segunda-feira, 27 de abril de 2015

Partilha 87 - Conselhos de Tiago.

    
    Não sei quantas de vocês são como eu, mas admito que tenho de lutar contra um grande defeito meu, que é ter a mania que tenho a resposta para tudo e ainda os outros vão a meio da frase já eu tenho uma solução para todos os seus problemas! Aliás, aqui entre nós, a vida seria toda muito mais fácil se me perguntassem como fazer, porque não há nada que eu não saiba...
    Agora brincadeiras à parte, quanto seriam melhores os nossos relacionamentos com aqueles que nos rodeiam se soubéssemos ouvir mais, falar menos e dominarmos mais a nossa indignação.
    O nosso amigo Tiago aconselha-nos a: 
"Meus amados irmãos, tenham isto em mente: Sejam todos prontos para ouvir, tardios para falar e tardios para irar-se, pois a ira do homem não produz a justiça de Deus." Tiago 1.19-20
    Se somos Mais Mulheres, quando lemos isto, de imediato entendemos que devemos saber ouvir mais e esperar mais até falarmos ou agirmos, mas Tiago está a alertar-nos não somente para estarmos mais caladas mas para também realmente estarmos a ouvir enquanto os outros falam. Por exemplo, quantas vezes, os nossos filhos estão a falar connosco e nós até estamos em silêncio, mas na verdade não estamos com nenhuma atenção ao que eles estão a dizer-nos, temos a cabeça cheia de assuntos que nem os estamos a ouvir; ou então, quantas vezes os nossos maridos estão a falar e nós interrompemos porque já imaginamos o que eles vão dizer e por isso respondemos logo! Para não falar de outras situações em que nós nos exaltamos mesmo antes de percebermos bem o que está a acontecer...
     É incrível como estas três atitudes podem fazer toda a diferença na nossa postura e como pessoas:
     - Aprender a ouvir, mas com atenção e dedicar aqueles momentos a quem está a falar, de maneira que o outro se senta realmente importante e ouvido.
     - Esperar e pensar bem antes de falar, de opinar ou até de aconselhar, para que as nossas palavras sejam refletidas e certeiras.
     - Não deixarmos que o que ouvimos nos influencie de tal forma que percamos o controle de forma a agirmos sem orientação e completamente contra a vontade de Deus.
     Sem Deus tudo isto é teoria, mas com Deus tudo isto é a pura realidade. 
     Ser Mais Mulher dar mais importância a ouvir do que a falar e acima de tudo tem domínio próprio. EP

Sem comentários:

Enviar um comentário