sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Partilha 136 - Perder para ganhar é construir com segurança!



    A todas as Mais Mulheres, queria pedir para lermos juntas esta história:
"E chegaram ao outro lado do mar, à província dos gadarenos. E, saindo ele do barco, lhe saiu logo ao seu encontro, dos sepulcros, um homem com espírito imundo; O qual tinha a sua morada nos sepulcros, e nem ainda com cadeias o podia alguém prender; Porque, tendo sido muitas vezes preso com grilhões e cadeias, as cadeias foram por ele feitas em pedaços, e os grilhões em migalhas, e ninguém o podia amansar. E andava sempre, de dia e de noite, clamando pelos montes, e pelos sepulcros, e ferindo-se com pedras. E, quando viu Jesus ao longe, correu e adorou-o. E, clamando com grande voz, disse: Que tenho eu contigo, Jesus, Filho do Deus Altíssimo? conjuro-te por Deus que não me atormentes. (Porque lhe dizia: Sai deste homem, espírito imundo.) E perguntou-lhe: Qual é o teu nome? E lhe respondeu, dizendo: Legião é o meu nome, porque somos muitos. E rogava-lhe muito que os não enviasse para fora daquela província. E andava ali pastando no monte uma grande manada de porcos. E todos aqueles demônios lhe rogaram, dizendo: Manda-nos para aqueles porcos, para que entremos neles. E Jesus logo lho permitiu. E, saindo aqueles espíritos imundos, entraram nos porcos; e a manada se precipitou por um despenhadeiro no mar (eram quase dois mil), e afogaram-se no mar. E os que apascentavam os porcos fugiram, e o anunciaram na cidade e nos campos; e saíram muitos a ver o que era aquilo que tinha acontecido. E foram ter com Jesus, e viram o endemoninhado, o que tivera a legião, assentado, vestido e em perfeito juízo, e temeram.
 E os que aquilo tinham visto contaram-lhes o que acontecera ao endemoninhado, e acerca dos porcos. E começaram a rogar-lhe que saísse dos seus termos. E, entrando ele no barco, rogava-lhe o que fora endemoninhado que o deixasse estar com ele. Jesus, porém, não lho permitiu, mas disse-lhe: Vai para tua casa, para os teus, e anuncia-lhes quão grandes coisas o Senhor te fez, e como teve misericórdia de ti. E ele foi, e começou a anunciar em Decápolis quão grandes coisas Jesus lhe fizera; e todos se maravilharam."      Marcos 5:1-20

      Imaginem! Um homem que tinha uma vida miserável, que vivia atormentado pelo mal, que não conseguia ter amigos, família, ou quaisquer laços com a sociedade em que estava inserido, e ainda por cima, representava uma ameaça para aquela província. Todos o desprezavam, tinham medo dele, impediam os seus filhos de passar pela rua onde ele estivesse, e por aí em diante, um tormento em resumo! Até ao dia em que Jesus entra naquele lugar e liberta o triste homem de um maneira extraordinária, ele muda de vida e transforma-se numa prova viva do poder de Deus. 
Diante de tal milagre, a gratidão daquele homem foi grande, mas deveria ter provocado a mesma gratidão da parte de todos os habitantes, porque afinal era um problema que atormentava a todos! Mas pelo contrário, as pessoas começaram a pedir que Jesus saísse dali. Não se compreende tal reação! A não ser que algo mais forte do que a gratidão, do que o amor e do que a compaixão se apoderasse daquelas pessoas, tal como o egoísmo, a monotonia e a aceitação do mal.
Como podemos ver, durante a libertação daquele homem, os demónios que o atormentavam sairam para os porcos e desenharam-se pelo mar. Na província apascentava-se porcos e certamente eram uma das fontes de rendimento daquele lugar. Quando Jesus permitiu que os demônios entrassem nos porcos e os afogassem, a população começou a perceber de que a presença de Jesus trazia mudanças e trans formações. Eles perderam uma manada de porcos e tiveram medo de perder mais alguma coisa no meio do agir de Jesus, então pediram para que Jesus fosse embora.

     Quando Jesus entra na vida de alguém, na casa de uma família, alguma coisa acontece, as mudanças são inevitáveis, já que tudo ganha vida e cor. No meio dessas transformações ganham-se coisas, outras perdem-se ou acabam por perder valor, mas no final, tudo era para o bem maior e melhor!
Por vezes, no meio do processo, durante o tempo em que Jesus está a agir em nós, vem o medo da mudança, o temor de perdermos coisas ou pessoas e faz com que desistamos e afastemos Jesus das nossas vidas. Preferimos viver não tão bem, com infelicidade, ou com tropeços constantes, do que dar-mos o controle a Jesus e Ele mexer onde não queremos.          Como nesta história, aquelas pessoas preferiam viver com um homem a atormentar toda a província, do que verem os seus porcos mortos!!! 
    Jesus é luz, é vida, é auxilio, é libertação, é cura, é restauração, por isso, quando Ele entra sempre vai trazer aventura, mudança, transformação e uma nova história! Antes de Jesus e depois de Jesus, passam a ser marcos na vida! Por isso, não tenhamos medo, nem paremos de permitir o acesso de Jesus a todas as áreas da nossa vida, porque nada tem mais valor que que aquilo que Ele nos dá. 
     Portanto não pares porque perdeste alguém ou alguma coisa, porque parece que perdeste o controle da tua vida, ou até porque foi muita mudança...continuemos firmes, esperando as grandes surpresas que Deus tem para dár-nos. 
     Ser Mais Mulher é não temer o agir de Deus, esperar todo o processo, estar grata com o que muda durante a caminhada, e ter a certeza de que Jesus sabe o que faz melhor do que nós. EP 









Sem comentários:

Enviar um comentário