazer as coisas por aparência, a seguir todos os costumes, com toda a tradição e dentro do coração tudo estar errado, cheio de coisas más! Porque se dentro do coração, as coisas estiverem limpas então as atitudes terão alguma validade, senão, não passa de manter boas aparências.
            Estamos neste livro de Ageu, tão pequeno, a ser desafiadas a ordenar as nossas prioridades, a limpar os corações de tudo o que não presta para que o que fazemos tenha realmente algum valor e finalmente a percebermos que depois destas duas coisas vamos receber bênçãos de infinitas de Deus.

            Ser Mais Mulher é saber que Deus conhece os corações e por isso é o coração que ela quer manter integro. Eunice Pocinho

Sem comentários:

Enviar um comentário