sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Partilha 108 – Atitudes improváveis!

http://estudobiblia.comunidades.net          
           Sabem aquelas pessoas que nós conhecemos tão bem, que já sabemos como elas vão reagir a algumas situações? Ou melhor, lembram-se de quando ouvimos: Eu já sabia que tu ias dizer isso? Não sei quanto a vocês, mas a mim parece-me que viver a vida ao nível do “previsível”, torna-a sem emoção, e sem expectativa! Quantas de nós já dissemos: Se ele(a) sabe que não gosto porque é que ele(a) faz? Mas, será que as nossas atitudes têm de ser sempre as mesmas e devemos esperar que os outros alterem o seu modo de ser para que haja mudança nos nossos comportamentos? Tudo isto, não passam de questões, claro! Mas, acompanhem-me no meu raciocínio, nós somos incapazes de entrar na mente de alguém e alterá-la para poder controlar os seus comportamentos, podemos influenciar, ensinar, ou até coagir, mas a mudança verdadeira nós não podemos operá-la, pela simples razão de que cada um comanda-se a si mesmo. Assim sendo a única pessoa que eu posso controlar de uma maneira leal e verdadeira é a mim mesma, por isso, se queremos viver uma vida de mudança, e entrar num caminho de progresso e crescimento, é necessário sair do “previsível” e ter atitudes improváveis.
            Por exemplo, se no teu caso, quando estás a conduzir, ficas irritada se o carro da frente não faz pisca e é o teu habito natural começares a apitar, a resmungar e não sei mais o quê... o que é que seria uma atitude improvável? Seria esperares pacientemente para ver onde o carro da frente vai, e quando passas pelo condutor abrires um lindo sorriso(não um forçado sorriso amarelo), para desejares o bom dia. A pessoa nem vai ficar a saber que não fez pisca, é certo, mas vai ficar em paz e pensar: Olha que pessoa simpática! Talvez, o teu caso seja para com o filho(a) que tem sempre o quarto numa desordem. Então perdes a paciência cada vez que vês a roupa no chão ou a cama desfeita, neste caso a atitude improvável seria entrar no quarto e dar um grande beijo ao filho(a) e dizer apesar de não teres arrumado o quarto, és o melhor filho(a). Ou se as tuas reações previsíveis são em relação ao marido, amigos quando dizem algumas coisas que não gostas...eu não sei o que seriam as atitudes improváveis que poderias ter, sei as que eu deveria ter, mas uma coisa tenho a certeza, atitudes improváveis levam-nos a um caminho bonito, cheio de alegrias, a um caminho pacifico, a um caminho de crescimento, em suma ao Caminho, Jesus Cristo.
            Quando leio os Evangelhos (Mateus, Marcos, Lucas e João), uma das coisas que mais me fascina em Jesus, são as atitudes improváveis que Ele tinha! As respostas que ninguém estava à espera, os gestos surpreendentes ao auditório e as reações completamente imprevisíveis. Quero apenas deixar alguns exemplos, mas desafio-vos a lerem os Evangelhos e a sublinharem os textos onde encontrem atitudes imprevisíveis de Jesus, vão ficar surpreendidas com a quantidade de vezes que vão utilizar o lápis.
            Jesus, porém, foi para o Monte das Oliveiras. E pela manhã cedo tornou para o templo, e todo o povo vinha ter com ele, e, assentando-se, os ensinava.
E os escribas e fariseus trouxeram-lhe uma mulher apanhada em adultério;
E, pondo-a no meio, disseram-lhe: Mestre, esta mulher foi apanhada, no próprio ato, adulterando. E na lei nos mandou Moisés que as tais sejam apedrejadas. Tu, pois, que dizes? Isto diziam eles, tentando-o, para que tivessem de que o acusar. Mas Jesus, inclinando-se, escrevia com o dedo na terra. E, como insistissem, perguntando-lhe, endireitou-se, e disse-lhes: Aquele que de entre vós está sem pecado seja o primeiro que atire pedra contra ela. E, tornando a inclinar-se, escrevia na terra. Quando ouviram isto, redarguidos da consciência, saíram um a um, a começar pelos mais velhos até aos últimos; ficou só Jesus e a mulher que estava no meio. E, endireitando-se Jesus, e não vendo ninguém mais do que a mulher, disse-lhe: Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou? E ela disse: Ninguém, Senhor. E disse-lhe Jesus: Nem eu também te condeno; vai-te, e não peques mais.” João 8.1-11
Vejamos: Uma mulher é apanhada em um ato sexual ilícito, coisa que na Lei judaica era punido com apedrejamento, e os religiosos trazem aquela mulher a Jesus para que Ele, sendo mestre, ordenasse o que fazer. Jesus era judeu, e não era de acordo com o adultério, nem achava que quem transgredisse a Lei deveria ficar livre de punição, por isso, como mestre e como judeu, todos esperavam uma atitude de Jesus em relação aquela mulher pecadora, até porque, estava em jogo a reputação de Jesus como alguém que cumpria a Lei. Mas o que é que Jesus fez? Ele disse podem começar o apedrejamento, mas com uma condição, só quem não tem pecado nenhum é que pode atirar pedras, porque caso contrário, não tem moral para punir ninguém! Todos foram embora e Jesus pode então calmamente dizer aquela mulher que ela podia ir, mas para ela aproveitar aquele livramento e mudar de vida! Previsível era, Jesus exaltar-se e dizer aqueles religiosos que eles só queriam pô-lo à prova diante de todos, para que Ele ficasse desacreditado diante dos que o seguiam, mas uma atitude improvável e que nunca os religiosos estavam à espera era: “Podem apedrejar, mas com uma condição” Se Jesus tivesse dado um grande sermão aquela mulher diante de todos, ou lhe tivesse falado de punição, teria ele ajudado tanto aquela mulher? Ou com a atitude improvável Ele ajudou mais a mulher a mudar de vida?
