segunda-feira, 29 de julho de 2019

Partilha 213 - O mais que tem mais valor. (Ex 25)


       Deus criou, comunica-se, intervém e está interessado na Sua criação. O nosso Deus está a cada momento da nossa história a querer comunicar-se e a desejar estar em comunhão connosco. Por isso, Ele prepara os meios para revelar-se e chamar a nossa atenção. Quando Jesus Cristo morreu na cruz pelos nossos pecados, Ele estava a destruir todas as barreiras que o pecado tinha levantado entre o relacionamento do Homem com Deus. O sangue de Jesus assinalava o pacto de que toda a ira de Deus contra o pecado do Homem acalmaria, e de novo poderiam a ser íntimos como Pai e filho.
      A  expressão hebraica que Deus usa para Moisés :"constroi-me um tabernáculo", usa a mesma raíz que é usada em grego por João 1:14: " o Verbo de fez carne" (Tabernaculou). Entendemos que o Tabernáculo era o meio que Deus usou para se comunicar, manifestar e revelar ao povo durante a peregrinação no deserto, preparando assim a mente do povo para uma revelação maior e definitiva, na Pessoa de Jesus Cristo. Então não é de admirar que todo o tabernáculo e os seus utensílios tenham um significado e apontem para a obra de Jesus Cristo.
      Mas é importante perceber também que o povo ainda não conhecia Jesus Cristo, por isso, o Tabernáculo em si, tinha de ter significados compreensíveis ao povo no seu contexto. E sem duvida, deixa-nos muitos ensinos também a nós acerca da santidade, fidelidade e poder de Deus.

"Façam uma arca de madeira de acácia com um metro e dez centímetros de comprimento, setenta centímetros de largura e setenta centímetros de altura. Revistam-na de ouro puro, por dentro e por fora, e façam uma moldura de ouro ao seu redor. Mandem fundir quatro argolas de ouro para ela e prendam-nas em seus quatro pés, com duas argolas de um lado e duas do outro. Depois façam varas de madeira de acácia, revistam-nas de ouro e coloquem-nas nas argolas laterais da arca, para que possa ser carregada. As varas permanecerão nas argolas da arca; não devem ser retiradas. Então coloquem dentro da arca as tábuas da aliança que te darei. "Façam uma tampa de ouro puro com um metro e dez centímetros de comprimento por setenta centímetros de largura, com dois querubins de ouro batido nas extremidades da tampa. Façam um querubim numa extremidade e o segundo na outra, formando uma só peça com a tampa. Os querubins devem ter suas asas estendidas para cima, cobrindo com elas a tampa. Ficarão de frente um para o outro, com o rosto voltado para a tampa.
Coloquem a tampa sobre a arca, e dentro dela as tábuas da aliança que te darei. 
Ali, sobre a tampa, no meio dos dois querubins que se encontram sobre a arca da aliança, eu me encontrarei contigo e te darei todos os meus mandamentos destinados aos israelitas." Êxodo 25:10-22

      O primeiro utensilio que Deus ordenou que fosse construído foi uma Arca, designada arca da aliança. Não foi por acaso que Deus começa a descrição dos utensílios pela Arca, pois a Arca era o utensílio mais importante de todo o tabernáculo, e tinha como propósito mostrar ao povo que Deus estava com eles. Podemos dizer que simbolizava a presença e a proteção de Deus sobre eles. Sem a Arca, o Tabernáculo não tinha qualquer importância.
      Era muito comum os povos da altura guardarem seus ídolos e deuses dentro de arcas, por isso, o objecto em si não tinha qualquer originalidade...mas o que diferenciava esta arca de qualquer outra era o fato de não ter qualquer imagem de uma divindade. Apenas dentro dela ficariam as tábuas da Lei (Dez Mandamentos), que resumiam os requisitos da aliança de Deus com o povo. E por cima da arca estava dois querubins debruçados para a tampa, como sinal de adoração, reverência e submissão. Deus diz a Moisés que seria no meio dos querubins que Ele se encontraria, isto é, no lugar onde o sangue dos animais era derramado.  A Arca, seria a lembrança física de que Deus em espírito estava com o povo.
       Para nós é muito importante perceber o porquê de Deus decidir usar-se de um objeto assim para simbolizar a Sua grandiosa presença. Deus começa com a Arca, para que logo ficasse claro que o mais importante de tudo é a Sua presença. A Arca de ouro tinha dentro de si o resumo da Lei, lembrando-nos que Deus é Santo, Justo e Puro. A presença de Deus só é real quando a Sua Lei é cumprida e reverenciada. Sem a Sua Lei, não há a Sua presença. Em segundo lugar, os querubins se prostram diante da arca, lembrando-nos da Soberania de Deus, da sua Superioridade e suma importância. A presença de Deus só está onde há submissão e reverencia, tudo em nós deve prostar-se diante d'Ele, lembrando que acima de tudo e de todos está Deus. Por ultimo,  com a tampa onde o sangue era derramado (Propiciatório) no meio dos Querubins, Deus está a dizer-nos que sem sangue não há diálogo, sem sangue não há remissão de pecados. Para o povo, os animais mortos carregavam os pecados e o sangue era a maneira de pedir perdão. Ou seja para haver sangue, tinha de haver reconhecimento dos pecados e da dependência de Deus. Assim também hoje, sem reconhecermos os nossos pecados, e a nossa dependência de Deus, não teremos a presença de Deus. Quando olhamos para Jesus na cruz, para o Seu sangue, percebemos que foi por nós, porque estávamos detidas e afundadas nos nossos pecados e Jesus nos deu o perdão.
      Ser MaisMulher é viver o que a Arca simboliza. O mais importante de tudo é a presença de Deus,  por isso não esquecer a Santidade de Deus, a Sua Soberania e o Seu perdão, levam a MaisMulher a ser totalmente dependente de Deus.


Sem comentários:

Enviar um comentário