terça-feira, 18 de agosto de 2015

Partilha 110 – Rebeca, a mulher que quis dar uma “ajudazinha” a Deus.

           

           “E Isaque orou insistentemente ao Senhor por sua mulher, porquanto era estéril; e o Senhor ouviu as suas orações, e Rebeca sua mulher concebeu. E os filhos lutavam dentro dela; então disse: Se assim é, por que sou eu assim? E foi perguntar ao Senhor. E o Senhor lhe disse: Duas nações há no teu ventre, e dois povos se dividirão das tuas entranhas, e um povo será mais forte do que o outro povo, e o maior servirá ao menor. E cumprindo-se os seus dias para dar à luz, eis gêmeos no seu ventre. E saiu o primeiro ruivo e todo como um vestido de pêlo; por isso chamaram o seu nome Esaú. E depois saiu o seu irmão, agarrada sua mão ao calcanhar de Esaú; por isso se chamou o seu nome Jacó. E era Isaque da idade de sessenta anos quando os gerou. E cresceram os meninos, e Esaú foi homem perito na caça, homem do campo; mas Jacó era homem simples, habitando em tendas. E amava Isaque a Esaú, porque a caça era de seu gosto, mas Rebeca amava a Jacó.” Gênesis 25.21-28
            A Bíblia conta-nos a história de Isaque, filho de Abraão, casado com Rebeca. Isaque e Rebeca casaram apaixonados, e foram bastantes cúmplices sempre em todas as decisões, inclusive nas más decisões e por um milagre de Deus Rebeca conseguiu engravidar e tiveram gémeos, Esaú e Jacob. Quando os meninos começaram a crescer, Rebeca alimentou uma afeição maior por Jacob e Isaque por Esaú. Deus tinha falado com Rebeca, quando esta ainda estava grávida, de que o filho menor serviria o maior, e pessoalmente, acho que foi isso que influenciou o restante das atitudes de Rebeca.
            Rebeca assim que teve a oportunidade de ajudar Jacob a receber a bênção do pai Isaque, não perdeu oportunidade, sem pensar nas consequências que isso teria entre os irmãos e sem pensar que estaria enganado o próprio marido.
            E aconteceu que, como Isaque envelheceu, e os seus olhos se escureceram, de maneira que não podia ver, chamou a Esaú, seu filho mais velho, e disse-lhe: Meu filho. E ele lhe disse: Eis-me aqui. E ele disse: Eis que já agora estou velho, e não sei o dia da minha morte; Agora, pois, toma as tuas armas, a tua aljava e o teu arco, e sai ao campo, e apanha para mim alguma caça. E faz-me um guisado saboroso, como eu gosto, e traz-mo, para que eu coma; para que minha alma te abençoe, antes que morra. E Rebeca escutou quando Isaque falava ao seu filho Esaú. E foi Esaú ao campo para apanhar a caça que havia de trazer. Então falou Rebeca a Jacó seu filho, dizendo: Eis que tenho ouvido o teu pai que falava com Esaú teu irmão, dizendo: Traz-me caça, e faz-me um guisado saboroso, para que eu coma, e te abençoe diante da face do Senhor, antes da minha morte. Agora, pois, filho meu, ouve a minha voz naquilo que eu te mando: Vai agora ao rebanho, e traz-me de lá dois bons cabritos, e eu farei deles um guisado saboroso para teu pai, como ele gosta; E levá-lo-ás a teu pai, para que o coma; para que te abençoe antes da sua morte. Então disse Jacó a Rebeca, sua mãe: Eis que Esaú meu irmão é homem cabeludo, e eu homem liso; Porventura me apalpará o meu pai, e serei aos seus olhos como enganador; assim trarei eu sobre mim maldição, e não bênção. E disse-lhe sua mãe: Meu filho, sobre mim seja a tua maldição; somente obedece à minha voz, e vai, traz-mos. E foi, e tomou-os, e trouxe-os a sua mãe; e sua mãe fez um guisado saboroso, como seu pai gostava. Depois tomou Rebeca os vestidos de gala de Esaú, seu filho mais velho, que tinha consigo em casa, e vestiu a Jacó, seu filho menor; E com as peles dos cabritos cobriu as suas mãos e a lisura do seu