segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Partilha 109 – Perto de Jesus as nossas máscaras caiem e o Seu amor revela-se maior.


            “Filho, aqui não se diz isso” e na cabeça da criança, coloca-se uma pergunta: “Mas se eu em casa posso dizer, porque é que aqui não?”
            Desde crianças que somos ensinadas a ter uma coleção de mascaras, para podermos trocar consoante as circunstâncias, o ambiente ou as pessoas com quem estamos, por isso torna-se natural em adultas que a usemos e que elas façam parte de nós. O grande problema é que na troca e troca de mascaras perdemos a noção de quem realmente somos, ou não conseguimos mais viver com a nossa própria cara! Isto é perigoso e com o tempo leva-nos a não nos sentirmos bem na nossa própria pele e querermos todo o tempo encobrir-nos, mesmo quando nem seria necessário. Por outro lado, desconfiamos dos outros, porque achamos que tal como nós, ninguém é genuíno ou totalmente verdadeiro.
            Um dos milagres que acontecem na nossa vida, quando conhecemos verdadeiramente a Jesus Cristo, é que as mascaras começam a cair, aprendemos a ser reais, a amar-nos como somos e como Deus vai-nos transformando.
            Na Bíblia encontramos uma mulher que quando tem um encontro com Jesus, todas as suas mascaras caíram, e isso transformou-a radicalmente, a conhecida Mulher Samaritana.
            Era-lhe necessário passar por Samaria. Assim, chegou a uma cidade de Samaria, chamada Sicar, perto das terras que Jacó dera a seu filho José. Havia ali o poço de Jacó. Jesus, cansado da viagem, sentou-se à beira do poço. Isto se deu por volta do meio-dia. Nisto veio uma mulher samaritana tirar água. Disse-lhe Jesus: "Dê-me um pouco de água". ( Os seus discípulos tinham ido à cidade comprar comida. ) A mulher samaritana lhe perguntou: "Como o senhor, sendo judeu, pede a mim, uma samaritana, água para beber? " ( Pois os judeus não se dão bem com os samaritanos. ) Jesus lhe respondeu: "Se você conhecesse o dom de Deus e quem lhe está pedindo água, você lhe teria pedido e ele lhe teria dado água viva". Disse a mulher: "O senhor não tem com que tirar a água, e o poço é fundo. Onde pode conseguir essa água viva? Acaso o senhor é maior do que o nosso pai Jacó, que nos deu o poço, do qual ele mesmo bebeu, bem como seus filhos e seu gado? Jesus respondeu: "Quem beber desta água terá sede outra vez, mas quem beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede. Pelo contrário, a água que eu lhe der se tornará nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna". A mulher lhe disse: "Senhor, dê-me dessa água, para que eu não tenha mais sede, nem precise voltar aqui para tirar água". Ele lhe disse: "Vá, chame o seu marido e volte". "Não tenho marido", respondeu ela. Disse-lhe Jesus: "Você falou corretamente, dizendo que não tem marido. O fato é que você já teve cinco; e o homem com quem agora vive não é seu marido. O que você acabou de dizer é verdade". Disse a mulher: "Senhor, vejo que é profeta. Nossos antepassados adoraram neste monte, mas vocês, judeus, dizem que Jerusalém é o lugar onde se deve adorar". Jesus declarou: "Creia em mim, mulher: está próxima a hora em que vocês não adorarão o Pai nem neste monte, nem em Jerusalém. Vocês, samaritanos, adoram o que não conhecem; nós adoramos o que conhecemos, pois a salvação vem dos judeus. No entanto, está chegando a hora, e de fato já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade. São estes os adoradores que o Pai procura. Deus é espírito, e é necessário que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade". Disse a mulher: "Eu sei que o Messias ( chamado Cristo ) está para vir. Quando ele vier, explicará tudo para nós". Então Jesus declarou: "Eu sou o Messias! Eu, que estou falando com você". Naquele momento os seus discípulos voltaram e ficaram surpresos ao encontrá-lo conversando com uma mulher. Mas ninguém perguntou: "Que queres saber? " ou: "Por que estás conversando com ela? " Então, deixando o seu cântaro, a mulher voltou à cidade e disse ao povo: "Venham ver um homem que me disse tudo o que tenho feito. Será que ele não é o Cristo? " Então saíram da cidade e foram para onde ele estava.” João 4.4-30
