quinta-feira, 14 de novembro de 2019

Partilha 227 - Lavadas e privilegiadas. (Ex 30 fim)

       



      A morte de Jesus na cruz foi para purificar e lavar dos nossos pecados, todos os que crêem nele. A Bíblia ensina-nos que ninguém tem acesso a Deus Pai, se não for pelo seu Filho, ou seja, é necessário que se purifique crendo na cruz, para poder ficar perto de Deus Pai. Este é um principio eterno na vivência com Deus, sermos lavadas primeiro dos nossos pecados e depois acedermos ao Pai. 
      No Tabernáculo este principio já estava lá:

"E falou o Senhor a Moisés, dizendo: Farás também uma pia de cobre com a sua base de cobre, para lavar; e a porás entre a tenda da congregação e o altar; e nela deitarás água. E Arão e seus filhos nela lavarão as suas mãos e os seus pés. Quando entrarem na tenda da congregação, lavar-se-ão com água, para que não morram, ou quando se chegarem ao altar para ministrar, para acender oferta queimada ao Senhor. Lavarão, pois, as suas mãos e os seus pés, para que não morram; e isto lhes será por estatuto perpétuo a ele e à sua descendência nas suas gerações. Falou mais o Senhor a Moisés, dizendo: Tu, pois, toma para ti das principais especiarias, da mais pura mirra quinhentos siclos, e de canela aromática a metade, a saber, duzentos e cinqüenta siclos, e de cálamo aromático duzentos e cinqüenta siclos, E de cássia quinhentos siclos, segundo o siclo do santuário, e de azeite de oliveiras um him. E disto farás o azeite da santa unção, o perfume composto segundo a obra do perfumista: este será o azeite da santa unção. E com ele ungirás a tenda da congregação, e a arca do testemunho, E a mesa com todos os seus utensílios, e o candelabro com os seus utensílios, e o altar do incenso. E o altar do holocausto com todos os seus utensílios, e a pia com a sua base.
Assim santificarás estas coisas, para que sejam santíssimas; tudo o que tocar nelas será santo.
Também ungirás a Arão e seus filhos, e os santificarás para me administrarem o sacerdócio.

Também ungirás a Arão e seus filhos, e os santificarás para me administrarem o sacerdócio.
E falarás aos filhos de Israel, dizendo: Este me será o azeite da santa unção nas vossas gerações.
Não se ungirá com ele a carne do homem, nem fareis outro de semelhante composição; santo é, e será santo para vós. O homem que compuser um perfume como este, ou dele puser sobre um estranho, será extirpado do seu povo. Disse mais o Senhor a Moisés: Toma especiarias aromáticas, estoraque, e onicha, e gálbano; estas especiarias aromáticas e o incenso puro, em igual proporção;
E disto farás incenso, um perfume segundo a arte do perfumista, temperado, puro e santo;
E uma parte dele moerás, e porás diante do testemunho, na tenda da congregação, onde eu virei a ti; coisa santíssima vos será. Porém o incenso que fareis conforme essa composição, não o fareis para vós mesmos; santo será para o Senhor. O homem que fizer tal como este para cheirar, será extirpado do seu povo." Êxodo 30:17-38

        A pia de cobre e a unção dos utensílios representavam para o povo, o cuidado e atenção necessárias para servir a Deus no Tabernáculo. Deus lhes tinha concedido um grande privilégio de entrar na Sua presença, mas não poderiam fazer isso de qualquer maneira, era necessário que aprendessem desde logo, a importância de estarem lavados e santificados.
        Hoje, como já vimos, o principio continua o mesmo...precisamos ser em primeiro lugar lavadas para entrar na intimidade com Deus. Sermos lavadas não com água, mas com o sangue de Jesus, que foi derramado na cruz. Crendo que Ele morreu pelos nossos pecados e em nosso coração  arrependermo-nos de viver sem Ele, a morte de Jesus na cruz serve como lavagem para a nossa vida pecadora. Assim temos acesso ao Pai, através de Jesus. É simples, maravilhoso, sobrenatural mas imprescindível entender isto. As nossas vidas com Deus sem entender isto, serão vazias e sem qualquer fruto.
       Todo este cerimonial no Tabernáculo, simbolizava também reverencia a Deus, para que o povo, os sacerdotes e os levitas, não cometessem o erro de pensar que o Tabernáculo era para entrar de qualquer maneira, para qualquer um entrar... para não tornar-se um lugar comum!
       Este principio permanece hoje, a presença de Deus continua a ser um lugar de reverencia, temor, privilegiado, onde desfrutamos do sobrenatural como em mais nenhum outro lugar. Hoje a presença de Deus está em nós através da pessoa do Espirito Santo, ou seja em todo tempo estamos na Sua presença, por isso é necessário que a cada dia lembremos este privilégio, tenhamos o temor e a reverencia por Deus. Não se trata mais do dia que vamos estar na Sua presença, mas trata-se de uma vivência diária privilegiada mas também de reverencia. Então cada refeição que cozinhamos, cada resposta que damos, cada tarefa que cumprimos, cada lugar onde vamos...deve reverenciar, glorificar e honrar a Deus que está em nós.
       Ser MaisMulher é crer na morte de Jesus na cruz como a lavagem dos nossos pecados, é passar pela cruz antes de desfrutar da presença de Deus. Quando ela tem a presença de Deus, ela leva uma vida diária de reverencia a Deus. 


Sem comentários:

Enviar um comentário