segunda-feira, 24 de junho de 2019

Partilha 206 - Ser integra, um desafio que Deus faz possível. (Ex 23)



      A maior característica e também o maior desafio de alguém que quer praticar o cristianismo e ser imitador de Jesus é a integridade. Hoje está muito em voga a meia integridade! Quer dizer que em alguma coisas somos intransigentes e não alteramos os nossos princípios, mas depois por outro lado, outros assuntos tornam-se relativos e fáceis de nos fazer transpor os nossos princípios. Na maioria das vezes perdemos a integridade por causa dos nossos próprios interesses e então agimos segundo o que mais nos convém. Por exemplo, nas finanças podemos ser muito corretas e incapazes de deixar de pagar os nossos impostos ou de tentar enganar alguém...mas depois sem problema atiramos lixo para o chão! Orgulhosamente dizemos que a sociedade precisa de pessoas que cumpram os seus deveres financeiros, mas esquecemos que a sociedade precisa igualmente de pessoas que respeitem e protejam o meio ambiente!
      Os estatutos que Deus deu ao povo, da partilha de hoje, fica claro mais uma vez, o desejo de Deus em ter um povo integro.

"Não faças declarações falsas e não sejas cúmplice do ímpio, sendo-lhe testemunha mal-intencionada. Não acompanhes a maioria para fazer o mal. Ao testemunhar num processo, não pervertas a justiça para apoiar a maioria, nem para favorecer o pobre num processo. Se encontrares perdido o boi ou o jumento que pertence ao teu inimigo, leva-o de volta a ele. Se vires o jumento de alguém que te odeia caído sob o peso de sua carga, não o abandones, procura ajudá-lo. Não pervertas o direito dos pobres em seus processos. Não te envolvas em falsas acusações nem condenes à morte o inocente e o justo, porque não absolverei o culpado. Não aceites suborno, pois o suborno cega até os que têm discernimento e prejudica a causa do justo. Não oprimas o estrangeiro. Vocês sabem o que é ser estrangeiro, pois foram estrangeiros no Egito." Êxodo 23:1-9

      Mentir só para agradar ao outro, ser uma testemunha apenas com más intenções, seguir a maioria, favorecer pessoas sejam pobres ou ricas, deixar de ajudar sempre que lhe é dado oportunidade independente de quem é,fazer julgamentos, vender-se, aceitar suborno e oprimir o estrangeiro! Não são desejos de Deus! Por isso Ele chama a atenção do povo para que tenha um caráter integro no trato das causas e nas decisões que tomarem em relação aos outros.
      Como é obvio, estes estatutos continuam em vigor para nós hoje. Precisamos ser mulheres que buscam a integridade baseada nos mandamentos divinos e não devemos ter medo de manter essa integridade. Andar com a multidão nem sempre é possível quando queremos agradar a Deus, e às vezes para mantermos a vontade de Deus na nossa vida temos de rejeitar coisas que seriam comuns ao mundo, como a mentira, a falsidade, querer agradar a quem tem poder para sermos beneficiados...mas quando entendemos que o mais importante é obedecer a Deus, Ele mesmo nos capacita e fortalece para seguir no caminho certo. Ser completa e ter  inteireza na vida com Deus, apenas é possível se for o próprio Deus a capacitar-nos através do Seu Espirito, só Ele vai fazer de nós mulheres integras.
       Ser MaisMulher é buscar a integridade diante de Deus, porque sabemos que ainda que seja difícil, o seu desejo é agradar a Deus acima de tudo.


Sem comentários:

Enviar um comentário