            A mulher que morava em Samaria, tinha uma vida que a levava a usar mascaras, as circunstâncias levaram-na a defender-se assim, tinha que fazer a sua vida normal, ir buscar água ao poço, mas de preferência, a uma hora que encontrasse o menor numero de pessoas por ali, mas se encontra-se alguém, colocava a sua mascara de quem está muito bem e continuava a sua vida. Neste dia especifico, quando ela chegou ao poço, estava Jesus, que para além de ser homem era ainda judeu, e que lhe pediu para servi-lo. A mulher com a sua mascara colocada tenta esclarecer a situação, deixando claro que ele como judeu e homem nem devia falar com ela quanto mais pedir-lhe para o servir! E é neste momento da conversa que Jesus quer levar a conversa ao ponto em que haja mais intimidade, mas para isso, as mascaras teriam de cair. Da parte de Jesus, Ele claramente diz aquela mulher que Ele tem uma água para lhe dar superior aquela que ela podia beber naquele poço. A mulher, que sempre tinha sido ensinada que daquele poço saia a melhor água de sempre, era nem mais nem menos que o poço que Jocó tinha escavado, o seu patriarca. Quando Jesus lhe ofereceu uma água superior, a mulher colocou então a outra mascara, aquela que a fazia estar interessada apenas no seu próprio bem, mas Jesus para poder continuar a avançar para uma conversa mais intima e reveladora com ela, tinha de faze-la tirar todas as mascaras, foi quando el perguntou pelo marido e a mulher não escondeu como era a sua vida sentimental. Já era o sexto homem com quem ela se relacionava e nenhum tinha assumido um compromisso com ela...diante disto todas as mascaras caíram, por ela percebeu que quem estava a falar com ela, não era qualquer um, mas era alguém que sabia segredos, por isso não precisava mais esconder-se.
            Quando as mascaras caíram da mulher, então ela estava preparada para ouvir a revelação que Jesus tinha para ela, de que Ele era o esperado Messias e ainda lhe poder ensinar de que se ela quisesse adorar verdadeiramente a Deus, não precisava procurar lugares sagrados ou sítios especiais, mas que os verdadeiros adoradores adoram a Deus dentro do seu espírito  e na sua sinceridade em qualquer lugar.
            Dentro deste assunto, poderíamos ir também busca o exemplo do rei David, quando decidiu ir buscar uma mulher que não era a sua e a tomar como mulher, Betseba, e tentou ao máximo esconder o que tinha feito, arranjou maneira de parecer que o filho que ela esperava era do seu marido, depois do plano falhar planeou a morte dele, e colocou mascara atras de mascara. Mas Deus queria trazê-lo de volta à integridade e por isso enviou o profeta Natã para falar com ele. Depois de lermos esta passagem na vida de David, vimos como ele quiz continuar com mascaras, até ao momento em que o profeta o levou a arrepender-se do que tinha feito, não para o envergonhar, ma porque Deus não queria perder David, queria que ele se arrepende-se, retira-se todas as mascaras para Deus poder assim concretizar tudo o que tinha para a sua vida (Esta historia encontra-se em II Samuel 11 e 12)
            Se queremos achegar-nos a Deus, ter intimidade com Ele e ouvir as palavras que Deus tem para nós, reveladoras para a nossa vida, todas as mascaras têm de cair. Não podemos aproximar-nos de Jesus a tentar sermos quem não somos, porque Ele conhece a nossa verdade e quer levar-nos a sentirmo-nos bem como somos, e o que não é assim tão bom, ele quer transformar.
            As mascaras impedem-nos de sermos leais para connosco, para com os outros e para com Deus, por isso, são prejudiciais à nossa vida.
            Quando queremos aproximar-nos de Deus, Ele vai trazer “às claras” quem realmente somos, mas não é para envergonhar-nos é para tratar de maneira que não precisamos mais de esconder-nos!
            Ser Mais Mulher é lutar contra as mascaras que a vida, a sociedade e até as circunstâncias teimam em fazer-nos usar, mas acreditar que ser quem realmente ela é, só tem benefícios. EP


Sem comentários:

Enviar um comentário