quarta-feira, 17 de junho de 2015

Partilha 104 – Vai passar, mas enquanto dura, não vai derrotar-me! (Salmo 3)


            Tenho dias que parece que vou morrer de claustrofobia, não que esteja fechada num espaço físico, mas são tantas as preocupações, as situações que me rodeiam que parece que não tenho espaço nem para respirar...sinto um sufoco! Tenho a certeza de isto acontece com todas nós, por isso acho que é muito importante aprendermos a lidar com estas fases da nossa vida. Sim, porque não duvidem, vai passar!
            Algumas de nós ficam sem dormir, outras ficam incontrolavelmente iradas, outras cheias de lágrimas e outras ainda fechadas no seu mundo onde não querem ser incomodadas! Em primeiro lugar quero deixar bem claro, que todas estas reações não fazem de nós pessoas piores, nem deixamos de ser quem somos...mas é muito importante que não percamos o domínio próprio. Para isso existe algumas coisas que temos de ter em atenção:
            - Cuidar da saúde.
            Eu sei que estão a pensar, no que é que isto tem haver com o tema, mas tem tudo haver. Tenho notado de que a maioria de nós, quando está a passar por algumas situações difíceis, desleixamo-nos connosco próprias, alimentamo-nos mal, não dormimos, perdemos o interesse pelo exercício físico, etc.  Fazer isto só vai piorar o estado de espírito, vamos sentir-nos mais nervosas, menos pacientes e mais saturadas das circunstâncias, portanto, é indispensável sermos sábias e percebermos que não cuidar de nós, não vai melhorar a situação só vai prejudicar-nos.
            - Rodear-se das pessoas certas.
            Não contar a todas as pessoas que aparecem, não deixar que qualquer pessoa saiba dos pormenores e sentimentos, porque quando tudo passar talvez para nós muita coisa perde a relevância, mas para os outros, não. Eles sempre vão lembrar as coisas que contamos e como vivemos os momentos, e isso pode não ser benéfico para o nosso futuro. Devemos saber escolher a pessoa certa para confidenciar e se não houver ninguém, ficar calada e orar a Deus por amizades confiáveis, que Deus vai trazer à nossa vida pessoas em quem podemos confiar.
            - Colocar Deus no assunto.
            Isto é o mais importante, falar com Deus de tudo o que sentimos e que estamos a passar, como se Ele não soubesse! Claro que Ele sabe, mas enquanto falamos Deus vai aumentando a nossa confiança nele e vai mexendo com o nosso interior enchendo-o da Sua paz. É muito mais que lamentarmos ou suplicarmos, é ao que chamamos “rasgar o coração” para Deus, sem restrições.
            A Bíblia ensina-nos muito sobre estes momentos difíceis e como atravessá-los, mas houve um homem, chamado David, que no enredo da sua vida passou por muitíssimas provas, inimigos perversos levantaram-se contra ele, passou por lutas interiores, teve momentos altos com Deus e momentos mais baixos e à conta disto escreveu salmos que são autenticas orações edificantes. Depois de toda uma vida de lutas e vitórias, David é perseguido pelo seu próprio filho Absalão e nestas circunstância terríveis da vida, em que por um lado ele sabe que o seu filho quer-lhe tirar o trono e fazer-lhe mal e por outro lado ele não tem coragem para fazer mal contra o seu filho, que surge o Salmo numero 3:
            “Senhor, muitos são os meus adversários! Muitos se rebelam contra mim! São muitos os que dizem a meu respeito: "Deus nunca o salvará! "Mas tu, Senhor, és o escudo que me protege; és a minha glória e me fazes andar de cabeça erguida. Ao Senhor clamo em alta voz, e do seu santo monte ele me responde. Eu me deito e durmo, e torno a acordar, porque é o Senhor que me sustém. Não me assustam os milhares que me cercam. Levanta-te, Senhor! Salva-me, Deus meu! Quebra o queixo de todos os meus inimigos; arrebenta os dentes dos ímpios. Do Senhor vem o livramento. A tua bênção está sobre o teu povo.” Salmos 3
            Esta oração de David é uma inspiração para nós, ao mesmo tempo que David sabia as grandes tempestades que estava a passar, ele também não deixava que elas abalassem de tal forma a sua vida e a sua mente que o impedissem de confiar em Deus, porque ele sabia que Deus era superior, fazia-o deitar e dormir e no dia seguinte  levantar-se erguido de novo pelo socorro de Deus.
            Ser Mais Mulher é enfrentar a vida com tudo o que ela tem, o bom e o mau, mas não deixar que as circunstâncias alterem a sua visão de quem Deus é. EP


Sem comentários:

Enviar um comentário