sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

Partilha 162 - Parecia bem mas não era! Ex 2 (IIParte)

     
     Imaginem comigo, um dia de stress, em que temos milhares de coisas para fazer, então decidimos que a limpeza da casa vai ser feita em duas horas, quando habitualmente precisamos de quatro horas...e supostamente o que seria para ganhar tempo, transforma-se numa grande complicação. É tudo a cair, coisas a partirem-se e começam as coisas a dar errado, os filhos chegam a casa cheios de perguntas e com conversas complicadas que exigem a nossa total atenção e nós sem paciência! Afinal o que era para melhorar, acaba por estragar o dia.
     E quantas vezes tentaste resolver uma situação, pensando que estavas a fazer bem e no final ninguém compreendeu e ainda ficaram contra ti? 
     Todas estas situações podem acontecer-nos, claro que vamos aprendendo e tentando evitar que se repitam muitas vezes, mas são acontecimentos que fazem parte! 
    O nosso texto de hoje conta-nos um episódio assim: 

"E aconteceu naqueles dias que, sendo Moisés já homem, saiu a seus irmãos, e atentou para as suas cargas; e viu que um egípcio feria a um hebreu, homem de seus irmãos. E olhou a um e a outro lado e, vendo que não havia ninguém ali, matou ao egípcio, e escondeu-o na areia. E tornou a sair no dia seguinte, e eis que dois homens hebreus contendiam; e disse ao injusto: Por que feres a teu próximo? O qual disse: Quem te tem posto a ti por maioral e juiz sobre nós? Pensas matar-me, como mataste o egípcio? Então temeu Moisés, e disse: Certamente este negócio foi descoberto. Ouvindo, pois, Faraó este caso, procurou matar a Moisés; mas Moisés fugiu de diante da face de Faraó, e habitou na terra de Midiã, e assentou-se junto a um poço." Êxodo 2:11-15

     Percebemos que Moisés tinha um caráter impulsivo e ao mesmo tempo de líder. Certo dia viu um egípcio a fazer mal a um hebreu e num impulso matou-o. Claro que Moisés achou que estava a ter uma atitude heróica diante do povo hebreu, mesmo que ele achasse que ninguém tinha visto, ele pensou que estava pelo menos a resolver um pouco daquela agressividade com que o povo hebreu estava a ser tratado.  Mas enganou-se! Os próprios hebreus o acusaram e ainda desprezaram o seu gesto protetor! Como o seu ato não foi reconhecido, Moisés sentiu-se mal e ainda percebeu que tudo tinha resultado contra ele. Moisés fugiu do Egipto para o deserto porque o faraó o queria matar, mas também porque não gostou que a sua atitude tenha sido rejeitada! 
    Nem sempre aquilo que nós achamos que vai resolver a situação, vai ser bem entendido! Por isso, devemos pedir a Deus orientação para as nossas atitudes e palavras! Os nossos impulsos, ou sentido de justiça, ou pressa podem levar-nos a não saber confiar em Deus, a querermos resolver segundo a nossa perspectiva, Deus quer que eu e tu compreendamos que Ele sabe tudo e que sabe como resolver todas as situações, por isso precisamos de buscar entendimento e a orientação de Deus. Ele pode ajudar-nos a administrar o nosso tempo, as nossas atitudes e palavras, de maneira que as coisas não percam o controle mas pelo contrário, estejam bem orientadas.
     Ser Mais Mulher é experimentar o poder de Deus até em dominarmo-nos a nós mesmas, e caminharmos na paz de Deus que orienta, satisfaz e dá confiança.

Sem comentários:

Enviar um comentário