terça-feira, 16 de junho de 2015

Partilha 103 - Mesas de vidro.

"A oração torna o nosso coração transparente e só um coração transparente  consegue ouvir a Deus"
Madre Teresa de Calcutá

            Tomei uma decisão da qual não abdico. Quando comprar novos móveis não quero nada em vidro, porque é uma trabalheira para manter limpo, se um dia não limpo parece que já não passo o pano à dias... não sei se têm a mesma experiência que eu nas vossas casas! Mas quando penso nisto, lembro-me que os outros móveis apanham exatamente o mesmo pó que os de vidro, a diferença é que não se vê tanto, mas quando o sol erradia pela janela dentro, tudo se vê, quer seja em vidro quer seja na madeira.
            Isto fez-me lembrar que nada fica longe do olhar de Deus, que tudo está patente aos seus olhos, e que não há nada que Ele não saiba. Esta certeza não deve provocar-nos medo ou afastamento dele, mas deve fazer-nos sentir seguras e com a certeza de que se existirem algumas manchas sujas em nós, que até nós mesmas tenhamos vergonha, quando Jesus as faz sobressair com a sua luz é apenas para podermos limpá-las.
            Certo dia, Jesus provocou um encontro com uma mulher muito especial, que estava cheia de manchas e de medos, mas que quando se encontrou com Jesus, tudo nela se fez luz.
            Era-lhe necessário passar por Samaria. Assim, chegou a uma cidade de Samaria, chamada Sicar, perto das terras que Jacó dera a seu filho José. Havia ali o poço de Jacó. Jesus, cansado da viagem, sentou-se à beira do poço. Isto se deu por volta do meio-dia. Nisso veio uma mulher samaritana tirar água. Disse-lhe Jesus: "Dê-me um pouco de água".
( Os seus discípulos tinham ido à cidade comprar comida. ) A mulher samaritana lhe perguntou: "Como o senhor, sendo judeu, pede a mim, uma samaritana, água para beber? " ( Pois os judeus não se dão bem com os samaritanos. ) Jesus lhe respondeu: "Se você conhecesse o dom de Deus e quem lhe está pedindo água, você lhe teria pedido e ele lhe teria dado água viva". Disse a mulher: "O senhor não tem com que tirar a água, e o poço é fundo. Onde pode conseguir essa água viva? Acaso o senhor é maior do que o nosso pai Jacó, que nos deu o poço, do qual ele mesmo bebeu, bem como seus filhos e seu gado? " Jesus respondeu: "Quem beber desta água terá sede outra vez, mas quem beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede. Pelo contrário, a água que eu lhe der se tornará nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna". A mulher lhe disse: "Senhor, dê-me dessa água, para que eu não tenha mais sede, nem precise voltar aqui para tirar água". Ele lhe disse: "Vá, chame o seu marido e volte". "Não tenho marido", respondeu ela. Disse-lhe Jesus: "Você falou corretamente, dizendo que não tem marido. O fato é que você já teve cinco; e o homem com quem agora vive não é seu marido. O que você acabou de dizer é verdade". Disse a mulher: "Senhor, vejo que é profeta. Nossos antepassados adoraram neste monte, mas vocês, judeus, dizem que Jerusalém é o lugar onde se deve adorar". Jesus declarou: "Creia em mim, mulher: está próxima a hora em que vocês não adorarão o Pai nem neste monte, nem em Jerusalém. Vocês, samaritanos, adoram o que não conhecem; nós adoramos o que conhecemos, pois a salvação vem dos judeus. No entanto, está chegando a hora, e de fato já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade. São estes os adoradores que o Pai procura. Deus é espírito, e é necessário que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade". Disse a mulher: "Eu sei que o Messias ( chamado Cristo ) está para vir. Quando ele vier, explicará tudo para nós". Então Jesus declarou: "Eu sou o Messias! Eu, que estou falando com você". Naquele momento os seus discípulos voltaram e ficaram surpresos ao encontrá-lo conversando com uma mulher. Mas ninguém perguntou: "Que queres saber? " ou: "Por que estás conversando com ela? " Então, deixando o seu cântaro, a mulher voltou à cidade e disse ao povo: "Venham ver um homem que me disse tudo o que tenho feito. Será que ele não é o Cristo? " Então saíram da cidade e foram para onde ele estava… Muitos samaritanos daquela cidade creram nele por causa do seguinte testemunho dado pela mulher: "Ele me disse tudo o que tenho feito". Assim, quando se aproximaram dele, os samaritanos insistiram em que ficasse com eles, e ele ficou dois dias. E por causa da sua palavra, muitos outros creram. E disseram à mulher: "Agora cremos não somente por causa do que você disse, pois nós mesmos o ouvimos e sabemos que este é realmente o Salvador do mundo". João 4.4-30,39-42
