quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Partilha 139 - Salmo 119 (Tudo tem um propósito)


   O Salmo 119 é uma canção dedicada ao grandíssimo valor da Palavra de Deus, é uma leitura que aumenta a nossa fé e esperança na Palavra de Deus. Mas, durante sua leitura deparamos-nos com algumas frases que nos fazem refletir, algumas delas são estas:

"Os arrogantes mancharam o meu nome com mentiras, 
mas eu obedeço aos teus preceitos de todo o coração. 
O coração deles é insensível, eu, porém, tenho prazer na tua lei.
Foi bom para mim ter sido afligido, para que aprendesse os teus decretos.
Para mim vale mais a lei que decretaste 
do que milhares de peças de prata e ouro.
As tuas mãos me fizeram e me formaram; 
dá-me entendimento para aprender os teus mandamentos. 
Quando os que têm temor de ti me virem, 
se alegrarão, pois na tua palavra coloquei a minha esperança." 
Salmos 119:69-74
    Este trecho do Salmo, declara palavras de maturidade espiritual! Quando Esdras ( o autor deste salmo) diz que foi bom ter sido afligido, porque assim ele aprendeu os decretos de Deus! Neste contexto parece que a feição teve haver com mentiras que inventaram acerca dele. Mas muitas podem ser as circunstancias que nos afligem!

    Quantas vezes, quando acontecem coisas menos boas na nossa vida, nós de imediato colocamos o amor e a proteção de Deus em causa? Despistamos-nos nas nossas queixas e opiniões, perdendo assim, a visão do caminho certo! Tudo parece acabar, e nem conseguimos sair de dentro do nosso mundo minúsculo para poder observar o todo e o que nos rodeia. 
    A maioria das pessoas, depois de passarem por um momento menos bom, acabam por perceber que nada foi em vão...mas enquanto estamos atravessar as dificuldades, não conseguimos aguentar o barco sem murmurar ou sem questionar o cuidado de Deus.
    Por tudo isto, estas declarações de Esdras são maravilhosas e inspiram-nos a crer que nada é por acaso e que tudo tem um propósito na nossa vida! Este não é um discurso conformista, pelo contrário, é inovador, uma vez que estamos a ver a vida com olhos que veem mais do que está à vista, mas que chegam até ao que está por detrás os acontecimentos.
    Chegar à conclusão que foi bom para nós ser afligidas, só é possível, se essa aflição nos der algo valioso, algo que de mais nenhuma maneira teríamos obtido! E a verdade é que há caminhos que só descobrimos, se circunstancias muito fortes nos empurrarem para lá...como o sofrimento, a traição, ou o engano por exemplo!  
    Quando a Palavra de Deus supre a nossa necessidade, chegamos à conclusão de Esdras, de que ela é mais valiosa do que qualquer outra coisa nesta vida.        Percebemos que como foi Deus quem nos criou, Ele sabe muito bem como cuidar de nós da melhor maneira. E não devemos ficar preocupadas se algumas pessoas não vão entender essa nossa fé mesmo em momentos difíceis, porque tal como Esdras diz, aqueles que conhecem também a Deus, entenderão e ficaram felizes ao verem o agir de Deus na nossa vida. 

    Ser Mais Mulher é observar cada situação da nossa vida, através das várias perspectivas, não ficarmos bloqueadas pelo pessimismo e tristeza diante do que é mau, mas pedir a Deus que ilumine o nosso entendimento para perceber o que podemos receber com os dias maus! EP

Sem comentários:

Enviar um comentário