quinta-feira, 11 de junho de 2015

Partilha 102 - A pensar nas pequenas e tão grandes coisas que estão perto de nós!



            Agora que o bom tempo chegou, saiamos a apreciar o que nos rodeia! Diz-se que com o sol até parece que acordamos logo com mais vontade de viver, e é verdade, sem dúvida que as condições climatéricas influenciam o nosso estado de espírito. Por isso, que aproveitemos para que este tempo seja um momento em que Deus fale connosco.
            Uma das fraquezas da nossa sociedade ocidental hodierna, é estarmos ocupadas de tal maneira que não tenhamos tempo para refletir, observar, cuidar, descansar, parar apenas a meditar sem que a nossa consciência nos acuse que estamos a perder tempo...por isso, estamos a ser afetadas por um estilo de vida em que menosprezamos as coisas pequenas ou apenas não as valorizamos. Desejamos as grandes conquistas, ansiamos para que mudanças enormes e visíveis aconteçam, o que nos alegra é que todos vejam e saibam até onde chegamos, e isto nem sempre é um sentimento mau, visto que devemos desejar alcançar grandes objetivos, mas por vezes acabamos por não dar conta das pequenas e tão grandes coisas que estão a melhorar o nosso dia a dia.
            Para as leitoras da Bíblia, sei que estão familiarizadas  com o livro de Provérbios, principalmente o capitulo 31, mas convido a todas a lerem o 30, visto que fala exatamente das coisas que nos rodeiam, que ensinam excelentes lições e que na maioria delas, nem olhamos para elas, mas quero dar atenção aos seguintes versículos:
Quatro coisas há na terra que são pequenas, entretanto são extremamente sábias; as formigas são um povo sem força, todavia no verão preparam a sua comida; os coelhos são um povo débil, contudo fazem a sua casa nas rochas; os gafanhotos não têm rei, contudo marcham todos enfileirados; a lagartixa apanha-se com as mãos, contudo anda nos palácios dos reis.”
                                                                                 Provérbios 30.24-28
         É interessante que quando começamos a observar atentamente o que Deus criou com tanta perfeição percebemos que em cada flor, em cada bichinho podemos extrair uma lição para a nossa vida e aprender mais para sermos melhores. Não acredito que não tenha sido propositado da parte de Deus, pelo contrário, tenho a certeza que em cada pormenor que Ele criava, Ele pensava no que podíamos vir a aprender com isso e como chegar ao que Deus ama e como Ele trabalha...se pararmos um pouco e apreciarmos a criação conseguimos entender melhor o Criador e toda a Sua Glória.
Porquanto, o que de Deus se pode conhecer, neles se manifesta, porque Deus lho manifestou. Pois os seus atributos invisíveis, o seu eterno poder e divindade, são claramente vistos desde a criação do mundo, sendo percebidos mediante as coisas criadas…”
                                                                                 Romanos 1.19,20a
"Os céus proclamam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos. Um dia faz declaração a outro dia, e uma noite revela conhecimento a outra noite. Não há fala, nem palavras; não se lhes ouve a voz. Por toda a terra estende-se a sua linha, e as suas palavras até os confins do mundo. Neles pôs uma tenda para o sol, que é qual noivo que sai do seu tálamo, e se alegra, como um herói, a correr a sua carreira. A sua saída é desde uma extremidade dos céus, e o seu curso até a outra extremidade deles; e nada se esconde ao seu calor."
                                                                                  Salmos 19.1-6
         O próprio Jesus quando quis ensinar acerca da verdadeira beleza, levou os discípulos a olhar para as flores, quando quis ensinar acerca do cuidado de Deus chamou a atenção para os pássaros, quando quis ensinar acerca da fé, levou o pensamento ao pequeno grão da mostarda, e quando queria mostrar que temos de viver uma vida que impacte os que nos rodeiam, isto é, que dê fruto, ele usou a figueira, e poderíamos continuar a dar mais exemplos de como Jesus dava importância às pequenas coisas.
         Mas nós andamos distraídas, não estou apenas a falar da natureza, mas mesmo nas nossas vidas, os pequenos sorrisos, as pequenas palavras, os pequenos momentos devem ter toda a nossa atenção e ensinar-nos que tudo o que é grande e forte é por causa das pequenas coisas que o fortificam. Muitas de nós podemos dizer: “Estou farta de me contentar com pouco”. Aquilo que tantas vezes consideramos pouco é o que está a preparar o caminho para as grandes conquistas, não é uma questão de estarmos satisfeitas, mas é a questão de passarmos o tempo a reclamar e a perdermos a oportunidade de desfrutar de coisas únicas e lindas, só porque aos nossos olhos não são significantes...
         Por outro lado, estamos tão focadas no objetivo que nos propusemos, que apenas olhamos para a chegada e acabamos por perder toda a riqueza que o caminho que estamos a percorrer tem.
         Ser Mais Mulher é aprender a saborear a vida no seu todo, por isso saber que a vida é feita de pequenas coisas muito importantes e que não são para perder. EP



Sem comentários:

Enviar um comentário