quinta-feira, 30 de abril de 2015

Partilha 90 - Aquilo que fazemos não deve ser contrário àquilo que dizemos!


O Cristianismo é apaixonante em primeiro lugar pelo seu fundador, Jesus Cristo, ser a Vida, a Paz e a Esperança que não encontramos em nenhum outro nem em nenhuma outra forma de vida, e em segundo lugar por se tratar de alguma coisa que come4a de dentro de nós para fora, a transformação de deus começa no nosso interior de forma que o nosso exterior acaba por refletir, e nunca o processo se dá ao contrário, Deus não muda o nosso exterior e depois o interior! "De que adianta, meus irmãos, alguém dizer que tem fé, se não tem obras? Acaso a fé pode salvá-lo? Se um irmão ou irmã estiver necessitando de roupas e do alimento de cada dia e um de vocês lhe disser: "Vá em paz, aqueça-se e alimente-se até satisfazer-se", sem porém lhe dar nada, de que adianta isso? Assim também a fé, por si só, se não for acompanhada de obras, está morta. Mas alguém dirá: "Você tem fé; eu tenho obras". Mostre-me a sua fé sem obras, e eu lhe mostrarei a minha fé pelas obras. Você crê que existe um só Deus? Muito bem! Até mesmo os demônios crêem — e tremem! Insensato! Quer certificar-se de que a fé sem obras é inútil? Não foi Abraão, nosso antepassado, justificado por obras, quando ofereceu seu filho Isaque sobre o altar? Você pode ver que tanto a fé como as suas obras estavam atuando juntas, e a fé foi aperfeiçoada pelas obras.
Cumpriu-se assim a Escritura que diz: "Abraão creu em Deus, e isso lhe foi creditado como justiça", e ele foi chamado amigo de Deus. Vejam que uma pessoa é justificada por obras, e não apenas pela fé. Caso semelhante é o de Raabe, a prostituta: não foi ela justificada pelas obras, quando acolheu os espias e os fez sair por outro caminho?
Assim como o corpo sem espírito está morto, também a fé sem obras está morta." 
Tiago 2.14-26
Mostra-me o que fazes e eu te digo no que crês. Esta é uma das frases que poderíamos usar para resumir um pouco do que Tiago está a dizer-nos. Quando Jesus cristo se torna para nós o Salvador dos nossos pecados, passamos a querer viver os seus mandamentos porque acreditamos que são o melhor para a nossa vida, por isso essa crença jamais pode ficar apenas por palavras, visto que a cada dia somos confrontadas com situações onde temos de escolher agir ao nosso belo prazer ou da forma que Jesus quer. Porque Deus sabia que não seria fácil viver seguindo o que Ele diz, depositou em nós fé, para que tenhamos a certeza de que mesmo não vendo Ele é real e ainda para termos uma prova dentro de nós de que o que Deus diz é o melhor e que é o mais eficaz. Diante disto, não adianta falar muito da nossa fé, ou em cada frase colocarmos a palavra Fé, como se estivéssemos a querer demonstrar que  a temos, porque quem realmente tem fé demonstra-a pelos seu atos diários, não somente nas grandes decisões, mas principalmente nos pormenores diários em que somos confrontadas com a escolha entre o que queremos e o que Deus faria...Deus não nos deu fé para nos vangloriarmos de  termos, nem para ser mais um acessório, mas para usarmos de dela e experimentarmos a vitória que ela nos dá e como ela vence o mundo.
Torna-se mais fácil entender porque é certas situações veem à nossa vida, não são para derrotar-nos ou desanimar-nos mas para fazermos prova da nossa fé e experimentarmos coisas grandes e magnificas. Não que Deus esteja a ver o que é que aguentamos ou a medir forças connosco como se fossemos marionetes nas Suas mãos,  mas o que realmente Deus quer é fazermos viver a plenitude do cristianismo, podendo ver que a nossa fé em Jesus Cristo serve para a vida prática e não é teoria. 
Diante disto, temos de ter mais temor quando erguemos  a nossa voz para falar de fé e sempre perguntar-nos se a as nossas atitudes também demonstram essa mesma fé ou se existe uma discrepância entre o que dizemos e o que fazemos! Como mulheres, temos de ter o cuidado de que a pressa em falar não esteja a refletir-se no nosso modo de vida, mas sermos exemplos, não porque sejamos perfeitas mas porque estamos a cada passo a caminhar em fé e pela fé. 
Não foi à muitos dias que ouvi uma ilustração que gostei muito e que quero partilhar, que é que quando queremos aprender a saltar, não podemos começar por colocar como objetivo saltar 15 metros, porque à partida nós já sabemos que não vamos conseguir, por isso, devemos começar por aprender a dar pequenos saltos, até que um dia, depois de muitos outros pequenos saltos vamos ganhar a impulso necessária para os 15 metros...quero com isto dizer, que nós às vezes queremos passa do nada para o tudo, mudar todas as coisas de um dia para o outro, e depois como isso não acontece, ficamos frustradas e desanimadas e até queremos desistir. O que temos de fazer, é ir de salto em salto, usando da nossa fé nas pequenas coisas da vida, não colocarmos objetivos que não vamos conseguir superar, mas com o passar do tempo, ser darmos conta estaremos aptas para sempre usar da nossa fé em tudo e para todas as coisas...
Ser Mais Mulher é agir de acordo com a fé que se processa, por se ela fizer assim não vai ter de explicar a sua fé, porque a sua vida a reflete para todos. EP






Sem comentários:

Enviar um comentário