            Enquanto aquela mulher estava a falar de água para beber, Jesus estava a falar de algo mais profundo, estava a falar de Ele mesmo entrar na vida dela e satisfazer as suas necessidades espirituais. Quando Jesus lhe disse que a água que Ele tinha para ela mataria a sua sede para sempre, ela pediu logo dessa água, claro! Mas no momento que ela quer mais de Deus, então a luz começa a entrar e as manchas começam a aparecer...Jesus pede-lhe então para ir buscar o seu marido, porque Ele sabia da sua situação. Porque toda aquela conversa era para exatamente chegar ao ponto onde mais aquela mulher precisava ser trabalhada, na sua instabilidade emocional. Não sabemos o que tinha acontecido, qua vida aquela mulher levava, mas uma coisa era certa ela estava com a vida de cabeça para baixo, já tinha tido muitos homens e a relação que mantinha agora era ilícita, talvez fosse essa a razão de ela ter ido buscar água ao poço exatamente na hora de maior calor, no momento onde ninguém ia, já com vergonha e cheia de tristeza por quem ela se tinha tornado. Mas Jesus estava naquele poço, porque não queria mais vê-la assim, queria trazer à luz tudo que estava a sujar o seu coração, mas não para envergonhá-la, sim para resolver o problema...de tal maneira que esta mulher acaba por sair dali a espalhar para todos os seus conterrâneos que tinha encontrado o Salvador, sem vergonha, sem complexos, porque agora a luz tinha entrado e ela não precisava mais esconder-se, ela tinha estado com o Salvador.
            Não existe quarto mais triste do que aquele que não tem uma janela para a luz entrar, ali nenhuma flor sobrevive, ninguém quer permanecer muito tempo, apesar de que ali a sujidade está mais camuflada, mas não é por isso que se torna agradável. Assim também, não feches a tua vida para a luz, deixa que ela entre no teu coração por inteiro, certamente as manchas vão ficar mais notórias, mas que importa, se a luz veio para mostrar as manchas para que tu possas reconhecê-las e limpá-las, não para que fiques a olhar para elas como se fossem marcas eternas, mas para que possas tratar delas deixando Deus te mudar também ali.
            Apesar de me dar bastante trabalho a mesa de vidro que eu tenho, é talvez o móvel mais limpo que eu tenho em casa, porque é onde eu passo o pano mais vezes durante a semana...
            Não queiras ser de um material que esconde as manchas, alegra-te de quem tu és, porque quanto mais transparente fores, é claro que mais rápido se vão ver as imperfeiçoes, mas também com mais ligeireza elas são removidas, mais cuidado tens de ter para seres integra e verdadeira. Se alguém te chama atenção por alguma coisa que falas-te ou fizeste, ou se alguém te diz uma dura verdade, não feches a janela e não te tranques no quarto do teu orgulho, mas entende que apesar de ser duro, apesar de nenhuma de nós ser confrontada com a nossas manchas é a oportunidade de tratar delas, agradece a quem te ajuda nisso e principalmente agradece a Deus, que está a revelar o Seu amor por ti cuidando para que a superfície do teu coração esteja limpa e transparente. Não é tempo de te revoltares com o teu marido, ou com aquela amiga ou quem sabe com o teu líder, mas é tempo de dizeres: "Desculpa é verdade, tenho de mudar isto em mim, ajuda-me!"
            Ser Mais Mulher é ser como a mesa de vidro, onde as manchas ficam visíveis para serem limpas!EP

            

Sem comentários:

Enviar um comentário