terça-feira, 21 de abril de 2015

Partilha 85 - Carta de Tiago a todas as Mais Mulheres que não gostam de provas.



"Naqueles momentos eu nao percebia o porquê, 
mas hoje percebo o quanto cresci e aprendi"
Quer queiramos, quer não, quer estejamos de acordo e satisfeitas ou não, a vida é feita de passagens difíceis e fáceis, de caminhos estreitos e largos, que levam-nos a sorrir, a chorar e até a sentimentos indefinidos. Esta realidade não deve ser vista por nós, como uma tarefa cansativa e pesada demais para ser suportada, pela simples razão de que apenas vamos viver a vida da forma que Deus deseja para nós, a partir do momento que quisermos fazer de cada dia uma oportunidade de crescermos e de sermos melhores. Tiago fala-nos acerca disso:
"Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, pois vocês sabem que a prova da vossa fé produz perseverança. E a perseverança deve ter a ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem lhes faltar coisa alguma. Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida. Peça-a, porém, com fé, sem duvidar, pois aquele que duvida é semelhante à onda do mar, levada e agitada pelo vento. Não pense tal homem que receberá coisa alguma do Senhor; é alguém que tem mente dividida e é instável em tudo o que faz.O irmão de condição humilde deve orgulhar-se quando estiver em elevada posição. E o rico deve orgulhar-se se passar a viver em condição humilde, porque passará como a flor do campo. Pois o sol se levanta, traz o calor e seca a planta; cai então a sua flor, e é destruída a beleza da sua aparência. Da mesma forma o rico murchará em meio aos seus afazeres. Feliz é o homem que persevera na provação, porque depois de aprovado receberá a coroa da vida que Deus prometeu aos que o amam." Tiago 1.2-12
Quando começamos a ler este texto de Tiago parece que estamos a ler uma piada, porque quem é que se sente feliz quando está a passar por situações difíceis? Mas o que Tiago quer dizer-nos é que devemos olhar para os benefícios que essas situações vão trazer-nos. Porque na verdade, ainda que durante o momento difícil, estejamos mais tristes ou abatidas ( o que é natural que aconteça), quando tudo passa olhamos para nós e devemos ver mulheres mais fortes que crescem a cada dia. 
Seguindo o raciocínio de Tiago, crendo em Jesus Cristo como nosso Salvador (fé), temos a certeza que em tudo Jesus está no controle, e por isso devemos confiar até ao fim que Ele vai ajudar-nos a vencer. Assim vamos aprender a disciplina da perseverança, que ensina-nos a não desistir, que torna-nos maduras e mais fortes para futuras provas. Faz-nos mulheres completas que sabem lidar com os vários momentos que passam, sabem ser lindas e luminosas quando tudo está bem, mas também sabem erguer a cabeça e avançar quando tudo está mal! Certamente poderíamos dizer agora: "Falar é fácil, o difícil é viver isso". E parece que Tiago responde a essa questão, a dizer: Se não sabes como ser assim, pede sabedoria a Deus para conseguires, porque Ele ouve-te e não vai negar-te essa ajuda preciosa. 
A sabedoria que vem de Deus, ajuda-nos a aplicar o conhecimento que temos na hora exata, a agirmos corretamente e termos fé em Deus para não desfalecermos. O maravilhoso, é que a Bíblia diz-nos que basta pedir essa sabedoria a Deus com fé sem duvidar e Deus vai dar-nos a sabedoria necessária para enfrentar a prova. Porque ás vezes estamos a pedir sabedoria a Deus mas ao mesmo tempo estamos a agir à nossa forma, como se Deus não fosse responder-nos ou como se Ele não soubesse a melhor maneira de ajudar-nos, isso é duvidar! Temos de aprender nesta disciplina da perseverança, a esperar pela orientação de Deus, se calhar não vamos ouvir uma voz audível ou um sonho, mas Deus vai agir sobrenaturalmente no nosso interior natural, orientando-nos. Para que isto aconteça temos de estar lúcidas, na expectativa do que Ele vai fazer...Muitas pessoas perguntam: "Mas como é que eu sei que é Deus?" Eu nem sempre tenho uma resposta para isto, mas duas coisas tenho certeza: 
Primeiro, quando é de Deus não podem ser atitudes contra a Lei de Deus ou contra a Sua essência e em segundo, se nós estamos desejosas de ser guiadas por Deus e pedirmos-lhe ajuda, Ele vai responder e auxiliar-nos de uma forma que nós não vamos ter qualquer dúvida que é Deus quem está a falar connosco, porque com cada uma, Deus vai agir da forma mais adequada à nossa compreensão.
Independentemente da situação em que estejamos colocadas, "na cabeça ou na cauda", ricas ou pobres, devemos sempre lembrar-nos que o mais importante é ficar firmes em Jesus e saber que com Ele tudo é mais simples!
Sem Deus tudo isto é teoria, mas com Deus tudo isto é a realidade da vida!
Ser Mais Mulher é esperar pela sabedoria de Deus para passar pelas provações da vida e assim, com cada uma delas aprender, crescer e estar mais preparada para dias futuros. Com Deus, prova atrás de prova, transforma-se em medalha atrás de medalha! EP


















Sem comentários:

Enviar um comentário