quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Partilha 119 - Tira os olhos do teu umbigo, Jonas! Final

      

       Gostaria de saber o que esses "grandes" pensadores e escritores, que dizem que o Deus da Bíblia é um Deus violento, mau e vingativo, teriam a dizer se lessem o último capítulo do livro de Jonas! 
       Para compreendermos verdadeiramente o livro de Jonas não podemos deixar de ler o último capítulo, visto que  nele  compreendemos o que realmente Deus queria ensinar a Jonas, ficamos a perceber que mais do que salvar os Ninivitas, Deus queria salvar a Jonas do seu "eu", do seu egoísmo que estava a fazer dele um homem que não correspondia ao que Deus é.

"Mas Jonas ficou profundamente descontente com isso e enfureceu-se. Ele orou ao Senhor: "Senhor, não foi isso que eu disse quando ainda estava em casa? Foi por isso que me apressei em fugir para Társis. Eu sabia que tu és Deus misericordioso e compassivo, muito paciente, cheio de amor e que promete castigar mas depois se arrepende.
Agora, Senhor, tira a minha vida, eu imploro, porque para mim é melhor morrer do que viver". O Senhor lhe respondeu: "Você tem alguma razão para essa fúria? " Jonas saiu e sentou-se num lugar a leste da cidade. Ali, construiu para si um abrigo, sentou-se à sua sombra e esperou para ver o que aconteceria com a cidade. Então o Senhor Deus fez crescer uma planta sobre Jonas, para dar sombra à sua cabeça e livrá-lo do calor, e Jonas ficou muito alegre. Mas na madrugada do dia seguinte, Deus mandou uma lagarta atacar a planta de modo que ela secou.Ao nascer do sol, Deus trouxe um vento oriental muito quente, e o sol bateu na cabeça de Jonas, a ponto de ele quase desmaiar. Com isso ele desejou morrer, e disse: "Para mim seria melhor morrer do que viver". Mas Deus disse a Jonas: "Você tem alguma razão para estar tão furioso por causa da planta? " Respondeu ele: "Sim, tenho! E estou furioso a ponto de querer morrer". Mas o Senhor lhe disse: "Você tem pena dessa planta, embora não a tenha podado nem a tenha feito crescer. Ela nasceu numa noite e numa noite morreu. Contudo, Nínive tem mais de cento e vinte mil pessoas que não sabem nem distinguir a mão direita da esquerda, além de muitos rebanhos. Não deveria eu ter pena dessa grande cidade? " Jonas 4:1-11


         Quando Jonas viu que Ninive se tinha arrependido, ele percebeu que nada do que ele tinha dito durante três dias acerca da destruição iria acontecer, e Jonas ficou muito chateado com isso. Jonas estava apenas interessado que a palavra dele se cumprisse, sem pensar que o melhor seria que Deus perdoasse a cidade, porque Jonas não conseguia entender a necessidade daquele povo. 
         Quando somos dominadas pelo orgulho, apenas queremos que o que dizemos, que o que pensamos e que o que fazemos seja o melhor, não conseguimos amar com verdade, ter empatia sincera, porque a única coisa que importa somos nós mesmas. Esta maneira de estar não tem nada haver com quem Deus é! A tal frase que não sai das nossas bocas: "Eu bem disse que isso ia acontecer", com uma satisfação que ignora o sofrimento alheio, revela que é mais importante que fiquemos detentoras da verdade do que o bem dos outros. 
         O livro de Jonas é mais do que uma nação que se arrependeu ou do que um profeta que desobedeceu, trata-se de Deus a moldar o caracter de quem só pensa em si mesmo! Por isso é o livro da nossa vida, Deus ensinado-nos que o meu "eu" não deve desejar estar acima de tudo e de todos.
         Este livro termina com uma pergunta: "Você tem pena dessa planta, embora não a tenha podado nem a tenha feito crescer. Ela nasceu numa noite e numa noite morreu. Contudo, Nínive tem mais de cento e vinte mil pessoas que não sabem nem distinguir a mão direita da esquerda, além de muitos rebanhos. Não deveria eu ter pena dessa grande cidade? " 
         Esta pergunta fica nos nossos ouvidos como Deus alertando-nos: "Preocupas-te tanto com o teu bem estar, com aquilo que é do teu interesse, não achas que está na altura de te preocupares em perceber o que é do interesse de Deus?" 
        Cuidado para não sermos levadas a pensar que somos mais merecedoras do que as outras, ou até de sermos nós a decidir quem é digno ou não de ser abençoado por Deus, porque existem coisas que só Deus sabe e nós temos de ser humildes o suficiente para reconhecer que muito não entendemos, mas que confiamos nas decisões de Deus. Quando não percebemos isto, muitos são os caminhos pelos quais podemos entrar, tais como: inveja, mentira, falsidade, entre outros...ou seja, nada que seja benéfico para nós.
         Apenas posso terminar a dizer-te que Deus não desiste de tirar do teu coração o que não é bom para ti.
        "Meus Deus, quero ser Mais Mulher, quero que me dês entendimento para ver e amar como tu vês e como tu amas, ainda que seja difícil para mim, porque sou constantemente influenciada por sentimentos maus, mas que eu possa aproximar-me o máximo possível a quem tu és e ao teu amor." Eunice Pocinho          

Sem comentários:

Enviar um comentário