quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

Partilha 165 - Deus não te esquece.Ex 3 (fim)

   

    Aqui em casa, o meu filho do meio é o "lembra promessas", porque nós já sabemos, que se lhe prometemos alguma coisa, ele pode esperar dias mas não se vai esquecer, e cedo ou tarde, lá estaremos a ouvir: "Lembram-se do que prometeram...". Isso faz com que tenhamos muito cuidado com o que prometemos, porque já sabemos que vamos ter de cumprir! Porque o ser humano é frágil em saber cumprir as suas promessas, por variados motivos!
    A certeza que Deus nos ouve e que nunca se esquece de nós faz com que nos sintamos amadas , em segurança e em paz.  
    No texto de hoje salta à vista a fidelidade de Deus para com o povo e para com Moisés:


"Então disse o Senhor: Com efeito tenho visto a aflição do meu povo, que está no Egito, e tenho ouvido o seu clamor por causa dos seus exatores, porque conheço os seus sofrimentos;
e desci para o livrar da mão dos egípcios, e para o fazer subir daquela terra para uma terra boa e espaçosa, para uma terra que mana leite e mel; para o lugar do cananeu, do heteu, do amorreu, do perizeu, do heveu e do jebuseu. E agora, eis que o clamor dos filhos de Israel é vindo a mim; e também tenho visto a opressão com que os egípcios os oprimem. Agora, pois, vem e eu te enviarei a Faraó, para que tireis do Egito o meu povo, os filhos de Israel. Então Moisés disse a Deus: Quem sou eu, para que vá a Faraó e tire do Egito os filhos de Israel? Respondeu-lhe Deus: Certamente eu serei contigo; e isto te será por sinal de que eu te enviei: Quando houveres tirado do Egito o meu povo, servireis a Deus neste monte. Então disse Moisés a Deus: Eis que quando eu for aos filhos de Israel, e lhes disser: O Deus de vossos pais me enviou a vós; e eles me perguntarem: Qual é o seu nome? Que lhes direi? Respondeu Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos olhos de Israel: EU SOU me enviou a vós. E Deus disse mais a Moisés: Assim dirás aos filhos de Israel: O Senhor, o Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó, me enviou a vós; este é o meu nome eternamente, e este é o meu memorial de geração em geração. Vai, ajunta os anciãos de Israel e dize-lhes: O Senhor, o Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó, apareceu-me, dizendo: certamente vos tenho visitado e visto o que vos tem sido feito no Egito; e tenho dito: Far-vos-ei subir da aflição do Egito para a terra do cananeu, do heteu, do amorreu, do perizeu, do heveu e do jebuseu, para uma terra que mana leite e mel. E ouvirão a tua voz; e ireis, tu e os anciãos de Israel, ao rei do Egito, e dir-lhe-eis: O Senhor, o Deus dos hebreus, encontrou-nos. Agora, pois, deixa-nos ir caminho de três dias para o deserto para que ofereçamos sacrifícios ao Senhor nosso Deus. Eu sei, porém, que o rei do Egito não vos deixará ir, a não ser por uma forte mão. Portanto estenderei a minha mão, e ferirei o Egito com todas as minhas maravilhas que farei no meio dele. Depois vos deixará ir. E eu darei graça a este povo aos olhos dos egípcios; e acontecerá que, quando sairdes, não saireis vazios. 
Porque cada mulher pedirá à sua vizinha e à sua hóspeda jóias de prata e jóias de ouro, bem como vestidos, os quais poreis sobre vossos filhos e sobre vossas filhas; assim despojareis os egípcios." Êxodo 3:7-22
     Deus declara que estava a ver e a ouvir a aflição do povo. No momento em que o povo pensava que Deus já se tinha esquecido deles, em que estavam a viver tempos muito difíceis e duros, Deus estava a preparar tudo para os tirar dali! 
     Por outro lado, Moisés estava a pensar que a sua vida já não ia mudar muito, mas que o seu futuro seria guardar ovelhas, formar uma família no deserto e acabar os seus dias ali. Além disso, Moisés no deserto tinha deixado de olhar para si mesmo como um vingador ou aquele que poderia fazer justiça com as suas própria mãos. As suas expectativas em relação a si mesmo não eram muito ambiciosas, talvez estivesse acomodado. É então que Deus o desafia a a uma "missão impossível", a voltar ao Egipto para fazer aquilo que 40 anos antes, Moisés tinha tentado fazer com as suas próprias mãos! Libertar o povo hebreu das mãos dos egípcios! Deus também não se tinha esquecido de Moisés! 
       Deus manda Moisés dizer ao povo que o EU SOU o enviou. Esta expressão não pode ser ignorada nesta partilha. Deus usa um jogo de palavras no hebraico, com o verbo ser. De uma maneira simplificada, o que Deus estava a declarar a Moisés e a posteriori, ao povo, era a sua auto suficiência,  soberania, auto existência e poder. Deus estava a dizer que se Ele tinha decidido usar Moisés para salvar o povo do Egipto, tudo se iria concretizar. Que a Sua palavra não falha e que quando Deus decide e promete, tudo se cumpre. 
      Independentemente da situação que podemos estar, muito difícil em que pensamos que Deus já não nos ouve ou não nos vê, ou talvez, num momento em que já se acabaram os sonhos, a esperança e as expectativas...Deus não se esquece de nós. 
      Deus vê, Deus ouve, Deus conhece! Está atento a cada um dos teu dias para poder "levar a cabo" todos os Seus planos para ti! As circunstancias podem parecer adversas e complicadas, mas o EU SOU te vê. Isto de basta, porque Deus é tudo o que tu e eu precisamos para ter esperança no dia de amanhã, é Ele quem renova as nossas expectativas e quem tem poder sobre tudo e todos. 
      Ser MaisMulher é ter Deus como o EU SOU, que tudo pode e que nunca esquece. 
     


Sem comentários:

Enviar um comentário