            “Vendo, pois, aqueles homens o milagre que Jesus tinha feito, diziam: Este é verdadeiramente o profeta que devia vir ao mundo. Sabendo, pois, Jesus que haviam de vir arrebatá-lo, para o fazerem rei, tornou a retirar-se, ele só, para o monte. » João 6.14 e 15
            As pessoas seguiam Jesus por todo o lado, estavam atrás dele sempre porque viam n’Ele um profeta, viam os milagres que Ele operava e queriam coloca-lo como Rei. A atitude previsível de um homem, seria deixar que o seu ego inchasse e querer que o elogiassem, o admirassem e o colocassem em destaque, afinal Ele era realmente o próprio Deus, deveria ser exaltado. Mas jesus teve a atitude improvável, fugir do meio deles e impedir que o idolatrassem daquela maneira tão interesseira e não querer ser colocado em destaque! A atitude improvável de Jesus marcou mais os seus discípulos, do que se Ele tive assumido o governo daquele povo e os enchesse de ensinamentos.
            “E aconteceu que, estando ele em casa sentado à mesa, chegaram muitos publicanos e pecadores, e sentaram-se juntamente com Jesus e seus discípulos.
E os fariseus, vendo isto, disseram aos seus discípulos: Por que come o vosso Mestre com os publicanos e pecadores? Jesus, porém, ouvindo, disse-lhes: Não necessitam de médico os sãos, mas, sim, os doentes. Ide, porém, e aprendei o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício. Porque eu não vim a chamar os justos, mas os pecadores, ao arrependimento.” Mateus 9.10-13
            Os mestres daquela época, eram pessoas que estavam separadas, que crivam distancia entre as pessoas devido ao nível de espiritualidade e consagração a Deus, que diziam ter. Não era normal que os mestres estivessem misturados com o povo em qualquer lugar, as pessoas vinham ter como os mestres e não ao contrario. Mas neste episódio, durante a refeição, as pessoas foram chegando-se, mas não eram pessoas quaisquer, eram a ”elite” dos pecadores, eram os que roubavam aos seu próprio povo quando cobravam os impostos para o Império Romano, eram os ladrões, as prostitutas, os enganadores, etc, que estavam à mesa com Jesus. A atitude improvável, aproximou as pessoas que realmente reconheciam que precisavam de uma nova oportunidade, d’Ele. Se calhar, aquele malfeitor que estava na cruz, ao lado de Jesus, que disse: Nós estamos aqui porque merecemos, mas este nada fez” era um dos que tantas vezes viram Jesus a comer com eles...e o resultado disso foi: Jesus lhe disse: “Hoje mesmo estarás comigo no paraíso”
            Ora, antes da festa da páscoa, sabendo Jesus que já era chegada a sua hora de passar deste mundo para o Pai, como havia amado os seus, que estavam no mundo, amou-os até o fim.” João 13.1
            No meio dos discípulos que seguiam Jesus, estavam cobradores de impostos, resmungões, orgulhosos e até um que o havia de trair, Judas, que era um interesseiro por dinheiro. Jesus colocou Judas, o mais amante do dinheiro, como tesoureiro das contas deles...uma atitude muitíssimo improvável! Mas diz o texto que a todos, Jesus amou até ao fim. Ele sabia que Judas o iria trair, que era um ganancioso, mas amou-o, tal qual amou a todos os outros, na esperança de que cada um deles fosse transformado não apenas pelas palavras que Ele dizia, mas principalmente por sentirem o Seu amor. A atitude improvável de Jesus para com aqueles discípulos, teve muito sucesso, visto que de 12, apenas um se perdeu, todos os restantes foram transformados em pessoas melhores!
            E poderia continuar a detalhar mais e mais atitudes improváveis de Jesus, como quando Ele pediu a Deus que perdoasse aqueles que estavam a matá-lo, ou ainda, a atitude mais improvável, que o próprio Deus, se despisse da sua glória, encarnar como Homem, viver e submeter-se a todas as limitações humanas, para morrer na cruz, pelos pecados dos Homens, para que estes não fossem condenados, mas fossem justificados sem passarem pela punição! E gratuitamente, apenas pela fé, poderem ter de novo comunhão com Deus!
            Quando dizemos: “Mas eu sou assim, o que é que queres que eu faça?” Estamos a limitar a nossa capacidade, visto que o que podemos fazer é pedir a Deus que nos capacite a ter atitudes improváveis, porque estas são muito frutíferas.
            Ser Mais Mulher é encarar a vida como uma corrida, onde a meta vai ficando mais perto a cada atitude improvável ou a vida, como sendo um estimulante desafio, onde cada vez que contrariamos o previsível nos sentimos mais fortes! EP


Sem comentários:

Enviar um comentário