sexta-feira, 15 de novembro de 2019

Partilha 228 - Jesus é o nosso descanso. (Ex 31 fim)


    Descanso é uma palavra que nos nossos dias só de ouvir já traz uma boa sensação. Porque infelizmente os dias corridos retiram-nos o descanso a visão de que precisamos de descansar. Parece que apenas estamos vivas se estivermos a produzir alguma coisa! Mas é uma armadilha muito grande para a nossa saúde física, mental e espiritual, quando deixamos de valorizar o descanso.
    Deus deu como principio ao povo o descanso, não apenas fisico mas também como uma imagem do que espiritualmente é descanso: 

"Falou mais o Senhor a Moisés, dizendo: Tu, pois, fala aos filhos de Israel, dizendo: Certamente guardareis meus sábados; porquanto isso é um sinal entre mim e vós nas vossas gerações; para que saibais que eu sou o Senhor, que vos santifica. Portanto guardareis o sábado, porque santo é para vós; aquele que o profanar certamente morrerá; porque qualquer que nele fizer alguma obra, aquela alma será eliminada do meio do seu povo. Seis dias se trabalhará, porém o sétimo dia é o sábado do descanso, santo ao Senhor; qualquer que no dia do sábado fizer algum trabalho, certamente morrerá.
Guardarão, pois, o sábado os filhos de Israel, celebrando-o nas suas gerações por aliança perpétua.
Entre mim e os filhos de Israel será um sinal para sempre; porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, e ao sétimo dia descansou, e restaurou-se. 
E deu a Moisés (quando acabou de falar com ele no monte Sinai) as duas tábuas do testemunho, tábuas de pedra, escritas pelo dedo de Deus." Êxodo 31:12-18

     O povo teria de aprender que tem de haver um descanso, um dia de paragem. O sábado seria o dia em que o povo teria de para e lembrar Deus, lembrar tudo o que Deus era, fazia e podia fazer. Era uma obrigação parar para pensar em Deus. Incrível e inspirador! Desde o inicio da nação eles estavam a ser ensinados que existem dias de trabalho árdua, mas depois vem o descanso. Vejamos:
- Deus criou a terra, mas depois descansou.
- O povo percorreu o deserto e muitas dificuldades para entrar na terra prometida, para depois descansar.
- Seis dias trabalhavam mas no sábado descansavam.
- A terra era trabalhada sete anos, mas depois tinha de descansar (entrar em pousio).
    O descanso estava presente na vida social do povo, de tal maneira que era obrigatório descansar...
    Deus sabia que a falta de descanso provoca ansiedade, destrói a produtividade e cega o entendimento. Assim sendo, Deus queria um povo produtivo, inteligente e confiante, por isso precisavam de aplicar o principio do descanso. De todo a Lei que Deus tinha dado a Moisés, e escrito nas tábuas de pedra, Deus escolheu o descanso no sábado para lembrar mesmo antes de as tábuas! Como se Deus estivesse a dizer a Moisés: "Não aches que no meio de todos os outros mandamentos, descansar no sábado é um mandamento menor...porque ele é imprescindível ao cumprimento da Lei."
    Mas havia ainda uma outra razão para Deus obrigar o povo a descansar, era principalmente porque o povo tinha de aprender que o descanso sempre chega. as lutas, as dificuldades, as tarefas diárias podem acontecer mas o descanso sempre chega. Assim como uma semana sempre tem um sábado, assim também, a nossa vida sempre tem um descanso! O povo de Israel não desfrutou do descanso que nós desfrutamos hoje, mas por causa do principio que Deus deu ao povo, hoje podemos entender melhor que Jesus é o nosso descanso.
    Jesus disse:"Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve." Mateus 11:28-30
    O sétimo dia da criação, a terra prometida, o dia de sábado, a lei acerca do pousio, eram na verdade setas que apontavam para um descanso eterno que viria na plenitude do tempo com a vinda de Jesus. Jesus é descanso para nós, é descanso para as nossas lutas e ansiedades.  Quando Jesus entra na nossa vida, através da pessoas do Espírito Santo, a nossa alma encontra o descanso para asas angustias, perguntas, dores, sonhos...etc. A morte de Jesus na cruz, a sua glorificação foi para trazer-nos o descanso que tanto precisávamos para vencer cada dia. Então quer dizer que nem sempre é tempo de fazer alguma coisa, nem sempre é tempo de buscar alguma coisa...porque no descanso há encontro com Deus, há lembrança de quem Deus é e de tudo que Ele faz. 
    Fisicamente e psicologicamente precisamos de descanso, é certo! Mas precisamos encontrar o descanso espiritual, para que tudo o resto descanse...Jesus é o nosso descanso, Ele é aquele que nos leva às águas tranquilas, que nos faz repousar, que mesmo no meio da agitação nos dá entendimento do que é mais importante. Jesus na nossa vida, traz o equilíbrio, porque para termos esse denso, não precisamos fazer nada, Jesus fez tudo por nós!
    Ser MaisMulher é ter Jesus como descanso, para que o seu espirito, alma e corpo encontrem o descanso. 

    

Sem comentários:

Enviar um comentário