pescoço; E deu o guisado saboroso e o pão que tinha preparado, na mão de Jacó seu filho. E foi ele a seu pai, e disse: Meu pai! E ele disse: Eis-me aqui; quem és tu, meu filho? E Jacó disse a seu pai: Eu sou Esaú, teu primogênito; tenho feito como me disseste; levanta-te agora, assenta-te e come da minha caça, para que a tua alma me abençoe. Então disse Isaque a seu filho: Como é isto, que tão cedo a achaste, filho meu? E ele disse: Porque o Senhor teu Deus a mandou ao meu encontro. E disse Isaque a Jacó: Chega-te agora, para que te apalpe, meu filho, se és meu filho Esaú mesmo, ou não. Então se chegou Jacó a Isaque seu pai, que o apalpou, e disse: A voz é a voz de Jacó, porém as mãos são as mãos de Esaú. E não o conheceu, porquanto as suas mãos estavam cabeludas, como as mãos de Esaú seu irmão; e abençoou-o. E disse: És tu meu filho Esaú mesmo? E ele disse: Eu sou. Então disse: Faz chegar isso perto de mim, para que coma da caça de meu filho; para que a minha alma te abençoe. E chegou-lhe, e comeu; trouxe-lhe também vinho, e bebeu. E disse-lhe Isaque seu pai: Ora chega-te, e beija-me, filho meu. E chegou-se, e beijou-o; então sentindo o cheiro das suas vestes, abençoou-o, e disse: Eis que o cheiro do meu filho é como o cheiro do campo, que o Senhor abençoou; » Gênesis 27.1-27
            Apesar de que Rebeca sabia que Deus tinha um plano para vida de Jacob, ela não confiou que Deus faria com que tudo acontecesse, então deu uma “ajudinha” a Deus, ajudou Jacob a enganar o próprio pai e ao seu irmão. Parece que a intenção era boa, afinal, ela queria que nada frustrasse os planos de Deus para o seu filho, mas as consequências foram anos de afastamento entre os irmãos e de enganar o seu próprio marido.
            A primeira lição que apendemos com Rebeca é que na vida com Deus os “fins não justificam os meios”, quando Deus promete alguma coisa Ele vai zelar para que as suas promessas se cumpram, não necessitamos de usar de esquemas ou de truques. Precisamos entender que quando Deus nos dá a certeza de que alguma coisa vai acontecer, tudo o que acontece durante o processo, tem de ser de acordo com os princípios de Deus. Assim sendo, enganar, mentir, falsificar, não pode estar no processo desse plano, porque tudo isto é contrário ao que Deus é e ama. Quando dizemos: “Mas não podemos ficar à espera de bração cruzados, temos de fazer a nossa parte”, temos de ter a noção de que a “nossa parte” como lhe chamamos não pode ir contra os princípios de Deus. Deus não precisa de “ajudinhas”, Ele quer apenas a nossa obediência e confiança.
“E tendo um grande sacerdote sobre a casa de Deus, Cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé, tendo os corações purificados da má consciência, e o corpo lavado com água limpa, Retenhamos firmes a confissão da nossa esperança; porque fiel é o que prometeu.” Hebreus 10.21-23
            A segunda lição que retiramos de Rebeca, é que temos de ter cuidado, para não deixarmos o nosso coração enganar-nos de maneira a sermos levadas apenas pela emoção. Por outras palavras, como esposas e como mães, temos de ter cuidado para o exemplo de engano e mentira dentro da família vir de nós mesmas, temos de ser exemplo de fidelidade aos nossos maridos e aos nossos filhos, exercitarmos o nosso carácter para mostrar através das nossas atitudes que o melhor de tudo é a transparência e a verdade, ainda que às vezes pareça o caminho mais difícil. Não podemos esquecer de que tudo começa dentro de casa.
            Ser Mais Mulher é confiar em Deus, saber que se Ele prometeu é fiel para cumprir e buscar ser também fiel aos que nos rodeiam. Eunice Pocinho

            

Sem comentários:

Enviar um comentário