segunda-feira, 1 de julho de 2019

Partilha 207 - Obediencia, gera dependência e ambas geram descanso. (Ex 23)

https://aminoapps.com/c/cristaos-amino

     Depender de Deus requer algumas decisões da nossa parte. Não podemos dizer que dependemos de Deus se nunca experimentamos viver por Ele, n'Ele e através d'Ele. Depender de Deus é encontrar subsistência completa em Deus e mover-nos unicamente no sentido d'Ele. 
     O desejo de Deus, com os estatutos que estava a dar ao povo, era leva-los a viver em total dependência d'Ele. Quando se fala em áreas espirituais, parece ficar mais simples de depender de Deus, porque afinal é a área da nossa vida que não podemos pelas nossas próprias forças fazer crescer, apenas com Deus. Mas agora Deus quer lançar o desafio ao povo de depender também financeiramente, ou na área da subsistência monetária.  

"Também seis anos semearás tua terra, e recolherás os seus frutos; Mas ao sétimo a dispensarás e deixarás descansar, para que possam comer os pobres do teu povo, e da sobra comam os animais do campo. Assim farás com a tua vinha e com o teu olival. Seis dias farás os teus trabalhos, mas ao sétimo dia descansarás; para que descanse o teu boi, e o teu jumento; e para que tome alento o filho da tua escrava, e o estrangeiro. E em tudo o que vos tenho dito, guardai-vos; e do nome de outros deuses nem vos lembreis, nem se ouça da vossa boca." Êxodo 23:10-13

      Este estatuto acerca do sétimo ano, ser o ano de pousio para a terra, era completamente desconhecido para as outras nações vizinhas dos hebreus. E entende-se porquê. Na verdade um ano em sete ficar sem semear, poderia significar uma diminuição significativa da riqueza da nação. Ainda por cima seria um ano de um pouco de alivio do trabalho para aqueles que eram apenas escravos e empregados. Parecia uma ruína, mas na verdade era uma prova à fé do povo.
     Quando lembramos da caminhada no deserto do povo, depois de ser liberto do Egipto, Deus mandava seis dias o maná do céu para eles se alimentarem e no sexto dia mandava a dobrar para que no sétimo tivessem o suficiente. Aqui não seria diferente, no sexto ano a colheita seria maior para que  tivessem suficiente para  sétimo ano.
     Mostra-nos uma grande preocupação de Deus em revelar-se ao povo como o Deus que provê, quando se anda em obediência. Por outro lado, mostra preocupação pela terra que Ele criou, animais e pelo próprio solo. Uma vez que não era usada uma agricultura de rotação, cada terra produzia a mesma coisa a cada ano e era necessário para a fertilidade da terra o descanso. Deus criou todas as coisas com o principio do descanso, quer o homem quer a própria terra.
      Os dois principais principios destes estatutos são a dependência e a obediência a Deus. Sendo assim são princípios atuais para a nossa vida com Deus. Devemos buscar depender de Deus, não ter medo, nem duvidar mas confiar que Ele é o Deus que provê. Mas apenas vamos observar isso na nossa vida, quando vivemos em obediência a Ele, mesmo que às vezes pareça contraditório, ou seja difícil, a nossa fé só vai ter vida e eficácia quando for usada. Parecia contraditório que uma nação fosse ser prospera, se a cada sete anos parasse a sua produtividade, mas na verdade, aquele ano seria o ano em que o próprio Deus supriria as necessidades dos mais desfavorecidos e dos que mais tinham. Seria o ano em que mais viriam a "mão" de Deus sobre as suas vidas.
     Queremos ver Deus agir, temos de "largar as mãos do leme" e o entregar a Deus, para que seja Ele que controle. Obedecer e depender sempre será um desafio, mas também sempre será um privilégio.
    Sabemos pelo relato biblico que o povo não cumpriu este mandamento, e diz a Bíblia que foi uma das causas do cativeiro ter durado setenta anos (II Crónicas 36:21), para que a terra repousasse todo o tempo que estava em falta. Porque Deus zela pela Sua palavra, e Deus tinha criado a terra para ter descanso.
     Para terminar, queria colocar-nos uma questão, porque é que Deus fez tanta questão desde do inicio de ensinar o principio do descanso. Ele descansou depois da criação, o povo teria de descansar, a terra terias de descansar...porquê? Porque desde o principio que tudo aponta para o plano de amor de Deus pela humanidade. Tudo mereceria descanso, quando terminasse a sua função, quando tudo tivesse produzido e quando tudo tudo tivesse estabelecido, assim como, Deus enviaria O Descanso que é acima de todos os outros descansos, o Seu Filho Jesus Cristo (Hebreus 4:9-11).
     Tudo para ensinar que Jesus é o nosso descanso de toda a luta por ter a presença e benção de Deus na nossa vida. Através de Jesus recebemos descanso para as nossas vidas, certeza da salvação, as bênçãos de Deus e a presença de Deus dentro de nós. Todo o descanso que precisamos! Por isso Deus é tão rigoroso com este estatuto, porque queria que o povo percebesse que quando Jesus viesse, se fosse rejeitado, estariam a rejeitar o descanso divino, logo, estariam vulneráveis às consequências dessa decisão.
      Ser MaisMulher é desejar obedecer, para viver na dependência de Deus. Ela depende de Deus quando encontra o seu descanso em Jesus Cristo.

Sem comentários:

Enviar um comentário