quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Partilha 106 - Sonhos que eram só para sonhar, sonhos concretizados e sonhos em sala de espera!

            
            Durante a nossa caminhada de mulheres, muitos são os sonhos que nos passam pela mente! Alguns vão mudando com a idade, outros tornam-se realidade, ou ainda, outros perdem-se pelos caminhos da memória e não passam disso...de sonhos!
Quando paramos para pensar, damo-nos conta de que os sonhos são realmente como o poeta disse: “Quando o homem sonha, o mundo pula e avança como uma bola colorida na mãos de uma criança”. Sonhar é bom, é saudável e faz parte do plano divino para a vida humana. Os sonhos fazem-nos querer avançar e continuar a viver, quer sejam sonhos mais pequenos ou grandes, todos eles trazem-nos coisas boas e Deus interessa-se por cada um!
            Certamente que já ouvimos muitas vezes, que devemos estar contentes com o que temos e isso é verdade, mas estar satisfeita com vida não é abafar sonhos, pelo contrário, é estar de tal maneira feliz com o que temos que não queremos perder a oportunidade de viver tudo o que Deus nos reserva ainda. Deus criou-nos com a capacidade de imaginar, de pensar mais além, de sonhar, se não o fizermos estamos a “remar” contra a nossa natureza, por isso quero começar por desafiar-vos a sonhar, e muito!
            Muitos dos nossos sonhos já se concretizaram, e não existem palavras para descrever a alegria que sentimos, quando o que tanto desejámos se realizou, sentimo-nos completas por um momento, porque logo, logo, outros são os sonhos que começam a nascer no nosso coração! Mas o sonhos concretizados devem ser escritos, relembrados e saboreados sempre que podermos, para avivarmos a esperança de que outros vão concretizar-se.
            Conforme o tempo passa, também temos a noção de que alguns sonhos que tivemos, nunca se realizaram porque não eram o melhor para nós ou não faziam sentido no rumo que a nossa vida tomou. Quanto a estes, não sentimos tristeza ou qualquer tipo de vazio, porque estamos tranquilas com a verdade, de que foi bom pensar nesses sonhos, mas a sua concretização não era assim tão necessária! Lembro-me que em criança, sonhava muito em ser atriz de teatro...ainda fiz umas peças de teatro amador e continuo a gostar muito de teatro, mas hoje penso nisso com muito carinho e não fico nada triste por não ter-se realizado esse sonho!
            Mas o que eu quero mesmo partilhar convosco, é acerca daqueles sonhos que ainda não se realizaram, mas que estão vivos dentro do nosso coração de uma maneira tão notória, que parece que vamos explodir se eles não se realizam o mais depressa possível! Eu sei que acabei de motivar-vos a sonhar, mas não posso deixar de partilhar que não saber lidar com os sonhos é meio caminho andado para a frustração e desilusão.
            Como mulheres, temos uma tendência a deixarmo-nos dominar pelas emoções, e quando o sonho começa a crescer dentro de nós cria-se uma ansiedade de ver tornar-se realidade esse nosso desejo, até aqui, nada de errado! O problema aparece quando nós deixamos de sentir apenas ansiedade e passamos a ser dominadas por ela, nada mais tem voz, se não o desespero de conseguir chegar lá. O Apóstolo Paulo estava preso em Roma, quando escreve a linda carta de animo à igreja de Filipos, e nessa carta ele escreve quase no final:
Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem os vossos pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e as vossas mentes em Cristo Jesus.” Filipenses 4.6,7
            Não sei quanto a vocês, mas eu quando lia estes versículos pensava: “Como é que eu não fico ansiosa, se quando dou por mim, já estou ansiosa...é alguma coisa que eu não controlo. Talvez, o Apóstolo Paulo conseguisse fazer isso, porque era homem, e os homens são mais tranquilos, para não dizer mais “parados”! Por isso quando eu lia isto, já ficava nervosa por não conseguir eliminar a ansiedade da minha vida! Até ao dia em que deixei de ler apenas as palavras “não” e “ansiosos”, e reparei na palavrinha intermédia, “andeis” ou noutras traduções, “estais”. Estes verbos revelam que Paulo não estava a pedir para não termos ansiedade, porque isso seria impossível, visto que é um sentimento que faz parte de nós, mas sim que, não devemos viver ansiosas ou deixar que a ansiedade tome o controle da nossa vida e dos nossos atos, está a falar de uma ansiedade continuada e sem medida.
            Quando somos controladas pela ansiedade ficamos irracionais, passamos por cima de tudo e culpamos a todos os que nos rodeiam por não vermos as coisas acontecerem! Ficamos ásperas e rudes no trato, ficamos perturbadas com pequenas coisas insignificantes e acabamos por tomar decisões precipitadas e impensadas! O desejo de ver acontecer o que tanto queremos fica cada vez maior e acabamos por deixar que se torne o motor egoísta da nossa vida. E não é para isso que existem os sonhos, para nos tornarem egoístas, eles existem para fazerem de nós pessoas mais amáveis. Ser lutadoras não é satisfazer as nossas vontades a qualquer custo, mas lutar pelos nossos sonhos deve ser feito de uma maneira cuidada e amável, e de preferência, como o Apóstolo Paulo ensina, conversando com Deus acerca de tudo e deixar que a paz de Deus que encha os nossos corações.
            Com o avançar da minha, ainda tão curta vida, aprendi a fazer do meu coração uma casa, onde tenho uma cozinha espaçosa, ali eu fabrico os meus sonhos, tenho um quarto com uma cama enorme, onde descanso, tenho a divisão onde estão os contentores do lixo, que é para onde tento colocar tudo que não presta e me faz mal, esta divisão é limpa por Deus, que  leva os contentores quando estão cheios! E no meio de outras divisões tenho uma sala com um sofá todo em veludo e uma estante que tem uma placa de que diz: Sala de espera! Não é uma sala de espera como nas urgências do hospital, desagradável! Não, é uma sala agradável, que tem uma música de fundo inspiradora e onde cada vez que entro fico mais calma. É nesta sala que estão muitos dos meus sonhos que ainda não se concretizaram, antes andavam atrás de mim, a perseguir-me, a tornarem-me impaciente e a dizer-me: Sem mim não és feliz! Mas hoje estão nesta linda sala de espera, coloquei-os ali, visito-os com frequência, tiro-lhes o pó, mas quando vou tratar do resto da minha vida, eles ficam ali, sossegados, porque eu sei que Deus está a cuidar de cada um deles e quando menos espero, alguns deles tenho de os remover dali e colocá-los na sala das memórias, porque já foram realizados!
            A ansiedade cega-nos, e não nos deixa compreender qual é o tempo certo das coisas e nada é tão urgente que valha mais do que aqueles a quem amamos ou até do que nós mesmas.
Sonhar com coisas materiais, tais como carro, mota, casa, ou com situações, como ter mais saúde, mais amor, mais tranquilidade ou ainda com ter filhos, netos, marido, etc. Todos estes sonhos e mais os que ainda temos, são permitidos, mas é muito importante que o desejo de os alcançar não venha destruir outras coisas que temos muito importantes!
             
“Quando a ansiedade já me dominava no íntimo, o teu consolo trouxe alívio à minha alma.” Salmos 94.19
“A ansiedade no coração do homem o abate; mas uma boa palavra o alegra.” Provérbios 12.25
            Ser Mais Mulher é sonhar sempre, mas saber que o melhor do sonho não é quando ele se realiza, mas o que ele produz em nós enquanto esperamos. EP
           
           
           


Sem comentários:

Enviar um comentário