terça-feira, 16 de julho de 2019

Partilha 210 - Aliança com Deus. (Ex 24)


     A Aliança que Deus faz connosco é selada com sangue. O sangue de Jesus Cristo selou a aliança da reconciliação entre o Criador e a criatura, abrindo assim uma nova perspectiva de relacionamento entre Deus e o Homem. A peculiaridade desta aliança é que é Deus quem dá o primeiro passo, que sabe como manter o relacionamento forte e frutífero e quem nunca falha, nem nunca quebra a aliança.
     Durante as páginas da Biblia encontramos "miniaturas" ou "protótipos" da Aliança selada por Jesus Cristo, e na leitura que temos feito de Êxodo, encontramos agora um tipo dessa aliança.

"Depois disse a Moisés: Sobe ao SENHOR, tu e Arão, Nadabe e Abiú, e setenta dos anciãos de Israel; e adorai de longe. E só Moisés se chegará ao Senhor; mas eles não se cheguem, nem o povo suba com ele. Veio, pois, Moisés, e contou ao povo todas as palavras do Senhor, e todos os estatutos; então o povo respondeu a uma voz, e disse: Todas as palavras, que o Senhor tem falado, faremos. Moisés escreveu todas as palavras do Senhor, e levantou-se pela manhã de madrugada, e edificou um altar ao pé do monte, e doze monumentos, segundo as doze tribos de Israel; E enviou alguns jovens dos filhos de Israel, os quais ofereceram holocaustos e sacrificaram ao Senhor sacrifícios pacíficos de bezerros. E Moisés tomou a metade do sangue, e a pôs em bacias; e a outra metade do sangue espargiu sobre o altar. E tomou o livro da aliança e o leu aos ouvidos do povo, e eles disseram: Tudo o que o Senhor tem falado faremos, e obedeceremos. Então tomou Moisés aquele sangue, e espargiu-o sobre o povo, e disse: Eis aqui o sangue da aliança que o Senhor tem feito convosco sobre todas estas palavras. E subiram Moisés e Arão, Nadabe e Abiú, e setenta dos anciãos de Israel. E viram o Deus de Israel, e debaixo de seus pés havia como que uma pavimentação de pedra de safira, que se parecia com o céu na sua claridade. Porém não estendeu a sua mão sobre os escolhidos dos filhos de Israel, mas viram a Deus, e comeram e beberam." Êxodo 24:1-11

      Em primeiro lugar Deus dá a estratégia para manter a aliança ( Os estatutos e a Lei), depois lembra a recompensa da aliança (permanecer na Terra Prometida) e agora finalmente, está a selar a aliança com o povo. O ritual usado aqui é bastante próprio da cultura daquela época, mas mesmo assim, quando o povo declara, "tudo faremos", provavelmente não estavam a sentir a força das suas palavras, porque eles nunca cumpriram a Lei e os estatutos completamente. Mas Deus, sabia muito bem o que estava a selar, Ele estava a prometer fidelidade para com o povo. Foi em ambiente de festa, de temor, de revelação e de emoção, que Deus fez aliança com o povo, pela primeira vez como nação.  E vemos no relato que eles viram Deus sofre pedra de safira que representava o céu...Deus manifestou-se como Soberano no céu e na terra.
     Mas para nós, o que Deus ensina aqui? O que é que Deus quer trazer-nos à memória neste texto? Deus quer em primeiro lugar, lembrar-nos que Ele é Deus fiel às Suas alianças e promessas e que se manifesta apenas diante de quem assume que deseja ser fiel. Entendemos também que, mesmo diante da fragilidade humana e da sua incapacidade de ser fiel, Deus não deixa de querer aliar-se connosco, e Ele procura isso mesmo, para ajudar-nos a sermos fieis. Apenas vivendo em amornai com o perfeito poderemos ser aperfeiçoadas. Por ultimo, o que aprendemos é que Deus deseja marcar momentos importantes com atitudes importantes.
      Muitas vezes perguntamos o porquê de momentos mais felizes e menos agradáveis, de circunstancias que temos de passar, o porquê de certos encontros e de desencontros...não sei, o porquê de dias que seriam normais, se tornarem tão memoráveis! Na verdade não tenho qualquer duvida, que muitas vezes é Deus a lembrar-nos de que têm de haver esses dias, acontecimentos e encontros para selarem a nossa vida, para comemorarem a aliança com Deus. Deus não quer que a aliança que Ele fez connosco caia no esquecimento e por isso, Ele traz à memória quem Ele é e que Ele pode fazer. Cada vez que lembramos a Aliança que temos com Deus através de Jesus Cristo, estamos a lembrar quem Ele é, quem nós somos e como precisamos d'Ele.
     Ser MaisMulher é festejar a aliança que temos com Deus, a Sua fidelidade.

   

Sem comentários:

Enviar um comentário