sábado, 3 de agosto de 2019

Partilha 214 - Estou perto e nada te faltará. (Ex 25)


      Comunhão e provisão são desejos de Deus para o nosso relacionamento com Ele. Quando geramos um bebé, o que mais queremos é estar perto dele e suprir todas as suas necessidades, quer físicas, quer emocionais.
       Lembro-me das noites em que a minha filha mais nova, passava a chorar e não sabia o que ela tinha e como acalmar todo aquele pranto... eu ficava frustada, com sensação de que estava a falhar em algum ponto do meu papel de mãe. Até que, comecei a perceber de que se tratava de dependência física, ela apenas queria que eu estivesse perto dela toda a noite...levou algum tempo até transmitir-lhe segurança necessária para ela se deixar dormir sem ter medo de eu desaparecer. Ela percebeu que podia dormir, que pela manhã eu estaria de novo ali com ela. Mas durante todo esse processo, a Sara chorava para um lado e eu para o outro, sem saber o que fazer! Assim Deus, quando entra na nossa vida, quer como Pai ter comunhão connosco e suprir todas as nossas necessidades físicas e emocionais. Existe sofrimento quando isso não está a acontecer.
       Depois da Arca da aliança, Deus agora dá instruções a Moisés acerca de uma mesa.

"Também farás uma mesa de madeira de acácia; o seu comprimento será de dois côvados, e a sua largura de um côvado, e a sua altura de um côvado e meio. E cobri-la-ás com ouro puro; também lhe farás uma coroa de ouro ao redor. Também lhe farás uma moldura ao redor, da largura de quatro dedos, e lhe farás uma coroa de ouro ao redor da moldura. Também lhe farás quatro argolas de ouro; e porás as argolas aos quatro cantos, que estão nos seus quatro pés. Defronte da moldura estarão as argolas, como lugares para os varais, para se levar a mesa. Farás, pois, estes varais de madeira de acácia, e cobri-los-ás com ouro; e levar-se-á com eles a mesa. Também farás os seus pratos, e as suas colheres, e as suas cobertas, e as suas tigelas com que se hão de oferecer libações; de ouro puro os farás. E sobre a mesa porás o pão da proposição perante a minha face perpetuamente." Êxodo 25: 23-30

      Pela primeira vez na Bíblia aparece a palavra mesa. Exatamente o segundo utensílio, na ordem de Deus, do Tabernáculo. Esta mesa tinha de ter nela constantemente 12 pães sem fermento (12 tribos de Israel) e estar posta para comer, com tudo o necessário, talheres, pratos, toalha e vasos. Sempre pronta para os sacerdotes se chegarem a ela.  Mesa refere-se a comunhão, a partilha, a estar perto com um propósito. Esta mesa simbolizava também provisão, pois sempre deveria ter os pães fresquinhos de cada semana sobre ela.  Não é por acaso esta mesa no Tabernáculo, uma vez que este lugar serviria de revelação de quem Deus é. E esta mesa lembraria o povo sempre que Deus quer ter comunhão com eles e de que nada lhes faltaria.
      Hoje é muito importante no nosso relacionamento com Deus sempre lembrarmos desta mesa, a mesa que Deus sempre quer sentar connosco. A mesa da comunhão e da provisão.
      Jesus Cristo morreu na cruz para nos salvar dos nossos pecados e para nos conceder um lugar à mesa com Deus, onde teríamos comunhão com Ele. Onde poderíamos partilhar todas as nossas dores e alegrias, onde poderíamos contar as nossas histórias e ouvir as d'Ele. Como quando pela noite nos sentamos com a família e partilhamos como foi o nosso dia, e percebemos quem teve um dia bom ou mau...tudo na mesa. O nosso relacionamento com Deus deve ser de partilha, de proximidade... de "Então como foi o teu dia?", "O que sentiste'" e "O que vais fazer agora?".
     Por outro lado, também é à mesa que suprimos as nossas necessidades. A morte de Jesus veio colocar um lembrete na mesa da comunhão com Deus, que diz: Aqui nada te faltará. Deus quer lembra-te a cada dia, de que nada te faltará, porque Ele mesmo suprirá todas as tuas necessidades. Deus vai dar-te emocionalmente, fisicamente e espiritualmente tudo o que precisas para ser saudável e forte na tua vida. Tudo está na mesa em que Ele te espera...mas por vezes, tu não te sentas, não partilhas, não ouves para poderes ser nutrida e satisfeita... ou talvez aches que o que está na mesa não é o que tu precisas! Mas confia de que tudo que está na mesa da comunhão é para teu bem. Lembro-me quando faço sopa de espinafres aqui em casa...as caras de todos são dignas de serem filmadas...e todo o ritual de explicação necessário para perceberam que têm de comer porque faz bem! Assim também nós com Deus, às vezes não percebemos bem o porquê de estar na mesa...mas não te preocupes, se te sentaste na mesa de Deus, foi Ele que serviu e Ele tem o melhor para ti.
     Ser MaisMuher é ter comunhão com Deus e ver suas necessidades nutridas por Ele, tudo na mesa com Ele.

 Nota: Para aquelas que desejam melhorar o relacionamento familiar e até com Deus, e ficaram felizes com esta partilha sobre a mesa... aconselho veemente um livro de Devi Titus, chamado "A experiência da mesa".
       

Sem comentários:

Enviar um comentário