quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Partilha 107 – Se tão somente nos movermos na direção de Jesus, tudo o resto fica pequeno!



“Então chegou ali um dos dirigentes da sinagoga, chamado Jairo. Vendo Jesus, prostrou-se aos seus pés e lhe implorou insistentemente: "Minha filhinha está morrendo! Vem, por favor, e impõe as mãos sobre ela, para que seja curada e viva".
Jesus foi com ele. Uma grande multidão o seguia e o comprimia. E estava ali certa mulher que havia doze anos vinha sofrendo de uma hemorragia. Ela padecera muito sob o cuidado de vários médicos e gastara tudo o que tinha, mas, em vez de melhorar, piorava. Quando ouviu falar de Jesus, chegou-se por trás dele, no meio da multidão, e tocou em seu manto, porque pensava: "Se eu tão-somente tocar em seu manto, ficarei curada". Imediatamente cessou sua hemorragia e ela sentiu em seu corpo que estava livre do seu sofrimento. No mesmo instante, Jesus percebeu que dele havia saído poder, virou-se para a multidão e perguntou: "Quem tocou em meu manto? " Responderam os seus discípulos: "Vês a multidão aglomerada ao teu redor e ainda perguntas: ‘Quem tocou em mim? ’ " Mas Jesus continuou olhando ao seu redor para ver quem tinha feito aquilo. Então a mulher, sabendo o que lhe tinha acontecido, aproximou-se, prostrou-se aos seus pés e, tremendo de medo, contou-lhe toda a verdade. Então ele lhe disse: "Filha, a sua fé a curou! Vá em paz e fique livre do seu sofrimento". Marcos 5.22-34

            Esta passagem Bíblica revela-nos o cuidado individual que Deus tem para com cada uma de nós...para Deus não somos números, ou conjunto de pessoas, mas somos únicas e que requeremos cuidados personalizados, adequados à nossa estrutura.
            Esta mulher estava com uma doença que lhe causava uma hemorragia continua à já 12 anos...ela tinha gasto tudo o que tinha em médicos para resolver o seu problema, mas nada ainda tinha resultado. Não podemos esquecer, que esta mulher vivia na sociedade judaica, onde uma mulher com fluxo de sangue era considerada imunda, segundo a Lei e naquela época a Lei Oral tinha acrescentado um peso às ordenanças da Lei escrita, o que fazia com que, com certeza, aquela mulher nao tinha qualquer vida social. ("Também a mulher, quando tiver o fluxo do seu sangue, por muitos dias fora do tempo da sua separação, ou quando tiver fluxo de sangue por mais tempo do que a sua separação, todos os dias do fluxo da sua imundícia será imunda, como nos dias da sua separação. Toda a cama, sobre que se deitar todos os dias do seu fluxo, ser-lhe-á como a cama da sua separação; e toda a coisa, sobre que se assentar, será imunda, conforme a imundícia da sua separação. E qualquer que a tocar será imundo; portanto lavará as suas vestes, e se banhará com água, e será imundo até à tarde." Levítico 15.25-27)
            Certo dia, ela ficou a saber que o Jesus, de quem tanto se falava, que operava milagres, ia passar por ali. Ela pensou, que seria a oportunidade para ser curada milagrosamente, mas o problema é que muitos queriam tocar e ver Jesus, uma grande multidão apertava Jesus e ainda por cima, um homem importante e rico, chamado Jairo, precisava com urgência de Jesus, porque  a sua filha estava a morrer! A situação estava complicada, para conseguir que Jesus visse aquela mulher e a curasse. E foi neste momento em que tudo estava a impedir que aquela mulher visse o seu sofrimento acabar, que ela foi cheia de fé, ela não teve ninguém para pegar nela e apresentá-la a Jesus, nem ninguém a dizer-lhe: Tu vais conseguir, é só não desistires! Não, ela teve de sozinha pensar no seu coração numa solução, dizer a ela própria, que apesar de tudo estar a correr contra ela, se ela não desistisse e fosse ao encontro de Jesus, e quem sabe, tocar-lhe apenas na roupa, ela seria curada.  
            E assim foi, ela de uma maneira difícil, tocou nas roupas de Jesus e ficou curada de imediato. O que ela tanto queria aconteceu, ela conseguiu ver o seu problema resolvido, contra tudo e contra todos. Para ela, Jesus nem tinha reparado nela, realmente ela estava sarada, mas Jesus nem sabia, pensava ela! E é neste momento, que Jesus para a caminhada e pergunta que lhe tocou? Todos ficaram admirados porque todas as pessoas estavam a tocar-lhe, por isso não entendiam a pergunta. Mas o que Jesus estava a perguntar, é quem é que lhe tinha tocado com o desejo de receber a bênção dele. Por outro lado, Jesus quis parar e chamar a atenção de todo aquele povo para aquela mulher, para mostrar a todos de que Ele conhece a cada um em particular e ao mesmo tempo mostrar aquela mulher que Ele a conhecia muito e sabia tudo o que ela precisava!
            Ninguém é invisível para Jesus!
            Temos momentos em ninguém vai dar-nos palras de animo, ninguém vai oferecer ajuda, mas isso vai proporcionar o momento em que nós mesmas vamos decidir e crer que se tão somente nos aproximarmos de Jesus, a situação vai mudar. É uma fé que vem do próprio Deus diretamente para os nossos corações, não vem de nós mesmas, mas é Deus que age no nosso coração e leva-nos a crer n’Ele. Também não é um fé impingida por ninguém, ou forçada, mas é genuína.
            Ser Mais Mulher é crer que o que vai mudar ou alterar alguma coisa em nós, é tão somente achegarmo-nos a Jesus e irmos ao encontro d’Ele. EP
           



Sem comentários:

Enviar um comentário