quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Partilha 135 - Um episódio, que me fez pensar



       Estou eu na passadeira rolante a correr (quase a pensar em desistir), até que apercebo-me que a senhora que está na passadeira ao lado, olhava para mim constantemente. Ele tentava disfarçar, mas eu vi que ela não desistia de observar-me. A primeira coisa que eu pensei foi: "Ela está impressionada com a minha condição física". Finalmente parei de correr, terminei o treino, fui para o balneário e é ali que olho para o enorme espelho que me mostra que eu tinha a camisola vestida do avesso... foi inevitável, comecei a rir-me de mim mesma e de como me enganei acerca do que aquela senhora pensou...
       Quantas vezes isto pode acontecer-nos, pensarmos acerca de nós mesmas mais do devemos, ou menos do que somos? Até que ponto é prejudicial à nossa vida, não termos consciência real do nosso valor, nem a mais, nem a menos? 
      Na Bíblia, Paulo escreve aos Romanos, que agora também tinham um conhecimento de Deus e davam os seus passos firmes no cristianismo. Diz-lhes exatos no meio de outros conselhos a aplicar aos relacionamentos: "Pois pela graça que me foi dada digo a todos vocês: ninguém tenha de si mesmo um conceito mais elevado do que deve ter; mas, pelo contrário, tenha um conceito equilibrado, de acordo com a medida da fé que Deus lhe concedeu." Romanos 12:3
      Este conselho é fundamental à nossa vida, que tenhamos a consciência de quem somos, que sejamos maduras o suficiente para ter-mos um conceito correto de de nós mesmas. O equilíbrio das emoções, passa muito por não pensarmos que somos melhores que todos, mas também não querermos sempre ser as piores do mundo. 
      Somos únicas, especiais, dotadas, mas não para diminuir ninguém, porque os outros também são únicos, especiais e dotados! Por outro lado, esses mesmos, também não diminuem o nosso valor! 
       Pessoalmente, procuro a cada dia valorizar-me, mas exigindo de mim mesma, valorizar  os outros nas suas diferenças. É um exercício que requer muita disciplina, mas vale a pena, pois a nossa saúde sentimental necessita disso. 
       Desta maneira, não empinamos o nariz só porque estamos mais bem vestidas, mas também não andamos de cabeça baixa e ristes só porque ninguém nos cumprimenta....Sabemos quem somos e o que valemos. EP

Sem comentários:

Enviar um comentário