segunda-feira, 22 de julho de 2019

Partilha 211 - Tudo o que é perfeito precisa de tempo! (Ex 24 fim)


   
   Quantas vezes já ouvimos a expressão: "Vivemos numa geração MacDonald's!" Pois bem, eu concordo com ela. Estamos a tornar-nos impacientes e sem disposição para dar o tempo necessário às coisas. Tenho aprendido muito acerca deste tema, desde que decidi ter uma pequena horta no meu jardim! Além de ter descoberto que não percebo nada de agricultura...também percebi que a distância entre o dia em que se semeia até ao dia em que o fruto aparece, pode tornar-se uma "eternidade". Porque nem tudo depende de nós, uma vez que quem ainda ordena o crescimento é Deus. Cultivei várias sementes de morangos, todos deram folha, mas apenas metade deu morangos...e eu cuidei de todos igual! Eu não esperava isso, porque para mim, que estou habituada a comprar caixas de morangos, esperava dezenas de morangos todas as semanas!! Já as alfaces, não param de crescer! Porque neste processo ainda é Deus que controla!
   Tudo se tornou rápido, à distancia de um click. As coisas parecem estar mais simples e acessíveis, mas na verdade, estamos a transformar-nos em pessoas que não sabem esperar, observar, estar no silencio, apreciar os pequenos detalhes... E sem duvida, este estilo de vida tem influenciado muito a nossa vivência com Deus.
    Depois de Moisés ter dado todos os estatutos ao povo, depois de Deus ter selado a Aliança com o povo, agora Ele queria dar a Moisés o projeto do lugar onde o povo deveria prestar -lhe culto e estar na Sua presença. Mas antes disso, Deus precisava que Moisés percebesse a importância de estar na Sua presença, experimentasse a Sua grandeza e sentisse o conforto que é, poder usufruir dela.
   
"Então disse o Senhor a Moisés: Sobe a mim ao monte, e fica lá; e dar-te-ei as tábuas de pedra e a lei, e os mandamentos que tenho escrito, para os ensinar. E levantou-se Moisés com Josué seu servidor; e subiu Moisés ao monte de Deus. E disse aos anciãos: Esperai-nos aqui, até que tornemos a vós; e eis que Arão e Hur ficam convosco; quem tiver algum negócio, se chegará a eles. E, subindo Moisés ao monte, a nuvem cobriu o monte. E a glória do Senhor repousou sobre o monte Sinai, e a nuvem o cobriu por seis dias; e ao sétimo dia chamou a Moisés do meio da nuvem. E o parecer da glória do Senhor era como um fogo consumidor no cume do monte, aos olhos dos filhos de Israel. E Moisés entrou no meio da nuvem, depois que subiu ao monte; e Moisés esteve no monte quarenta dias e quarenta noites." Êxodo 24:12-18

    Para poder construir o tabernáculo, onde Deus manifestaria a Sua presença, Moisés foi levado quarenta dias e quarenta noites, à presença de Deus e assim desejar e compreender verdadeiramente a Sua importância. Moisés viveu a experiência da sua vida sozinho com Deus, sem interferência de mais ninguém. Moisés define a presença de Deus como uma "nuvem" primeiramente e depois da "nuvem" como um "fogo consumidor". Na Bíblia, estas expressões têm muito significado, porque "nuvem" aparece maioritariamente relacionado à proteção e cuidado de Deus, e " fogo consumidor", como símbolo de purificação e santificação. Para Moisés, que esteve quarenta dias e quarenta noites a desfrutar da presença de Deus de uma maneira próxima e extraordinária, a presença de Deus santifica, purifica e ao mesmo tempo provoca conforto e proteção. Incrível e Maravilhoso!
    Mas foram quarenta dias e quarenta noites! Esta experiência profunda com Deus teve o seu tempo. Porque a intimidade com Deus não está à distancia de um click! Não é como ir ali comer um hamburger e voltar para casa. As experiências com Deus mais profundas, não são vividas num momento, nem num horário determinado por nós, mas precisam de tempo e esse tempo é determinado por Deus.
    Precisamos com urgencia aprender a disponibilizar tempo a Deus, e não me refiro apenas a um tempo de devocional, ou ao dia que guardamos para ir à igreja, mas do tempo que Deus precisa para nos fazer viver experiências com Ele. Não podemos apressar os tempos de Deus, porque Ele é o dono e é quem ordena tudo! Por isso, existe um tempo determinado por Deus para nos dar experiências com Ele, e porque tudo em Deus é perfeito, precisa de tempo. A perfeição precisa de tempo e paciência.
    Saber esperar também é um sinal de maturidade e de fé em Deus. A paciência é um resultado da presença de Deus em nós. Deus quer transformar -nos em filhas pacientes, que não se deixam dominar pela ansiedade e que experimentam a presença de Deus de uma maneira real. Experiências verdadeiras com Deus, levam-nos à santidade e a sentir conforto e proteção de Deus.
    Moisés com certeza teria muito que fazer no acampamento de Israel! E durante os primeiros seis dias, ele não ouviu, nem viu nada, apenas uma nuvem! Aquela nuvem poderia ter sido entendida como algo que estava a impedir Moisés de ver a Deus, porque tapava-lhe a visão...mas no final Moisés percebeu que era a proteção de Deus e preparação para tudo o que Ele ia ouvir depois!
    Nas experiencias com Deus, existem também fases, e algumas delas parecem nuvens que nos impedem de ver e de ouvir, mas se foi Deus que mandou a nuvem, é porque trata-se de proteção e de preparação para mais profundidade com Deus.
    Ser MaisMulher é dar tempo a Deus, exercer a paciencia e desfrutar das experiências que Deus lhe quer dar no Seu tempo.


 

Sem comentários:

Enviar um comentário