terça-feira, 23 de julho de 2019

Partilha 212 - O plano soberano de Deus. (Ex 25)




      Todas as situações na nossa vida têm um propósito, tudo o que ganhamos ou perdemos tem sempre uma razão de ser no plano soberano de Deus. Não estou a falar das grandes coisas e dos marcantes eventos da nossa vida, estou mesmo a falar das pequenas coisas que poderíamos chamar de pormenores! Lembro-me quando era criança, de na minha terra em Portugal, uma senhora alemã ter decidido dar aulas de alemão nas instalações do mercado da terra. Não sei muito bem porquê, mas eu e a minha melhor amiga decidimos ir ter as aulas...a senhor deu-me livros de iniciação da língua e ensinou-me palavras soltas da língua, como ler as silabas alemãs, etc. Na altura eram apenas uns momentos a mais fora de casa e com a minha amiga...não liguei muito! Mas hoje sou missionária na Alemanha e não tenham duvidas de que me lembro muitas vezes daqueles momentos. Agora, passados mais ou menos 25 anos estou a passar a pente fino aqueles preciosos livros e aprender a língua alemã. Eu não sabia disso naquela época, mas Deus sabia. Com certeza que tu também tens experiências  na tua vida idênticas a esta, pois bem, trata-se do plano soberano de Deus.
      Para aquelas que têm seguido as partilhas do livro de Êxodo, devem lembrar-se que quando o povo foi liberto do Egipto por Deus, os Egípcios deram-lhes presentes valiosos, especiarias e outras coisas que tinham muita importância naquela época. Pois bem , agora no meio do deserto chegou a altura de perceber o porquê de Deus ter preparado esses presentes.

"Então falou o SENHOR a Moisés, dizendo: Fala aos filhos de Israel, que me tragam uma oferta alçada; de todo o homem cujo coração se mover voluntariamente, dele tomareis a minha oferta alçada. E esta é a oferta alçada que recebereis deles: ouro, e prata, e cobre, E azul, e púrpura, e carmesim, e linho fino, e pêlos de cabras, E peles de carneiros tintas de vermelho, e peles de texugos, e madeira de acácia, Azeite para a luz, especiarias para o óleo da unção, e especiarias para o incenso, Pedras de ônix, e pedras de engaste para o éfode e para o peitoral. E me farão um santuário, e habitarei no meio deles. Conforme a tudo o que eu te mostrar para modelo do tabernáculo, e para modelo de todos os seus pertences, assim mesmo o fareis." Êxodo 25:1-9

       Deus começa a dar o projeto completo a Moisés do Tabernáculo que teria de ser construído e que acompanharia o povo durante toda a peregrinação do deserto. Mas um povo que estivera 400 anos na escravatura, o que é que teria no deserto para poder construir tamanha obra? Pois é, tudo o que os egípcios lhes tinham dado, tinha agora um propósito. Mas Deus diz as Moisés claramente que deveriam ser ofertas voluntárias, ou seja, mesmo que no fundo tenha sido Deus a preparar todos aqueles bens, Deus não queria que ninguém se sentisse obrigado a ofertar.
     As nossas ofertas para Deus, ou seja tudo o que damos, quer seja a um necessitado, à nossa igreja ou até para a missão, deve ser de coração e nunca por qualquer outra motivação. Ofertar, ajudar, auxiliar, são formas de também honrar a Deus, mas se fizermos ou dermos apenas para aparecer, ou para mostrar as nossas posses...de nada vale para Deus. Porque para Deus, não é o valor e nem o que fazemos que importa, mas se estamos a fazer de coração. Porque Deus é quem sonda os corações. Nunca podemos esquecer que tudo o que temos vem de Deus, por isso de damos alguma coisa é no fundo apenas uma devolução. Deus é quem supre todas as nossas necessidades e muitas vezes até um pouco dos nossos caprichos...e a nossa gratidão leva-nos a ofertar para Deus.
     O Tabernáculo teria de exatamente como Deus iria ordenar, cada prego, cada utensílio e cada material, deveriam ser restritamente aqueles que Deus ordenara. Nada deveria ser alterado ou manipulado. Deus revelava mais uma vez a Moisés, que a presença de Deus estaria no meio deles, mas que definia as regras era o próprio Deus e para Ele todos os pormenores contam. Mas isto veremos nas próximas partilhas!
     Ser Mais Mulher é ofertar de coração, ser misericordiosa de coração e  tudo o que faz, tem uma única motivação, agradar a Deus.  Ela entende que cada pormenor da sua vida está a ser guiado por Deus.

Sem comentários:

Enviar um comentário