terça-feira, 6 de setembro de 2016

Partilha 138 - Salmo 32 (Quando Deus dá alivio)




(Salmista)"Como é feliz aquele que tem suas transgressões perdoadas e seus pecados apagados!
Como é feliz aquele a quem o Senhor não atribui culpa e em quem não há hipocrisia!
Enquanto escondi os meus pecados, o meu corpo definhava de tanto gemer.
Pois de dia e de noite a tua mão pesava sobre mim; minha força foi se esgotando como em tempo de seca. Então reconheci diante de ti o meu pecado e não encobri as minhas culpas. Eu disse: "Confessarei as minhas transgressões ao Senhor", e tu perdoaste a culpa do meu pecado. Portanto, que todos os que são fiéis orem a ti enquanto podes ser encontrado; quando as muitas águas se levantarem, elas não os atingirão.
Tu és o meu abrigo; tu me preservarás das angústias e me cercarás de canções de livramento. 
(Deus)Eu o instruirei e o ensinarei no caminho que você deve seguir; eu o aconselharei e cuidarei de você. Não sejam como o cavalo ou o burro, que não têm entendimento mas precisam ser controlados com freios e rédeas, caso contrário não obedecem. 
(Salmista) Muitas são as dores dos ímpios, mas a bondade do Senhor protege quem nele confia. Alegrem-se no Senhor e exultem, vocês que são justos! Cantem de alegria, todos vocês que são retos de coração!" Salmos 32:1-11

       A tendência humana é esconder as suas fraquezas e as suas falhas. Desde pequenas, que quando fazemos alguma coisa errada, preferimos que ninguém o saiba. Pode ser com vergonha ou com medo das consequências, mas está em nós, escondermos dos outros e fazer um exercício mental para que até nós mesmas esqueçamos disso. É como se quiséssemos dizer-nos: Está tudo bem, não penses mais nisso, e tudo vai passar!
        A verdade é que muitas vezes, estamos angustiadas, irritadas, doentes na alma, sem saber o porquê, e atrevo-me a dizer, que muitos desses sintomas são consequências do que temos o coração cheio. 
        O mundo diz: Nao digas a ninguém, e esquece!
        Deus diz: Abre o teu coração para mim e eu vou dar-te alívio! 

        Neste salmo, que se trata de uma oração sentida, de alguém que percebeu a alegria e o alívio em desabafar com Deus, ele diz que aquele que não esconde as suas transgressões de Deus, é feliz. Ele diz que enquanto ele tentava esconder as suas fraquezas e pecados, até o seu corpo definhava e gemia, mas depois que ele reconheceu diante de Deus, e sentiu-se forte e seguro.
        O Salmo termina com palavras de consolo de Deus, a dizer que quer instruir, ensinar e cuidar de quem confia nele.
         Este Salmo fala de uma chave na vida espiritual de todas as Mais Mulheres, que é a importância em ser real, verdadeira e íntima de Deus. De saber reconhecer diante de Deus quem é e assim deixar Ele ensinar-nos e guiar-nos debaixo da sua proteção. 
         Por vezes, assumimos até que somos fracas e que temos falhas a outras pessoas, até nas redes sociais e até a lideres religiosos...mas não é disso que estou a falar, nem do que este salmo fala. Aqui trata-se de falar com Deus diretamente. Mesmo que não saibas como fazer, ou o que dizer, mas tira um tempo para falar com Deus, começa por falar o que está no teu coração e depois dá tempo a Deus para Ele começar a falar ao teu coração, e quando deres por isso estás a abrir o teu coração, como se fosses tu um copo de água a verter! 
        Entendo que é necessario muita coragem para rasgar tudo o que está no nosso coração, porque há assuntos que nos magoam tanto que nem queremos falar deles, nem com Deus...mas lembremos este salmo que diz que feliz é quem vê, experimenta e sente que Deus compreendeu, perdoou e  restaurou. 

       Podemos dizer: Mas Deus sabe tudo, não preciso falar, Ele sabe o que está no meu coração! E sim, é verdade, Ele sabe mesmo! Mas o que acontece quando abrimos o coração para Deus, não é que estejamos a contar-lhe alguma coisa que Ele não saiba! O que acontece é que nós mesmas acabamos por descobrir aquilo que realmente sentimos... porque ao falarmos, o nosso coração começa a dar os sinais do verdadeiro sentimento em relação ao assunto, e é nesse instante, que Deus começa a agir com alívio, porque é retirado de dentro de nós aquele peso que o sentimento escondido provoca! 

       Ser Mais Mulher é descobrir o seu coração para Deus, é ser feliz ao saber que Deus não a condena, porque ela não tem segredos com o Senhor. EP  

Sem comentários:

Enviar um comentário